(saiba que está tudo bem)

Olá.

Não nos falamos muito, mas sabe, eu sei que você terminou o relacionamento recentemente e, independente do que tenha acontecido, saiba que vai ficar tudo bem, apesar de agora parecer o fim do mundo. Talvez você tenha que continuar com a cabeça erguida como se nada tivesse acontecido, porque… tem que se mostrar forte, não é? Mas relaxe; eu não vou contar para ninguém se você chorou ou não no travesseiro. Eu já estive deste lado, e eu sei muito bem como funciona, fique tranquila.

Provavelmente você não teve a chance de ter alguém compreensivo e amoroso ao seu lado, mas isso — como você bem sabe — não é da minha conta, não é mesmo? Mas deixe-me acalmar um pouco seus sentimentos pelos minutos de leitura que você vai desperdiçar lendo isso.

É claro que todo mundo vai dizer para você que ele não prestava, que você jogou fora um ano e meio da sua vida, que relacionamentos às vezes não trazem futuro e que a história de vocês já deu o que tinha que dar, mas muitas vezes, não é disso que você precisa. Muitas vezes, você só precisa que alguém diga que está tudo bem se você ainda quer guardar as boas memórias, e preservar a história tão bonita que vocês tiveram. Muitas vezes, você só precisa entender que não tinha que ser agora, e que talvez mais para frente, vocês possam se encontrar, com outra cabeça, com uma visão de mundo completamente nova.

Eu sei, pode parecer bobagem agora, ainda mais se você estiver com raiva, mas quando a depressão chegar você vai precisar de um colo, então me deixe dar uma mãozinha, mesmo que indiretamente.

Parece meio estranho alguém como eu dar esse tipo de conselhos. Sei que as pessoas também pensam “mas ela tem um relacionamento tão bom, o namoro dela não tem problemas, eles se dão tão bem um com o outro”. Bom, não posso negar que é verdade; eu realmente encontrei quem eu pudesse confiar, e quem eu pudesse ter ao meu lado e saber que poderia contar, mas não significa que eu não sofri nas garras de outros relacionamentos. Tenho um amigo que costuma me chamar de guru do amor; não acho que seja para tanto, mas eu entendo um pouco sobre términos, passei por muitos deles, e sei o quanto é difícil, mas posso assegurar, sempre passa. Por mais que possa parecer impossível, vai passar, sim.

Agora não é hora de pensar no que possa ter dado errado. Não é hora de achar que a culpa foi sua, e nem se atreva a pedir desculpas, mesmo que a briga inicial tenha sido sua. Agora, é hora de esfriar a cabeça.

Evite reconciliação no momento; deixe o tempo fazer seu trabalho, e se possível, em silêncio. Conversas só sobre assuntos felizes, nada de tristeza. Não vai adiantar nada, só vai te machucar.

Assista um filme, tome um banho relaxante, marque uma hora no cabeleireiro, uma outra hora na manicure; faça o pé, a mão e as sobrancelhas. Sente embaixo de uma árvore grande, num parque, e relaxe. Fique ali por um tempo. Leia um livro, ouça músicas. Tire um tempo para você, pois você vai notar que está cansada. Veja, quando passamos tempo demais cuidando de outras pessoas, esquecemos de nós mesmos, e isso é compreensível, isso é normal. Só aproveite esse tempo e cuide de você; quando um novo ciclo começar, verá que valeu a pena.

Saiba que não é impossível se apaixonar novamente, mas tenha em mente o que aprendeu com o último relacionamento, para não correr o risco de cair novamente. Aprenda consigo mesma, mais pra frente, pode fazer até piadas…

Ou então, faça como a Adele, ou a Beyoncé (quem você preferir): ganhe dinheiro nas custas do sofrimento que ele te fez passar. Aposto que também é lucrativo.

Eu vou ficando por aqui… Espero que esteja bem, mas se não estiver, saiba que logo passa…

Boa sorte!