5 dicas para inovar na crise

O cenário econômico e político do país é preocupante, e já fez com que muitas portas fechassem por conta da queda de vendas. No entanto, é em tempos como esse que é possível aguçar a criatividade para encontrar saídas e solucionar problemas — é o tal instinto de sobrevivência falando mais alto.

É preciso ir além das fórmulas já criadas e trazer novas ideias à tona: dessa forma você terá muito mais chances de prosperar nos negócios e colher os frutos do empreendedorismo. Nós da StartMeUp acreditamos que a inovação é a grande chave para a mudança do atual cenário nacional — e por isso trouxemos 5 dicas para a sua empresa virar o jogo e trilhar o caminho do sucesso. Confira!


1. Encontre oportunidades na crise

A inovação disruptiva é o melhor exemplo a seguir. Analise os serviços já oferecidos atualmente e pense em como fazer essa mesma coisa, só que de outro jeito — mais fácil, mais prático e, claro, mais rentável. Dentre os casos mais conhecidos estão o Uber, a Netflix e o Nubank.


2. Organização e planejamento

As suas ideias inovadoras precisam ser organizadas em meio a um planejamento para que sua execução seja bem feita. Por mais que ela precise ser colocada em prática o quanto antes, evite pular etapas: elabore o seu plano de negócios e pense em cada etapa a ser concluída até o produto/serviço estar 100% acabado e pronto para ser vendido. Algo que ajuda bastante nesse momento são as metodologias ágeis, que facilitam a comunicação entre a equipe e colaboram principalmente com projetos que precisam ser entregues em um prazo menor.


3. Feito por pessoas, para pessoas

Não é a toa que o Design Thinking anda ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. A técnica que tem como objetivo pensar e focar no consumidor ajuda a encontrar ideias inovadoras e ainda melhorar a experiência do cliente. Vale aplicar essa metodologia em todas as áreas da empresa e inovar não só no produto final, mas também na forma em que você realiza as tarefas internas.


4. Dê uma volta

A ideia perfeita pode vir em momentos de descontração. Por isso, reserve alguns minutos do seu dia para conversar com pessoas, sair um pouco da empresa e olhar tudo a sua volta: a inspiração pode estar em lugares que você menos espera.


5. Desburocratize

Para colocar em prática a sua ideia inovadora e mantê-la funcionando é preciso investir — e com o Equity Crowdfunding você pode receber o aporte necessário para isso. Na StartMeUp as empresas podem receber investimentos a partir de R$100 — tudo de forma prática e muito simples. É inovação para quem é empreendedor e também para quem investe.


Essas são algumas das ações possíveis a serem executadas na sua empresa que ajudam a navegar contra a maré da crise. Analise os resultados e traga sempre novas ideias e projetos — assim os negócios terão mais chances de ter bons resultados. Para potencializar o sucesso, conte com a StartMeUp e encontre no Investimento Colaborativo uma alternativa de crescimento.