Conheça o Movimento Maker

Você é um profissional criativo e cheio de ideias inovadoras? Existe uma cultura em ascensão que vai fazer com que as pessoas coloquem em prática suas ideias, podendo inclusive despertar seu lado empreendedor.

O Movimento Maker é uma extensão do DIY (faça-você-mesmo), que empodera as pessoas para construir, criar, modificar e consertar o que quiserem. Essa cultura surgiu em 2005, influenciada pela Revista Make Magazine, e conquista adeptos no mundo inteiro, inclusive empresas.

Para ser um maker, basta compartilhar as suas experiências com quem também deseja criar alguma coisa. Simples, não é? Com a facilidade do software livre e a impressora 3D, muitos já começam a criar soluções de mercado e modificar o estado passivo de consumo e até ajudar quem mais precisa, construindo De brinquedos a próteses.

Para encontrar um maker e se juntar ao movimento, além da internet os makerspaces, uma espécie de laboratório compartilhado, dão conta do recado. Localizadas em escolas, empresas, universidades e indústrias esses espaços permitem o aprendizado e a execução de novas ideias. É a junção de pufes, mesas, cadeiras a impressoras 3D, cortadoras a laser e diversos produtos de eletrônica.

Em São Paulo já foi inaugurado o primeiro Fab Lab Livre, que permite aos alunos da rede pública de ensino ter acesso a máquinas de produção digital, como impressoras 3D, para desenvolver protótipos de novos produtos, como próteses para a área de saúde, entre outras coisas.

Já para quem deseja mergulhar nesse conceito e materializar suas ideias existem alguns locais onde é possível conhecer pessoas também engajadas em construir algo inovador. Que tal fazer um 2016 totalmente produtivo? Faça parte do Movimento Maker e comece agora a trabalhar suas melhores ideias!