O que um depressivo diria ao espelho

Quando você tem depressão fica muito difícil manter relacionamentos. Isso parece meio óbvio, né? Você deve ter imaginado pelo menos três características de um depressivo que faz com que seja difícil conviver com um.

Mas o que você não deve ter pensado é: o quanto é difícil para uma pessoa depressiva se livrar de toda a culpa, dor, sofrimento, medo, angústia, ansiedade, aflição, preocupação, etc, não pensar que é um fardo e se manter firme em uma relação.

Às vezes é tão difícil se livrar de tudo isso que ir embora se mostra uma dádiva. Eu sei, eu entendo.

Entendo também que ninguém é obrigado a ultrapassar seus limites e conviver com alguém com depressão e penso que é muito digno quando a pessoa é sincera e diz não aguentar mais e vai embora. Mas quando essa pessoa se vai ela está livre para procurar alguém saudável e seguir em frente. Enquanto a pessoa depressiva fica a deriva, pulando de relacionamento em relacionamento entre um episódio e outro, dando só um tempo enquanto o outro não descobre, enquanto ela não deixa transparecer que sofre com uma doença que quase ninguém consegue lidar.

E quando essa pessoa, que é alguém que acredita no amor, percebe tudo isso, quando ela descobre que é melhor só ficar ou ficar só, que é melhor estar com alguém que não esqueceu a ex, que é melhor ter só sexo casual mesmo,… pois essas situações a afastam ou logo livram de um compromisso sério é pesado, isso dói demais.

Mas tente entender que esse é às vezes o limite dela naquele momento. É o que ela consegue suportar.

Falando pessoalmente agora, se eu tivesse coragem olharia no espelho e me diria que:

“Sim, eu posso encontrar alguém que me ame e saiba como me tratar, alguém que vai me olhar e dizer o quanto sou maravilhosa e mostrar isso com atitudes também. Que mereço ser feliz e que posso fazer alguém feliz. Que a vida ao meu lado não seria tão ruim. Que eu deveria acreditar em minha mãe quando ela diz com os olhos brilhando ‘quem ficar ao teu lado não terá um dia de tédio pois você é incrível!’. Eu diria que deveria parar de me proteger e de me esconder do amor.”

Eu não tenho essa coragem agora. Mas espero que você tenha.

Like what you read? Give Shoshanna G a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.