diferenças e semelhanças entre bi e pan

primeiramente, eu vou explicar o que é cada um dos dois de acordo com o famoso wikipedia.

  • A bissexualidade é atração afetiva ou sexual por dois gêneros. Contrapõe-se às monossexualidades (heterossexualidade e homossexualidade). Não significa, necessariamente, atração por homens e mulheres, não inclui todos os gêneros não binários e nem sempre se refere a atrações simultâneas. É, frequentemente, usada como “termo guarda-chuva” para incluir outras não monossexualidades. (link)
  • A pansexualidade é caracterizada pela atração sexual ou amorosa entre pessoas, independentemente do sexo ou identidade de gênero. (link)

semelhanças:

Bissexuais e pansexuais podem sentir desejo por qualquer quantidade de gêneros. Pessoas que sentem desejo por mais de um, de dois, por muitos, múltiplos ou todos os gêneros, podem identificar-se como bissexual ou pansexual (ou como qualquer outra coisa): a palavra que as pessoas usam para nomear a sua sexualidade não é indicativa do número de gêneros pelos quais elas podem sentir desejo.

Pessoas bissexuais e pansexuais podem ser cisgêneras, transgêneras ou não binárias: O fato de alguém se identificar como bi ou pan não é indicativo de sua identidade de gênero.

Bissexuais e pansexuais podem apoiar a luta por direitos iguais de pessoas transgêneras e não-binárias: O fato de alguém identificar-se como bi ou pan não é indicativo de seu nível de apoio a pessoas transgêneras e não binárias, nem de seu nível de transfobia e cissexismo.

Bissexuais e pansexuais podem apoiar a luta por direitos iguais de bissexuais: O fato de alguém identificar-se como bi ou pan não é indicativo de seu nível de apoio a bissexuais, nem do seu nível de bifobia (e sim, pessoas que se identificam como bissexuais podem ser bifóbicas também). [Obs: Seria mais adequado dizer que pessoas bissexuais podem reproduzir bifobia, já que não se beneficiam desse sistema de opressão].

diferenças:

A identificação como bissexual em geral vem de um tipo de pensamento político baseado em identidade sexual, a identificação como pansexual muitas vezes vem de um tipo de pensamento político baseado em identidade de gênero: converse com uma pessoa bissexual sobre bissexualidade, geralmente vocês irão conversar sobre sexualidade e desejo, com foco em bifobia; converse com uma pessoa pansexual sobre pansexualidade, geralmente vocês irão conversar sobre transgeneridade e não-binariedade, com foco em transfobia.

A definição da pansexualidade é geralmente dependente da definição da bissexualidade: se a bissexualidade é definida como o desejo por mais de um gênero, algumas pessoas definirão pansexualidade como o desejo por mais de dois gêneros; se a bissexualidade é definida como o desejo por muitos gêneros, algumas pessoas definição pansexualidade como o desejo por todos os gêneros; se a bissexualidade é definida como o desejo pelo próprio gênero + outro diferente deste, algumas pessoas definirão pansexualidade como o desejo independente de gênero.

Mas: bissexualidade e pansexualidade podem ser e já foram definidas com todas as definições acima.

(link aqui: http://alemdamidia.info/algumas-diferencas-e-semelhancas-entre-bissexualidade-e-pansexualidade/)

Já nesse site aqui, a diferença se trata de bissexualidade ser um termo “guarda-chuva”, que abrange diversas outras sexualidades, entre elas o pansexualismo.