Arquivo UEG | Mais de mil pessoas assistem à primeira colação de grau de 2017

Stephani Echalar
Aug 28, 2017 · 3 min read

A noite de ontem, 20, pareceu uma mais uma segunda-feira para a maioria das pessoas em Anápolis. Mas para 78 jovens adultos foi bem mais que isso: foi o encerramento, em grande estilo, de um ciclo que começou cinco anos atrás.

Ontem à noite, Goiás recebeu seus mais novos profissionais, com a primeira Colação de Grau Unificada da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de 2017. Desde então, temos engenheiras e engenheiros civis e agrícolas; e arquitetas e arquitetos recém-formados, prontos para criar novos sonhos e alçar outros voos.

O evento ocorreu no Espaço Lune, que ficou lotado com a presença das famílias e amigos dos formandos. Mais de mil pessoas assistiram à entrega dos diplomas pelas mãos do reitor da Universidade, professor Haroldo Reimer.


Uma conquista conjunta

Em seu discurso, o reitor citou algo que esteve presente nas palavras dos oradores de todas as turmas: a importância do apoio da família durante os anos de estudo.

“Tantas vezes, é a ajuda dos pais que garante permanência dos jovens na universidade. Não só com dinheiro para o ônibus e os materiais, mas também com a compreensão durante as longas jornadas e os momentos de cansaço”.

Entre os formandos estava o jovem Danilo de Souza Moura, que hoje é arquiteto e urbanista. “Quando eu entrei na Universidade meu sonho era descobrir o que é estar na universidade, agora meu sonho é conseguir coisas com o que eu aprendi aqui”, conta.

“Estou muito feliz mesmo! Não tem explicação o que é estar aqui neste palco, esperando nosso nome ser chamado” — Danilo de Souza Moura, arquiteto e urbanista

Assim como a maioria dos estudantes da Universidade Estadual de Goiás, Danilo veio de uma pequena cidade do interior do estado. Para ele, assim como para tantos outros o diploma do ensino superior é um marco em sua história pessoal. “Para mim, terminar o ensino superior significou quebrar o mito da minha cidade de que curso superior é difícil e apenas para pessoas ricas”, conta o arquiteto e urbanista. “Eu pude provar para todo mundo que eu consegui, e que o incentivo e a confiança que meu pais colocaram em mim valeram a pena”.

Antes e durante a cerimônia de colação, Danilo estava entre os mais animados no palco.

Sorriu e fez sinal para as caras conhecidas na plateia, comemorou com os colegas e, finalmente com o diploma na mão, era só sorrisos.

“Estou muito feliz mesmo! Não tem explicação o que é estar aqui neste palco, esperando nosso nome ser chamado”, disse ainda sorrindo.

O professor aconselhou a todos que se lembrem de ser gratos, generosos e gentis. “Parabéns a vocês! Certamente a sociedade os receberá feliz, como excelentes profissionais”, declarou o reitor ao encerrar a solenidade.

No primeiro semestre, as Colações de Grau Unificadas continuam até maio. Serão mais de 50 eventos realizados em 39 cidades de Goiás.

Todos os formandos da Universidade Estadual de Goiás podem participam das cerimônias, que são oferecidas gratuitamente à comunidade acadêmica.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade