TRUE DETECTIVE 2ª TEMPORADA: ANÁLISE (PARTE 5).

Conheça algumas observações e teorias a respeito da melhor série policial de todos os tempos.



Primeiro, vou comentar 2 observações da qual não tinha percebido porém o site Cinéfilo em Série comentou na review do episódio passado e neste texto vou ainda complementar as informações para melhor entendimento ou analogia.

Neste texto na falarei sobre o episódio 6 mas sim continuar com algumas teorias e observações. Então haverá spoilers até o episódio 5.

A primeira observação feita pelo site é de que os 3 detetives possuem cicatrizes, Ray acima do lábio (deve ser por isso que Pizzolatto decidiu que Colin Farell retirasse o bigode o que eu não gostei particularmente, o bigode era estiloso kkk), Ani acima do olho direito e Paul tem as cicatrizes mais evidente pelo lado esquerdo do torso e no braço esquerdo.

Elas são simbólicas no sentido de que cada um as suas “cicatrizes”, marcas do passado que de alguma forma, afetaram a vida deles. No flashback do Velcoro se encontrando com o Frank pela primeira vez, ele não possuia a cicatriz, será que talvez ele usava o bigode para esconder o que fez no passado ou até esconder os atos de corrupção que ele cometia?

Ani tem a menor cicatriz, ou a que mais passa por desapercebido, outra coisa que bate junto é que nós sabemos (ou presume) o que aconteceu a cada um no passado, o da Bezzerides é o mais incerto, deve ser por isso que sua cicatriz é a menos evidente.

Enquanto Paul é o que tem mais evidência, ele tenta esconder mas não consegue e isso pode relacionar com o seu passado, diretamente ele está sendo questionado sobre o que aconteceu quando ele fazia parte da Black Mountain.

Vale mencionar também que os 4 personagens tem problemas alcoólicos, sexuais e que Bezzerides começou a fumar no episódio 5 sem o uso de cigarro eletrônico.

A segunda observação é sobre feita pelo site é na cena do bar entre Ani e Velcoro é que a luz sobre Ani está verde e a luz sobre Velcoro é vermelha, mostrando nitidamente a situação que cada um se encontra, mesmo rebaixada, Ani ainda trabalha pela polícia honestamente enquanto Velcoro saiu e começou a fazer serviços pela Mafia.

No primeiro episódio, a luz sobre Velcoro é verde e preto, mostrando que ele está no bom lado (ou anseia estar) enquanto Frank está no lado negro, talvez indicando por mais que ele tentasse fazer algo honesto, ele seria puxado de volta a escuridão.

Se bem que é até um pouco contraditório, Frank queria fazer um negócio com Caspere “honesto” para limpar o nome dele porém contaminou as terras com a empresa de coleta de lixo do qual era dono (no ep 5 tomou de volta) para que Caspere as comprasse por um menor preço.

Simbolismo do dente?

Será que o dente tem algum significado ou simbolismo nesta temporada? Na hora em que Ani termina com o seu ex-namorado e ele fala algo que ela não gostou ela o responde com a seguinte frase: “Fale assim novamente comigo e você vai precisa de um saquinho para carregar os seus dentes”.

Quando Frank Semyon luta com aquele gordo mafioso, ele o arranca os dentes de fora após derrubá-lo e mais tarde quando foi negociar com um traficante local, ele o responde que nunca teve uma cárie. No quinto episódio quando Ray espanca o Pitlor, o dr perde os dentes.

De acordo com o significado dos sonhos, perder um dente é um simbolismo de perda de controle, quando Frank arranca o dente de Santos, está simbolizando que ele está sobre o controle da situação, e quando este diz que nunca teve uma cárie ele queria talvez dizer implicitamente que nunca perdeu o controle da situação apesar de passar por uma crise.

Antes de começarmos a falar desta cena do começo do terceiro episódio, dá um play nesta música.

A primeira coisa que quero falar é que True Detective está declarando nesta cena o seu amor por Twin Peaks e o David Lynch. Quem conhece o trabalho do Lynch, sabe que ele gosta de trabalhar com temas sobre sonho, surrealismo e psicanálise, esta cena é tão “Lynchiana” que até o pai do Velcoro se parece com o Lynch.

A cena começa com um cara fazendo um cover do Conway Twitty cantando a música “The Rose” que é sobre o amor e como o amor é doloroso (uma música de dor de corno kkkkk), amor que de uma certa forma é dolorosa para os protagonistas Frank está com problemas no casamento, Paul não consegue “sair do armário” e ficar com alguém que ama, Ani não consegue ter uma relação, terminou com o policial sem ao menos ter um motivo e Ray se separou de sua antiga esposa e a única pessoa que ele ama é o seu filho do qual é um fruto de um estupro e Ray apesar de o amar tem uma relação conturbada com ele.

Ray está no bar com uma versão um pouco mais jovem de seu pai, dá para ver que os dois tem uma relação bem frágil e seu pai diz uma coisa bem intrigante.

Eu o vejo…correndo em uma floresta, você é pequeno, as árvores são como gigantes. Estão perseguindo você…você sai da floresta, não corre tão rápido, de repente…eles o matam, atiram várias vezes em você.

Em seguida, Ray olha para o cantor e depois para o seu peito do qual aparece perfurado, ensaguentado como se tivesse tomado vários tiros.

Para mim (isso agora é uma aposta minha sobre o que vai ocorrer) isso está indicando que Ray Velcoro vai morrer no final da série, pois pelo andar da trama, tudo indica que o foco será em Guerneville e lá há florestas de pinheiros gigantes, inclusive no episódio 5 no final, eles encontram um cabana com uma cadeira ensanguentada em meio a floresta. Então o sonho seria um preságio de que Ray vai morrer e como ele vai morrer.

Por fim, quem seria o corvo man? O suspeito mais provável por enquanto é o Lieutenant Burris, o superior do Velcoro. Primeiro que o cara que atirou em Ray usou balas de borracha, quem usa isso são policiais. Na hora em que Bezzerides entra na casa, ele aparece mechendo nos armários sem uma luva, o que pode indicar de que caso encontrem uma digital dele, ele possa usar a desculpa de que estava investigando a casa.

Antes da Ani falar com ele, Burris diz a um investigador que estava ao seu lado que as evidências irão tudo para o departamento de homicídios de Vinci, talvez para ele engavetar tudo. Vale lembrar também do Dixon que estava espionando Ani e Paul, poderia ser a mando de Burris já que este é superior de Dixon.

Outras suspeitas é de que o corvo man na verdade é uma mulher e há duas mulheres com esta suspeita. A primeira delas é a mulher que trabalha no bar e tem uma cicatriz no rosto, eu disse na parte 3 que ela poderia ter sido uma vítima dos esquemas de Pitlor, Tony Chessani e Caspere, porém ela conseguiu escapar e ter se vingado de Caspere ou poderia ser aquela mulher que está sumida.

As suspeitas sobre as mulheres tem como principal argumento de que Caspere tinha todo aquele fetiche sexual bizarro e dos esquemas de sequestro, plástica e prostituição nas festas.

O que vocês acham? Gostaria muito do feedback de cada um, dizendo o que achou do texto, sugestões e até suas ideias sobre a série. Se ainda não leu as partes anteriores, eis os links.

PARTE 1 — PARTE 2 — PARTE 3 — PARTE 4 — PARTE 6 — PARTE 7 E PARTE 8.