Personagens de GTA

Como são as Criticas em Jogos

A maior parte dos consumidores de conteúdo atualmente não estão familiares de como funcionam as criticas, o que gera muito ódio a pessoas que trabalham julgando conteúdo de jogos, filmes e séries, principalmente de indivíduos passionais com certo produto.

Desde que eu comecei a consumir podcasts eu sempre me deparo com criticas a produtos da cultura pop, incluindo jogos eletrônicos, e eu já estou acostumado a ouvir criticas negativas sobre jogos que eu gosto e que realmente possuem os problemas apontados em muitas criticas feitas. Recentemente eu assisti ao video review de The Witcher 2 do Angry Joe que é um fantástico critico de games, sendo bastante preciso e severo com jogos que aparecem em seu programa, eu sou apaixonado por The Witcher e as criticas de Joe ao The Witcher 2 em sua maioria foram negativas mas totalmente plausíveis recebendo nota final de 8 de 10.

Nota 10/10 na IGN — GTA 5 não vale um 10, no máximo um 9.

Se tratando de critica devemos ser imparciais e ver as coisas em cinza, uma critica não deve ser passional ou mesquinha, mas justa, sempre visando o consumo do produto com uma visão mais ampla e minimalista para falar sobre os pontos positivos e negativos, isso tudo sem chegar a um veredito solido no qual o produto é denominado bom ou ruim, mas com coisas aproveitáveis e descartáveis.

Como em todos os meios, há também criticas que são influenciadas pelas empresas já que elas é quem fornecem os jogos para as mídias de noticias, notas que não se justificam no lançamento do jogo, como os de Assassin’s Creed Unity da Ubisoft que possui muitos bugs, destruindo a imersão do jogador em jogo, foi extremamente criticado por ser lançado dessa forma inacabada, mesmo assim alguns meios deram notas absurdas e completamente fora da realidade do que se apresentava o jogo. Assassin’s Creed Unity pode ser um 6/10 no máximo, sendo um jogo que não traz inovações e que é bastante linear.

Se você deseja ser critico ou entender um pouco mais sobre as criticas o melhor meio é consumir conteúdo critico na internet, no caso de jogos eletrônicos, você pode ler ou assistir reviews, isso vai te dar uma base grande para ser mais critico em relação ao que você consome. Não fique bravo com criticas, elas são importantes para a melhoria daquilo que nós consumimos.