Museu Getúlio Dornelles Vargas, um patrimônio cultural São-Borjense

A casa onde Getúlio viveu com a família e hoje museu Getúlio vargas é o ponto turístico mais visitado pelos turistas. O local foi reformado em 2015 e tudo foi planejado para que os visitantes procurassem ainda mais se inteirar da vida e carreira política do ex- presidente do Brasil.

No museu os visitantes encontram alguns itens, como fardas, ternos e objetos de uso cotidiano, além de relíquias fotográficas que retratam diferentes momentos da vida de Getúlio e o mais inusitado: O lençol onde ele estava deitado no dia de sua morte.

A estudante e visitante do museu, Fernanda Molina (18) destaca que o museu é muito importante para a cidade, favorecendo ainda mais a cultura e a história de Getúlio e nos dando a oportunidade de conhecer a história de perto’’.

O trabalho de restauração do patrimônio durou 18 meses, mas sem deixar a originalidade do local. Contando também com a ampliação. Nele foi construída uma biblioteca, onde mantém vivo todos os livros e registros pessoais de Getúlio Vargas.

Em uma das peças do museu, ainda pode-se assistir a história sobre a carreira de Getúlio, como culto a memória deste importante governante, que faz parte da história de São Borja, do Brasil e do mundo.

Confira o podcast a seguir com o Professor de História Ruben Bittencourt, sobre a importância do museu Getúlio Vargas para a cidade de São Borja.

Para quem trabalha no museu é um privilégio poder fazer parte dessa história e poder mostrar e contar uma trajetória tão rica aos visitantes. Confira o Vídeo a seguir com a guia do museu Dalvanir Alvez, relatando como é trabalhar no museu:

Confira a galeria de fotos do museu Getúlio Vargas:

Placa indicando o Museu Getúlio Vargas (creditos: Stephanie Vieira)
História de Getúlio Vargas contada nas paredes do Museu (créditos: Stephanie Vieira)
Urna em prata onde cada representante depositava um pouco da terra de seu estado, representando a nação. (créditos: Stephanie Vieira)
Biblioteca pessoal de Getúlio Vargas (créditos: Stephanie Vieira)
Like what you read? Give Stephanie Vieira a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.