Prometheus: Um símbolo da luta contra a Tirania

Sucessores de Prometeu
3 min readJan 11, 2022

--

Como primeira publicação não poderia deixar de explicar porque escolhi o personagem mitológico Prometheus como símbolo: Ele historicamente foi usado como símbolo da busca pelo conhecimento e o preço dessa busca. Porém vejo que sua história também se encaixa perfeitamente na luta contra a Tirania, que é o meu objetivo nesse perfil.

Todavia antes de explicar a razão disso, devo antes explicar o que é uma Mitologia, no sentido histórico: Diferente do que normalmente normalmente falamos, Mito não é necessariamente uma mentira, mas sim um conto simbólico, que pode conter fatos reais ou se inspirar em tais, que serve para explicar conceitos, criar uma identidade etc. Um exemplo famoso são os Contos de Fadas: Por exemplo, a história da Chapeuzinho Vermelho todos sabem que é fictícia, lobos não conservam com pessoas, mas ela é inspirada em eventos reais de adolescentes andando na Alemanha Medieval e sendo atacadas por estupradores, logo a história é um ensinamento simbólico sobre o perigo de predadores sexuais.

Inclusive todo país ou povo tem um mito fundador: Por exemplo, os EUA exaltam até hoje seus “Pais Fundadores”, nós sempre falamos que somos resultado da “união das 3 raças” etc. Todas essas narrações são resumos e idealizações do que realmente aconteceram, não necessariamente contando todos os detalhes.

Os mitos gregos eram exatamente a mesma coisa, apesar que provavelmente em muitos períodos provavelmente os gregos acreditavam que eram literais também, e podem nos servir como inspiração até os dias de hoje porque querendo ou não recebemos como herança sua cultura.

Entendendo isso podemos entrar na história de Prometheus: Ele seria um Titã, um gigante anterior aos deuses, que tinha o dom de ver o futuro. Ele viveu a ascensão de Cronos que se tornou uma espécie de Ditador Universal, mas viu que tal seria derrotado por seu filho Zeus. Ele ajuda então Zeus e os outros deuses a derrotarem Cronos e criar uma nova era. Tempos depois ele resolve criar a humanidade e, em alguns versões, com ajuda de Atenas nos dá a inteligência. Porém Zeus quer escravizar a humanidade num culto religioso que faria a humanidade trabalhar basicamente apenas para sustentar oferendas ao deus do céu.

Prometheus não aceitando que fizessem isso com sua maior criação engana Zeus e o faz escolher um tipo de oferenda mais simples de fazer. Zeus revoltado então tira o (conhecimento do) Fogo da humanidade. Então Prometheus rouba o fogo sagrado e entrega para humanidade além de, segundo algumas versões, ter ensinado conceitos cientificos, artísticos e civilizacionais. Zeus fica furioso e prende Prometheus numa rocha e manda uma águia comer todos os dias seu fígado que, pelo fato do Prometheus ser imortal, o fígado se regenerava. Ele ficou nesse castigo por séculos até Hércules o libertar.

Tirando alguns adjetivos que usei propositalmente, essa é a história padrão do Prometheus. Como podem ver, ele é ligado especialmente ao conhecimento, mas também podemos vê-lo como símbolo da luta contra a Tirania afinal ele atuou na deposição de um Tirano e lutou contra uma tirania religiosa de Zeus. E preço que ele pagou foi caro: A prisão, tortura e sendo acusado de ladrão quando na verdade ele estava apenas defendendo os mais fracos.

Por isso aqui somos os Sucessores de Prometheus: Continuamos essa luta pela Liberdade e Conhecimento, passando a tocha, pois fomos amaldiçoados com o mesmo “mal” dele (de ver o Futuro que ninguém vê ou quer ver) e fazemos isso mesmo que isso custe caro (a dor e perseguição). A todos que tem esse sentimento sejam bem-vindos

--

--

Sucessores de Prometeu

Iniciativa de resistência para crise civilizacional que vivemos