O case Marlim e as premissas do mercado de câmbio.

A Marlim oferece soluções de meios de pagamento online (e-commerces e marketplaces) e offline (maquininha) para o mercado de câmbio, permitindo que casas de câmbio possam receber pagamentos feitos em crédito parcelado pelos consumidores.

Trata-se ainda de solução completa para o setor de câmbio que visa auxiliar casas de câmbio e empresas de remessa de câmbio no controle das suas vendas, tudo isso através de uma interface simples e intuitiva, incrementando ainda mais a experiência dos lojistas na plataforma.

Image for post
Image for post

A empresa cuida de todo o processo de pagamento com segurança, transparência e agilidade, entregando uma solução com maior conversão para os seus clientes. A Marlim possui ainda uma API completa para auxiliar na integração entre o sistema das casas de câmbio e o solução de meio de pagamento da parceria!

Parceria Stone e Marlim:

Em 2019, a Marlim precisava de uma empresa parceira que acreditasse no projeto e entendesse que o seu negócio, apesar dos seus riscos intrínsecos, tem muito potencial de crescimento.

A parceria é voltada para o setor de câmbio, que é altamente regulado e tem características que são bem específicas. Haviam dois desafios particularmente especiais:

Premissa 1: as casas de câmbio precisam receber os recursos de todas as vendas em cartões sempre no dia seguinte ao da transação. O recebimento em D+1 para soluções de pagamento no mundo offline, usando maquininha, é mais simples devido ao baixo índice de chargebacks. No entanto, para soluções de pagamento online como a Marlim, não costuma ser simples, já que tal índice de chargeback aumenta consideravelmente.

Premissa 2: as casas de câmbio precisam receber exatamente o valor da venda da moeda, não poderia haver descontos de taxas MDR ou Antecipação.

Devido a esses dois pontos, a Marlim precisava de uma empresa que ao mesmo tempo acreditasse em seu modelo de negócio e que conseguisse fornecer toda a infraestrutura de pagamentos para colocá-lo em prática.

A solução desenvolvida:

A solução pensada visou possibilitar que os desafios descritos fossem superados e o modelo de negócio viabilizado:

● Para colocar em prática uma operação de e-commerce com liquidação sempre no dia seguinte a transação, os times de Compliance e Risco da Stone auxiliaram a Marlim no aprimoramento de suas políticas de Know Your Partner & Know Your Customer. Ou seja, juntas as equipes criaram novas práticas para o cadastro e análise de risco de novos parceiros e clientes, além de auxiliar no desenvolvimento de medidas do próprio antifraude. Todo cuidado foi necessário para minimizar o risco de chargeback na operação. Além disso, a Marlim depositou garantias financeiras para iniciar a operação.

● A parceria precisava também de uma solução na qual fosse possível o repasse das taxas para o cliente final e assim poder liquidar na conta da corretora apenas o valor da venda da moeda, já que esta é uma exigência do regulamento do mercado de câmbio.

O Pagar.me oferece funcionalidades que as empresas precisam para escalar os seus negócios com a melhor experiência de pagamento. Permite o parceiro ter um gateway de pagamentos transparente, uma solução do mundo físico e utilizar o spilt de pagamentos para liquidação direta para as casas de câmbio, já retirando a taxa de serviço cobrança da Marlim.

Para conhecer mais as funcionalidades do Pagar.me, clique aqui.

Image for post
Image for post

Quais os resultados?

A parceria está escalando a cada dia mais e já são mais de 7 redes de casas de câmbio atendidas, tanto no mundo físico, quanto no online. Tais casas de câmbio agora podem oferecer aos seus clientes a possibilidade de pagamento parcelado com segurança, tudo dentro do modelo regulatório é que aplicável a elas.

Stone foi importante principalmente por ser uma empresa que entende a necessidade do empreendedor e do seu negócio e procura chegar a uma solução. Apesar de estar entre as maiores do mercado, tem agilidade nas decisões e nas ações para resolver as situações. É uma empresa com pessoas que pensam pra frente, e que enxergam as oportunidades e dão a chance para outros negócios. Tem plataformas de tecnologias para todos os gostos, e caso não tenha, estão dispostos a investir tempo para criar. Além de tudo isso, a credibilidade que eu passo na hora de divulgar para os meus parceiros é bem relevante.

| José Marques da Costa — CEO da Marlim

STONE PARTNER PROGRAM

O depoimento da Marlim foi importante para mostrar que se sua empresa tiver uma solução simples ou mais robusta, a Stone está sempre a disposição para ajudar.

Com isso em mente, construímos o Stone Partner Program. Um programa feito especialmente para empresários, empreendedores e desenvolvedores que desejam criar produtos e serviços para seus clientes. Além de evoluir seus próprios modelos de negócio com nossos recursos, insights, treinamentos, ferramentas, expertise de mercado e principalmente com a nossa tecnologia de pagamentos.

Image for post
Image for post

Quer conhecer mais nosso programa de parceiros? É simples! Preencha o formulário neste link e entraremos em contato para entender como a Stone pode ajudar a evoluir!

Qualquer dúvida nos envie um email em partnerprogram@stone.com.br

Até a próxima!

Written by

Olá! Somos o programa de parcerias da Stone e iremos compartilhar alguns cases de soluções de nossos parceiros. Vem com a gente!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store