Tudo bem ter uma vida comum

Encontre paz e realização em ser apenas mais um

Eu sei bem o que você deve estar pensando, é uma loucura mesmo se contentar em ser ordinário. Aceitar ser um qualquer parece ser preguiçoso e coisa de covardes. Ninguém compraria uma camisa com a foto de uma pessoa comum, ninguém sonha em ser o futuro carteiro, o homem que entrega o leite ou o graçon que serve na lanchonete mais amada da cidade. A gente quer mesmo é ser o futuro Bill gates, a nova Madona ou quem sabe o detentor do nobel.

No entanto, vou dizer de forma bem simples: Alguém tem que limpar o lixo nas ruas de manhã. Você acha mesmo que é sustentável 7 bilhões de pessoas ricas no mundo ? Que todo mundo vai conseguir seus sonhos de ir longe, de ser uma mente brilhante ou a nova estrela da TV ? A real é que não é assim que funciona, poucos chegarão lá e uma grande parte vai ficar pra ser esquecida pelas próximas gerações. A verdade que é que você pode acabar fazendo parte dessa galera de vida regular que nunca estará na capa dessas revistas de celebridades, mas está tudo bem se assim for, você ainda pode ser muito feliz e é isso que importa no fim do dia.

As crianças entendem mas a gente faz eles esquecerem

Você acha mesmo que a felicidade tem a ver com ser bem sucedido materialmente ou ser reconhecido pelo mundo ? Se você acredita nisso olha ao o redor e não vai demorar muito pra perceber que o velhinho que vende cachoro quente na praça tem um sorriso mais bonito que aquele seu advogado que já está no terceiro divórcio. Existe beleza na simplicidade de uma vida comum, essa história de ter seu emprego que paga as contas, alguém do seu lado pra lutar junto nas dificuldades, levar os filhos para nova escola, chorar de alegria na sua formatura e sonhar com as ruas de Paris mesmo sabendo que nunca vai pisar lá. Ser o aluno nota 10 é realmente algo incrivel, mas na maioria das vezes o aluno média 7 vive mais intensamente.

O padeiro ta lá, vai morrer e daqui a 100 anos ninguém vai saber quem ele era, mas ele é feliz com sua esposa, seus vizinhos adoram suas piadas e ele que é louco por futebol ta sempre vibrando nos estádios. A empregada doméstica é um amor de senhora, a dona Maria. Sua patroa paga o suficiente pra ela fazer os biscoitos para seus netos que adoram visitar a avó, sua filha não tem muito juizo, tão novinha e já vai para o segundo filho, dona Maria reclama mas no fundo ta ansiosa pra ter mais um pequeno correndo na sua casa. Ela casou com seu João bem cedo, passaram por tantas coisas mas nunca largaram, ele ainda a beija com o mesmo amor de antes, não com a mesma frequência, mas estão lá, felizes mesmo sendo comuns.

Você não precisa ter essa paranoia de que tem que ser gigante pra ser feliz, na verdade, pra ser feliz a gente precisa de tão pouco. Amigos para compartilhar momentos, alguém pra compartilhar um amor, saúde, um coração cheio de esperança e veja a mágica acontecer. Isso de querer ser demais é só alimento para nosso ego, gente que precisa se sentir especial de alguma forma ou quer provar algo para os outros ou a si mesmo. Pra que ser milionário se eu eu não tiver pessoas que eu me importo para gastar meu dinheiro ? E qual a graça de juntar os amigos na mansão se a gente não vai ter histórias para relembrar ? Tudo se resumiu numa adolescencia com as caras nos livros e uma vida adulta atolado no trabalho. Pessoas comum se alegram fácil, por que nem tudo é tão fácil assim para eles, então quando conseguem algo é uma festa. Se orgulham de seus pequenos feitos e estão por ai vivendo, ainda sonhando por que sempre tem algo a mais para alcançar. As pessoas extraordinárias as vezes já foram tão longe que chega num ponto que nada mais empolga e o que falta para completar seus vazios não pode ser comprado ou resolvido com matemática.

Eu aprendi que aceitar que talvez eu seja mais um que não vai tão longe assim é libertador. Não que você precise desistir de seus ideais, mas não pense que eles ditarão o seu sucesso ou sua paz. Não quero dizer também que nossos idolos não podem ser felizes com suas vidas extraordinárias, o ponto a ser refletido é que a vida é muito mais que isso tudo. Talvez seus pais foram pessoas comum e muito felizes, ou seus avós ou aquela família de seu amigo que você tanto admira. Observe os momentos mais felizes de sua vida e veja que foram atividades que você não precisa ter uma mente brilhante ou ser milionário para vivê-las e perceba o quanto de pessoas comuns estavam envolvidas nelas. Ser comum não é ser menos, ser comum é ser humilde a ponto de ser feliz com o que a vida lhe deu, com o que você conquistou. Entender seus limites e aceitar que ta tudo bem não ser capaz de ir além, fazer a diferença onde você pode e deixar sua marca, mesmo que pequena nesse universo enorme. Ter paz no coração na simplicidade por que ser mediocre é ter o mundo nas mãos e um coração vazio de pessoas e uma mente vazia de momentos.