A importância do User Experience

Imagine que o visual de um site ou aplicativo é semelhante a uma refeição, se a aparência não agradar, dificilmente você irá se empolgar em comê-la. Do contrário, você já deve ter passado pela experiência de ter visualizado um prato bem elaborado e imediatamente sua boa encheu de água. Acertei?

A experiência digital também é baseada na aparência, pois estamos num momento da web e da mobilidade em que existem inúmeras ofertas dos mesmos produtos ou serviços. Obviamente, a qualidade desses serviços e produtos sempre serão um referencial do quão confiável é a empresa que os ofertam. Como um bom restaurante poderá convencer seu público que sua comida é super saborosa, embora a aparência não seja das melhores?

Certamente você já deve ter a resposta na cabeça e, ao mesmo tempo deve estar curioso sobre a relação da aparência da comida e o visual do seu site ou aplicativo. Esse tema se tornou muito relevante para a web moderna, em algumas empresas o assunto Layout já virou estratégia de negócio e diferencial do seu produto ou serviço. Vou citar exemplos incríveis como o Banco NuBank e a nova estratégia Digital do banco Itaú para o Autoatendimento de seus clientes sem que eles tenham que ir às agências físicas. Vamos além, se o core-business dessa empresa for digital, a necessidade de uma boa estratégia será vital para o sucesso e sobrevivência da companhia.

Nesse processo preliminar, nossa empresa desenvolveu uma metodologia baseada em 3 princípios que orientam todas as nossas etapas subsequentes de um projeto digital. Chamamos o produto digital de User Experience.

User Experience Concept (Imagem: I2R Digital)

Então começaremos a nossa jornada explicando como estes 3 princípios colaboram para a eficácia de uma estratégia digital:

1. Necessidades do Público

Comece observando os desejos do seu público alvo e as necessidades dos seus clientes. Não se poupe em mergulhar na culturas deles para compreender de que maneira eles pensam e como sua empresa pode ir de encontro aos interesses deles. Esta forma de tratar seu cliente é um fator decisivo para que suas estratégias digitais tenham impacto no mercado. Assim eles se sentirão respeitados e compreendidos, da mesma forma irão admirar sua marca pela iniciativa e pelo sentimento de acolhimento.

Uma marca valiosa é desenvolvida por empresas comprometidas em satisfazer seu público de forma inovadora e autêntica. Um cliente apaixonado por sua marca reencontra seus próprios valores refletidos em sua marca. Essa é a receita e não há atalhos.

2. Objetivos da empresa

Após ter um panorama nítido do seu público, será mais fácil estabelecer estratégias coerentes que reunião o útil ao agradável. Nessa etapa é muito importante ter informações bem definidas de como cada iniciativa que sua empresa for desenvolver na web ou em app irá colaborar com os objetivos e metas pretendidos por ela.

Esteja próximo das áreas de negócio responsável por estes canais, que no caso podem ser portais, hotsites, aplicativos, lojas virtuais, etc. Dessa forma você compreenderá a expectativa da empresa em cada projeto. Participe desse processo, ajude a organização a definir bem este direcional para que ferramentas não sejam desviadas de sua finalidade de mercado, tampouco os anseios do publico sejam perdidos. Foco é o segredo! Defenda seu cliente e não se esqueça das metas da empresa. Com estes ideias você saberá definir bem as estratégias digitais.

3. Elementos visuais

Os artifícios que farão as necessidades do público e objetivos da empresa se unirem são os elementos gráficos. Eles serão responsáveis por dar forma ao projeto de modo que diretrizes anteriores sejam respeitadas. Qualquer elemento que pode ser visualizado no meu digital fará parte desse pilar imprescindível para que todos os valores da empresa sejam materializados e fiquem tangíveis ao seu público. Um usuário só descobrirá seus valores em comum com a organização através de conteúdos, corres, comunicações e imagens.

Estes itens serão responsáveis por traduzir a proposta da empresa para o usuário. É importante compreender que estamos falando de uma interface entre o seu público e sua empresa. É o meio pelo qual uma pessoa tocará em sua companhia. Veja na ilustração a seguir como o conceito de User Experience auxilia o processo criativo de um projeto digital de sucesso.

User Experience Project (Imagem: I2R Digital)

Este é o primeiro conteúdo da jornada de User Experience. Fique ligado em nossas redes sociais, em breve postaremos novos materiais dando continuidade ao tema para você compreender melhor o universo digital.


Você também pode se interessar:

Parte 1 — Porque empreendedores digitais devem conhecer User Experience?
Parte 2 — Interface Design, a essência dos wireframes.
Parte 3 — Os princípios de um bom Layout
Parte 4 — Criando Layout Responsivo com Think Mobile.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.