Transmedia Storytelling, Design de Interação, UX e Design de serviços
Ao ouvir alguns termos pela primeira em sala de aula tive bastante curiosidade sobre o que se tratava, o que ouvi lá me deu uma ideia do que era, porém, fiz uma busca mais apurada gerando tais resultados:
Transmedia Storytelling:
O termo se refere a uma “contação de história”, uma estratégia de narrativa usada para contar histórias relevantes, para ensinar, explicar conceitos, gerar reconhecimento de marcas, produtos e afins, um exemplo que podemos citar é Harry Potter: o universo criado em torno do bruxo com livros, filmes, parque, sites, etc. O método utilizado é a transcendência para mídias, multi plataformas, escolhendo as melhores de acordo com o objetivo. Como temos atualmente uma sobrecarga de informações em tempo real, essa estratégia chama o público para algo que o interessa-histórias- e estando em multi plataformas será lembrado constantemente, deixando-o imerso no que se propõe. É importante que essas histórias sejam cativantes, ou seja, tenham uma boa narrativa, mas que também sejam condizentes com os valores da marca. É a somatória de história + tecnologia + audiência.
Design de Interação:
É uma área do design voltado para o usuário, trabalha na criação de interfaces melhoradas para ele, de modo que ao entrar em contato com o sistema (site, apps, produtos, etc) ele seja capaz de realizar tarefas (o que ele quer fazer naquele sistema e contexto) sem dificuldades. O designer projeta artefatos interativos (tudo aquilo que quando a pessoa interage com ele há uma resposta de volta) visando a melhor maneira de interação que o usuário pode ter. O design de interação analisa a usabilidade, economia, visão do sistema, feedback de erro, enfim, com o objetivo maior que é entregar um sistema de forma fácil e segura, ou seja, mais uma vez, da melhor maneira para o usuário. Interessante citar que é diferente de Arquitetura de informação, pois esse visa a melhor forma de encontrar informações, e o Design de Interação visa melhor interatividade e realização de tarefas.
User Experience-UX:
Experiência do usuário - é a preocupação com a qualidade da relação de um usuário com um produto ou serviço, não somente tecnológico, mas com tudo, até com o sachê de ketchup. É o USO do produto, diferente da experiência do consumidor. Pode-se dizer em dois âmbitos:
- UX como macro — a relação de uma pessoa com um produto/serviço/software/aplicativo em todas as etapas do sistema.
- UX como micro — a interação específica com uma parte de um sistema (como um problema com um carrinho de compras, por exemplo).
Design de Serviços:
Para diferenciação, o produto é tangível e o serviço é intangível. O design de serviços se atem ao cuidado com o serviço, desde atendimento na loja até a acessibilidade no app, porém, sua preocupação não se prende somente no consumidor, alcança também os trabalhadores, acionistas, todos que estejam envolvidos, um exemplo é o Starbucks, um famoso café que possui como promotores não somente consumidores como trabalhadores e ex trabalhadores também , ele busca a melhor experiência para ambos. Em uma frase é:
“planejamento, organização de processo que envolve pessoas, comunicação, infraestrutura, e componentes materiais do serviço com o objetivo de melhorar a interação entre usuário e empresa”.
Bibliografia:
Aula 28. 08. 2018, de Design Transmídia, professora Fernanda Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais;
