Mil e um usos pra uma lanterna portátil da BlitzWolf, a LT4 — Resenha

Olá, sejam benvindos ao canal EuTestei. Aqui tem bastante smartphone, mas eu também gosto de trazer gadgets úteis pra vocês. Sei que vocês curtem quando trago gadgets chineses e, na minha opinião, é um bom negócio comprar esses itens lá fora, porque muitos não têm aqui.

O de hoje é esse aqui, a LT4, uma lanterna da marca BlitzWolf, enviada por eles mesmos para testes. Ela está à venda no site BangGood, que já nos enviou coisas antes, é grande e costuma não dar problemas.

Aí você pensa: sério mesmo, Stella? Vídeo de lanterna? Eu também achei que fosse ser meh, mas depois que testei, acabei gostando bastante. Vamos conferir.

A favor:

  • Boa duração de bateria;
  • Diversos modos de luz, que é forte;
  • Design versátil, multiuso.

Contra:

  • Em uso direto, não é super durável;
  • Não há indicativo de bateria sem ser quando está acabando;
  • Ímã em apenas uma faceta.

BlitzWolf BW-LT4
R$55 — BangGood — http://bit.ly/1RTgCoX

Design

Como a gente vê aqui, ela é até que bonita. Não é super compacta, mas se você for lembrar das lanternas de antigamente, com aquelas pilhas A monstruosas dentro, vai perceber que essa até que é pequena. E tem um design bem versátil.

Ela tem esse formato de octógono, e por isso por ficar em várias posições, até você achar o melhor ângulo para a luz. E ela também não rola com facilidade por ser facetada. O corpo é metade plástico, metade metal, e por isso ela pesa 153 gramas, não sendo das mais leves (embora seja leve, vai).

Mas isso é por um bom motivo. Uma dessas facetas, essa aqui precisamente, tem um ímã pra você fixar a LT4 em superfícies metálicas. Bacana, né? Eu só achei que poderia ter ímã nessas outras partes metálicas, só em uma tira a liberdade de ângulos quando ela está em outras superfícies.

Nos dois lados você tem esse furinho, chamado eyelet, onde você pode passar a cordinha que vem na caixa. Assim escorrega menos da mão. E de um dos lados vemos a conexão micro USB para recarga, o botão de energia e o LED de notificação, que fica ao redor do botão.

Usabilidade

Como lâmpada, ela é decente, e atinge um máximo de 200 lúmens. A temperatura da cor é de 5500 Kelvin, significando que ela cai mais para o branco do que para o amarelado, igual a uma lâmpada fria. Aliás, pena que o LED é apenas branco, seria legal ter em outras cores.

São 5 modos de uso, e você escolhe eles pelo botão de energia. Um clique, ela liga no modo mais baixo; outro, fica mais forte, assim como o próximo. O quarto clique alcança a potência máxima dela, que é bem forte, e o quinto liga o estrobo, e ela pisca. Um sexto clique e se desliga (se apertar o botão por 2 segundos em qualquer modo, desliga também).

O LED ao redor do botão pisca quando está carregando, fica totalmente aceso quando está com 100% da carga na tomada e dá três piscadinhas quando está fraco. O LED é apenas vermelho e poderia indicar mais estágios da bateria.

O uso dela seria normalmente camping. É uma mão na roda acampar com uma boa luz assim, eu poderia ter tido isso quando fui escoteira. Mas descobri que a LT4 é utilíssima em casa. Ela pode ser apoiada em qualquer lugar e virar luminária, porque fica de pé. Também pode ser apoiada em locais mais altos e virar abajur.

Também têm quem compre umas luzes LED portáteis pra colocar em diversos lugares, como pra enxergar melhor enquanto cozinha; no guarda roupa, pra enxergar quando está escuro. Ou você fixa com dupla face ou, se quiser mover de lugar, pude comprar tiras de metal (baratinho em lojas de construção) e afixar com dupla face onde você precisa.

Eu, por exemplo, não tenho luz auxiliar no banheiro. Uma fita dessas em cima do espelho e voilá, posso me maquiar melhor, o marido pode fazer a barba menos errado. Outra fitinha no armário da cozinha e posso cortar cebola sem cortar os dedos.

E isso vale pra sua cama, como abajur pra ler (com as intensidades diferentes, é show); na escrivaninha, pra estudar melhor; à noite, pra andar pela casa sem acordar a família ou arrebentar o dedinho em uma quina; pode até servir pra vídeos no YouTube, porque é branca e não é dura, sendo ótima pra iluminacão de ambiente no vídeo.

No carro, na garagem, na bicicleta, em vans, em camionetes tipo Strada com baú, essas coisas. Pra ir pescar. Os usos são muitos, achei realmente muito útil. Fora que também serve quando você fica sem energia em casa, e não precisa acender 10 velas.

Bateria

Dentro da LT4 há uma bateria de íons de lítio de 2600 mAh. Parece, e é, bem digno para luzes LED. O LED é conhecido por ser bem econômico, e isso continua sendo verdade aqui. O gasto é de 2W no mais forte.

Se você deixar ligado direto, a eficiência não será muita, e nos meus testes, com a luz no máximo (quarto toque), foram 4 horas e meia, o que pode parecer pouco. Mas se você não vai usar ela no camping, e por tanto tempo, pode desfrutar mais dela. A luz mínima pode chegar até umas 105 horas direto.

Se for usar em casa, ou apenas para usos esporádicos como quando acaba a energia, essas coisas, o uso é muito maior. Se usar quando abrir o guarda roupas, quando estiver cozinhando, usos de 5 minutos a uma hora, ela vai durar dias, diversas horas.

Quando você apaga ela, a bateria sempre dá uma recuperadinha, e usos esparsos vão ser mais econômicos. Ela também fica recarregada por um bom tempo. Mesmo sem ligar, pode passar de um mês e sua bateria vai estar quase a 100%.

E falando nisso, seu tempo de recarga é de 5 horas, tempo médio e ok. O LED não fica oscilando e a empresa promete até 36 mil horas de uso total. E ela traz um cabinho USB na caixa (junto com duas cordinhas e manual), mas sem plug. Precisa usar o do smartphone ou plugar direto em uma bateria ou computador. Carregue desligada.

Conclusão

É um gadget de alta utilidade. Não é nada glamouroso, mas você só fica sabendo como uma boa lanterna é importante quando precisa de uma. Então seja para acampar ou para usar em casa, a LT4 é muito útil.

Com valor acima de 50 reais, pode parecer cara, mas se for comparar com o que eu acho que mais se aproxima dela, a STIXX da Osram, tá valendo bem a pena. Uma STIXX está por volta de 100 reais, e ainda é mais fraca.

A LT4 substitui, de boas, quase qualquer iluminação na sua casa, então é quase uma lâmpada LED. Só precisa recarregar. Eu vou usar essa aqui pra dezenas de coisas, adorei.

A BlitzWolf oferece 18 meses de garantia, o que é legal, mas precisa manjar de inglês. E também dá pra comprar pela Amazon.