Moradigna #parte2

A casa é uma plataforma

Su causa, Mi causa
Jul 20, 2017 · 3 min read

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 11.1:
“até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura e adequada.”

Em 2013, fui voluntária em um projeto chamado TECHO/TETO, em uma ação de apenas um dia. A tarefa era simples:, pintar a casa de uma família de 6 pessoas; que moravam em uma casa de um único quarto, um banheiro externo improvisado e cozinha, em uma zona periférica de Caracas (Venezuela). No mês anterior, por meio desse projeto, a casa foi ampliada e ganhou configurações mais dignas, então nossa missão era apenas finalizar dando novas cores àquela história.

Até o momento em que escutei as palavras e vi os olhares de agradecimento da família, a tarefa de pintar me parecia algo simples e não sentia que estava fazendo algo significativo.

Entrevista com Fernanda, Luciana e Matheus

A moradia como um direito humano

Para mim e –provavelmente- para muitos que leem esse texto, ter uma casa confortável é algo tão natural e comum -um privilegio para ser mais exata-, que nos passa despercebido o valor cultural, social e emocional de uma moradia.

“Moradia não é só quatro paredes e um teto. Ela é muito mais do que isso. Moradia adequada, em sua definição enquanto um direito humano, é um portal a partir do qual é possível acessar às cidades e os benefícios que elas podem oferecer.”
(Raquel Rolnik. Arquiteta e Urbanista brasileira. Foi por 6 anos Relatora Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada)

Realizações e sonhos

Quando visitamos o Jardim Pantanal, conhecemos Fernanda e Luciana, duas moradoras que estavam melhorando a qualidade dos espaços de suas casas por meio do Moradigna.

As reformas simples a baixo custo e com qualidade, possibilitam uma mudança na vida das famílias que adquirem o serviço. Essa mudança gera resultados positivos na configuração dos espaços, com impacto na saúde dos moradores, nas relações e no sentimento de bem-estar.

Fernanda já realizou quatro reformas com a empresa, porque ela enxerga melhoras no seu espaço, além do serviço caber em seu orçamento. Pela sua fala podemos também perceber o quanto existe uma relação de confiança com a empresa e seus terceirizados.

Fernanda e Matheus

O Moradigna tem ainda uma parceria com o Instituto Phi e o SAF (Serviço de Assistência à Família), na qual foi estabelecido que o instituto paga 8 reformas por mês para famílias distintas, e quem seleciona as famílias que vão receber esse serviço são as assistentes sociais do SAF.

Foi por conta de uma assistente social do SAF; que Luciana conheceu o Moradigna. Ela está na primeira reforma; para poder criar mais um cômodo na casa, o que possibilitará mais privacidade à família. Um cômodo a mais significa melhorar as relações familiares e a realização do sonho dos filhos da Luciana.

“Nossa mãe, eu vou ter um quarto só pra mim. É meu sonho ter um quarto.”
(Luciana contando a reação de um dos seus filhos)

Se você chegou até aqui, mas ainda está com dificuldade de assimilar como empreendedorismo social pode atuar com habitação, ou como uma casa pode ser tão significativa desde o espaço físico a convivialidade, te convido a uma reflexão:
Qual papel sua casa exerce na sua vida e na daqueles que a habitam? Quais os tipos de relações, hábitos e comportamentos são moldados a partir dela?

“A casa é uma plataforma.”
(Cardoso, Matheus. 2017)

Essa é uma das verdades.

___________________________________________________________________

-Novamente: gracias ao Jonas Sakamoto, do Sobre o Tatame, por acompanhar e fazer as imagens dessa entrevista.
- Gracias a Juliana Viégas por compartilhar reflexões socioantropológicas, e ter enviado um artigo do Leonardo Boff, falando sobre convivialidade.

Agora estamos no Facebook: https://www.facebook.com/sucasamicausa/

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade