Como não aprender programação

Devaneios sobre o modo como aprendi a programar

Meu primeiro contato com desenvolvimento de software foi no curso de Sistemas de Informação, este primeiro contato foi realizado pela linguagem Algol e, que mais tarde se seguiria por C, C++, Python, R e C#. Se você assim como eu nunca tinha tido contato anterior com desenvolvimento, provavelmente se sentirá um tanto quanto deslocado e talvez não demore para que você comece a se questionar da escolha de atuar em tal área. Neste momento você escolhe qual dos três caminhos disponíveis, do meu ponto de vista, você seguirá :

1 º Não ir as aulas e pedir para que colegas marquem seu nome na chamada

2 º Continuar tentando mesmo depois de reprovar diversas vezes nas disciplinas do período

3º Focar nas matérias desenvolvimento para criar um portfólio e, caso deseje sair da faculdade e ir para o mercado você já tem algo a mostrar

Independente de sua escolha, os seis primeiros meses de faculdade tornam o seu mindset extremamente autodidata; aprender novas coisas se torna relativamente fácil. Minha escolha fica entre a segunda e a terceira alternativa pois reprovei em Programação 1 e estipulei metas para conseguir passar na disciplina e aprender o conteúdo. As metas foram :

0 º Estudar Inglês

1 º Fazer todas as atividades propostas pelo professor

2 º Estudar o conteúdo disponível no Stack Over Flow

3 º Errar o máximo que puder

Só isso ?!

Antes de começar a de fato a aprender Inglês tinha salvo o Duolingo e o Memrise nos favoritos por um ano, sem ter realizado nenhuma atividade em ambas as plataformas. Quando estipulei as metas, iniciei a realização das atividades no Duolingo e Menrise e meu aprendizado de inglês foi se tornando algo prazeroso e de grande valia em diversos aspectos da minha vida.

Fazer todas as atividades é importante pois no momento da aula prática você pode tirar suas dúvidas com o professor e obter um feedback rápido do que não está fazendo corretamente.

As respostas do Stack Over Flow são extremamente objetivas, estudar diversos aspectos da linguagem em questão pelo Stf se torna uma atividade divertida e extremamente rápida.

Errar é a melhor forma de aprender, nos últimos seis meses de estudo da linguagem C tive dezenas de erros, porém resolvi grande parte e o aprendizado da resolução de cada erro me acrescentou muito conhecimento, deixando os erros seguintes relativamente fáceis de lidar.

Foi seguindo estas metas que consegui passar em Programação 1, Estrutura de Dados dentre outras matérias relacionadas a código, além de obviamente aprender o conteúdo proposto em cada uma das matérias.

Espero que tenha conseguido pegar algumas dicas , obrigado por ter lido e até a próxima.

Like what you read? Give Walter H. a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.