Tendências do e-commerce para 2016

O próximo ano traz boas notícias para o e-commerce. De acordo com uma pesquisa da consultoria italiana Translated (T-Index), o Brasil passará da 7ª para 4ª posição no ranking de maior e-commerce — atingindo a participação de 4,3% do segmento mundial. Para que o mercado online consiga fazer bonito em 2016, especialistas já começam a mapear as tendências que serão colocadas em prática. Confira agora algumas práticas que o e-commerce irá adotar no próximo ano e confira algumas dicas para coloca-las em prática.


Em 2016, o e-commerce…

… Reduzirá o frete.

O que pode parecer loucura é uma boa estratégia para a fidelização de clientes. Com o frete reduzido, ou sua isenção, é uma forma de aumentar o tíquete médio, principalmente em compras de alto valor. Para que a diferenciação se faça, ofereça condições especiais para quem acessa via e-mail marketing, por exemplo.

… Investirá em mobile commerce.

Não é novidade que o acesso via dispositivos móveis cresce intensamente — e quem não possui um site preparado para este acesso fica para trás. Para 2016, o investimento em plataformas próprias para mobile será forte, colocando muitas empresas na briga pelo cliente.

… Dará mais atenção ao conteúdo.

Desenvolver um conteúdo personalizado e especialmente para seu consumidor é uma das melhores formas de se aproximar dele. Criar um relacionamento com um conteúdo relevante em blogs e redes sociais é uma forma de estar sempre por perto.

… Trabalhará o Data Analytics.

A inteligência dos dados é primordial para saber quais ações estão trazendo resultados e onde é preciso fazer melhorias. Com o avanço dos softwares de monitoramento é possível mapear acessos, compras e abandono de carrinho de forma precisa.