Desagrado com as novas mudanças no Medium
Bom, decidi escrever este post para expressar a minha frustração diante destas inúmeras mudanças, que eles vêm fazendo no Medium ultimamente. Mudanças estas, completamente desnecessárias, e que estão me dando uma imensa dor de cabeça.
Frequentemente, eu mando emails para eles falando do meu desagrado em relação à esta repentina repaginada por aqui, e, felizmente, eles me respondem prontamente; no entanto, continuam a executar estes incômodos “aperfeiçoamentos”, que estão deixando-me extremamente irritado.
O único feature, que eu sentia falta, nesta plataforma, era a possibilidade de visualizar a nossa lista de seguidores, pois assim se tornaria mais prático encontrar outros autores e acompanhar a evolução do trabalho deles de perto. Finalmente, eles fizeram isso possível, o que me agradou bastante, por sinal.
Até aí tudo bem…
Passaram-se alguns dias, e eu comecei a perceber mais algumas outras modificações, como, por exemplo, um link para o meu perfil no Twitter, sendo que eu havia escolhido permanecer no anonimato. Enviei um email para eles comunicando como eu havia detestado o fato de meu Twitter ter sido exposto sem meu consentimento, pois deveria existir, pelo menos, a possibilidade de nós optarmos em exibi-lo ou não na nossa página principal. Até agora, isso não foi solucionado, e novas mudanças são apresentadas quase que diariamente, todavia não somos informados em que tais mudanças nos beneficiariam.
Haja vista, que toda mudança feita em qualquer plataforma na internet, em tese, deveria ocorrer para aperfeiçoar a experiência do usuário daquele determinado site.
Mas não é isto o que estou vendo por aqui…
Em relação às coleções
Sinceramente, não sei por quê eles resolveram aumentar o tamanho como elas são exibidas na página do usuário. Absolutamente fora de proporção. Horrível. Visualmente desagrável. Comuniquei isso a eles, também. Não sei se vocês haviam percebido, que o tamanho delas tinha sido também modificado, quando nós clicamos no menu do nosso blog.
Depois, da minha reclamação eles fizeram com que elas voltassem ao tamanho original lá, mas sendo que elas permaneceram com o novo formato no blog das pessoas, que as editam.
Razão principal que me motivou a escrever este texto
Como alguns de vocês devem saber, eu havia iniciado no mês passado um pequeno “projeto” intitulado “fragmentos da madrugada”, que consistia em eu escrever ao longo das madrugadas 15 poemas sobre assuntos variados. Bom, terminei o referido projeto na madrugada de ontem. Hoje, agora há pouco, pensei em revisá-los para verificar se não havia eventuais erros de digitação, pois já que os escrevia bem tarde da noite, e, às vezes, alguns detalhes escapam da nossa atenção. Pois bem, resolvi editar alguns deles, e percebi uma nova mudança — a mais catastrófica de todas. Eles decidiram que, de agora em diante, toda vez, que nós editarmos nossos textos, a ordem deles também mudará, e nossos seguidores receberão uma nova notificação como se nós tivéssemos publicado um novo texto, quando nós somente o editamos. Essa foi uma das coisas que mais me deu nos nervos, devo dizer.
Haja vista, que este projeto que desenvolvi aqui, os poemas foram, previamente, numerados de #1 a #15, e logo após que os editei, a ordem deles foi alterada, o que me indignou profundamente. Agora, meu blog encontra-se desorganizado por conta desta mudança execrável. Mandei novamente um email para eles. Desta vez, creio que fui mais incisivo do que antes, e espero que eles restaurem a forma como eles eram exibidos cronologicamente.
Estou completamente desapontado com todas estas modificações. Sei que eles as fazem tentando melhorar o serviço oferecido, gratuitamente, por eles, mas não consigo visualizar quase nenhuma melhoria.
Um dos únicos pontos altos destes “aperfeiçoamentos”
Uma das coisas que mais me agradou nestas recentes modificações no Medium foi a possibilidade de importar nossos textos, que já havíamos postado em outro blog anteriormente. Isso facilita bastante, pois não há a necessidade de copiá-los e colá-los aqui. Com esta ferramenta, é possível somente copiar a URL de alguma postagem nossa em outro blog e, facilmente, importá-los para nosso blog aqui. Ainda não utilizei o serviço, mas para aquelas pessoas que possuem outros blogs de escrita espalhados pela internet, creio que seja algo louvável.
Enfim, isso deixou-me um pouco desencorajado a postar neste blog novamente. Pretendo fazer um hiato nas minhas postagens aqui por enquanto; contudo, continuarei lendo os textos das pessoas que sigo. Existem grandes talentos por aqui; pessoas extremamente empenhadas em desenvolver sua escrita e compartilhá-la com o mundo. Realmente, espero que eles não continuem a modificar está plataforma, que eu inicialmente achei fabulosa. Agora, nem tanto…