A XSN Planeja ser Pioneira em uma Rede de Cadeia Cruzada de 4° Geração

Stakenet Brasil/Portugal
Jul 11 · 6 min read

À medida que passamos o ano, é importante entender quais tecnologias, comunidades e blockchain(s) irão se separar do resto, impulsionando empreendimentos constantes que entram na esfera-cripto. Em vez da “regra de um única cadeia”, nós acreditamos que no futuro, irá ocorrer a formação de um aglomerado global — uma blockchain conjunta de 4° geração, consistindo de cada blockchain, tecnologias e serviços criados até agora. Uma rede unida de diferentes tecnologias de diferentes cadeias, se comunicando como uma única entidade, funcionando em sincronismo. Um futuro onde um software poderoso que irá fazer funcionar os veículos, comprar mantimentos ou assinar contratos instantaneamente usando cadeias diferentes, estará entre nós, oferecendo o que os usuários precisam. Como as trocas serão feitas caso a caso pelo o código, essa conversão será completamente sem o usuário ver, notar ou até mesmo sem que o usuário tenha que escolher.

Como chegaremos lá?

Um requerimento e primeiro passo para uma cadeia participar dessa cadeia cruzada “meta rede”, será a capacidade de trocar autonomamente de forma fluida e instantaneamente ativos, de uma maneira onde não é necessário confiar em terceiros. Transformando nossa primeira cadeia em uma carteira multi-moeda, sendo possível guardar, enviar e receber, irá prover uma fundação sólida, permitindo transações tranquilas dentro da cadeia cruzada.

Exchange Descentralizada

O poder e as implicações de uma exchange descentralizada são sempre esquecidas. A habilidade de transformar ativos de uma cadeia para outra sem precisar confiar em um terceiro, provê poder aos indivíduos de um sistema e ao próprio sistema. Imagine quão dificultoso é converter ativos no nosso modelo financeiro atual, muito menos feito peer to peer — quase impossível. Nesse ponto, exchanges vem trocando ativos adaptados especificamente por instituições certificadas supervisionadas por autoridades centrais — eles são veículos financeiros e nada mais. Devido a utilidade dos tokens e o fato de que a propriedade é nunca “concedida”, toda a definição de “exchange” muda. Quando um usuário entra em uma exchange, por exemplo, a exchange dá ao usuário o acesso a todas as características e funções que vem como resultado da troca. Quando dormimos, trabalhamos, cozinhamos, dirigimos, etc, com certeza há conexões que melhoram as experiências humanas. O património de um indivíduo irá constantemente estar em evolução para acomodar seu detentor da forma mais eficiente possível. A XSN vê o futuro da riqueza de uma forma diferente — como viva, intimamente envolvida melhorando nossas vidas em tempo real de um jeito que nunca ocorreu antes. Nós entendemos que haverá diferentes utilidades necessárias em diferentes situações. Em vez de competir com novas tecnologias, nós vamos melhorar a nós mesmos para facilmente integrar novas cadeias em nosso sistema.

Em 1991, James Cameron dirigiu e lançou um filme sobre uma inteligência artificial que se tornou autoconsciente e lutou contra a humanidade. O infame antagonista, “T-1000”, baixaria dados e transformaria em objetos que se deparou e observou — o filme foi um estouro, porque foi bastante aceitável entre os críticos e tecnológicos para se tornar realidade. Não há razão para as redes não poderem ter a mesma habilidade — baixar e replicar qualquer e todas as redes, a qual se conecta. Nós estamos vendo o início dessa meta-conexão, com o crescimento das tecnologias off chain (lightning, raiden, etc). Combinado com as segundas camadas, nós vamos, também, sermos capazes de “rodar” nodes, enquanto fornecendo funcionalidade completa, liquidez e comunicações, entre todas as redes. Os nodes cross chain estão chegando e a XSN irá ser a primeira da fila em liderar essa nova tecnologia disruptiva.

Algumas atualizações-chave que a XSN-Core está trabalhando para atingir seus objetivos estão detalhados abaixo. Entre no nosso discord para ficar ligado nas datas e observar o roteiro em tempo real.

  1. Carteira Multi Moeda XSN

Permitindo que a nossa rede armazena e “rode” nodes completos de múltiplas cadeias, nós vamos ser capazes de enviar, receber e confirmar transações em cadeias separadas da nossa. As cadeias de terceiros irão ser mantidas na nossa segunda camada, a qual irá se comunicar com a primeira camada de nodes, permitindo aos nossos usuários ter várias carteiras em um único lugar e, também, dos benefícios das cadeias de terceiros, tudo isso se conectando em apenas uma cadeia (a nossa rede XSN).

2. MN Watchtowers

A partir de agora, a tecnologia subjacente que alimenta os swaps exigiria o que é chamado de “watchtowers” — entidades que precisam ser invocadas, armazenando várias cadeias e punindo qualquer ato indevido nas comunicações de cadeia cruzada. As watchtowers são importantes e são a espinha dorsal do seu ecossistema de cadeia cruza — nossa rede de masternodes XSN tem como objetivo estar entre as primeiras redes watchtowers descentralizadas, provendo serviços não só para a nossa própria cadeia, outras cadeias poderão se conectar em nossa rede — permitindo as bases para as trocas de cadeia cruzada sem ter que confiar em um terceiro e, também, comunicação de cadeia cruzada, sem ter que confiar em um terceiro para ocorrer bem.

3. Canais lightning de masternodes

Haverá exigências para um masternode XSN ter canais totalmente abertos, por um número X de XSN por IP. Como nós esperamos ~2000 masternodes estarem online, isso dará a nossa rede uma robusta espinha dorsal para ocorrer transações instantâneas e privadas e liquidez em nossa lightning network.

4. Atualização DEX (THD)

Nossos masternodes irão armazenar tabelas hash distribuídas ou THD, a qual serão os precursores em permitir que a nossa rede seja, também, usada como uma DEX, armazenando e executando ordens de compra/venda como um serviço. Toda a tecnologia necessária pode construída na rede XSN, enquanto aceita XSN como uma taxa por alimentar esses serviços.

5. Swaps autônomos executadas por quoruns de masternodes

Uma vez que o Zeus estiver concluído, nós começaremos programar nossa segunda camada para lidar com trocas de cadeias leve (cross chain light swaps), utilizando quoruns de masternodes. No momento, um humano ou um merchant é necessário para converter os seus stakes de TPoS em uma nova moeda. Com o Merlin isso será feita automaticamente pela a rede sem que um humano seja necessário. Integrando o staking TPoS em nossa rede de masternodes, os usuários irão fazer stake sem terem de confiar em um terceiro e automaticamente trocar para um nova cadeia e depositar o stake em nossa carteira multi-moeda XSN.

6. Soluções de Escalabilidade On Chain

A XSN está buscando soluções de escalabilidade, em particular em como incorporar a fragmentação para aumentar a taxa de transferência. Como nós acreditamos que haverá taxa de transferência suficiente pela a lightning network (off chain) para realizar vários dos nossos objetivos, nós não estamos negligenciando os benefícios que a escalabilidade on chain/ DAPPS irão proporcionar. Nós planejamos implementar a escalabilidade on chain no quarto trimestre de 2019.

7. Privacidade

Utilizando a lightning network e protocolos I2P, nós seremos capazes de dar aos usuários a opção de, quando converter ativos, fazer isso de forma anônima ou pública e em tempo real. Isso pode, também, ser combinado com tecnologias emergentes, como bulletproofs e zkSNARKs.

8. Atualização Automáticas

Devido à rápida taxa de avanço tecnológico, soft/ hard forks são uma parte natural de qualquer rede emergente. Nós vamos incorporar um sistema de atualização automático opcional, que permite a equipe principal a atualizar o node automaticamente. Desse jeito os nosso investidores podem passivamente “rodar” nodes, sem ter que constantemente se preocupar com atualizações obrigatórias durante períodos de rápidos desenvolvimentos na rede.

9. Trocar a frio a partir de dispositivos hardware

Como o staking de XSN a frio nos dispositivos Ledger está a caminho, a próximo passo será executar trocas a frio. Permitindo aos usuários executar trades e converter ativos com completa segurança pela s carteiras hardware.

Nota: Está é uma tradução livre do artigo feito por John Draper. Para conferir no idioma original, acesse: https://medium.com/stakenet/xsn-2018-roadmap-ccpos-part-2-548d27958ebb

Stakenet Brasil/Portugal

Written by

Stakenet (XSN) é a primeira criptomoeda no mundo com TPoS. Outras características são: DEX, MNs e CCPoS. Junte-se hoje à comunidade da Stakenet.