Imagem por Dan Moore

É muito importante entender esse conceito e como ele pode justificar os esforços e investimentos em UX

Quem trabalha com UX sabe a importância que a área possui na melhoria dos produtos e serviços. E a empresa onde você trabalha, compreende esse valor?

Essa percepção de valor está relacionada ao nível de maturidade UX que a empresa possui, e uma das ações que pode contribuir para a elevar essa percepção de valor, é calcular o ROI de UX.

Só contextualizando, o ROI é o Retorno sobre o investimento, uma fórmula que permite saber quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com os investimentos feitos.


Imagem por Nicolas

O que o UX designer pode fazer para oferecer a melhor experiência para o usuário?

Vejo essas dúvidas sempre presentes em grupos de discussão com foco em UX, especificamente para produtos e serviços digitais. Então decidi compartilhar um pouco dos processos que já utilizei para desenhar uma melhor experiência de uso.

1- Comece com o mapeamento das informações mais importantes.

Qual é o nível de satisfação dos usuários, quais são as dúvidas, os problemas, as reclamações. Levantar esse tipo de informação é a base de trabalho para o time de UX.

  • Use o NPS (Net Promoter Score) para medir o nível de satisfação e lealdade dos seus clientes.
  • Aplique Pesquisas de satisfação para aprofundar esse mapeamento.
  • Defina as personas ou proto-personas para ajudar no…


Uma dica de livro que gosto muito ❤

Eu resolvi fazer esse texto depois de reler um livro maravilhoso e se você está à procura de uma boa leitura, essa é a minha dica:


Entender o nível de maturidade de uma organização é o primeiro passo para a evolução do seu time de UX e da sua empresa.

A experiência que tive ao trabalhar em diferentes empresas me fez perceber a necessidade de entender mais sobre maturidade UX.

Cheguei a acreditar que o time de UX não era bom o suficiente para propor e mostrar resultados efetivos. Porém com o passar do tempo, percebi que na verdade eram as empresas que não tinham um entendimento mais aprofundado sobre o design centrado nas pessoas e por isso a coisa não fluía.

A procura por profissionais…


Um mix de ferramentas que equilibra as necessidades do usuário e os interesses do modelo de negócio.

Iniciei um novo projeto e o desafio era redesenhar a experiência de um site voltado para quem curte café. Além da loja com utensílios, o cliente queria melhorar o serviço de assinatura mensal. Repensar o fluxo de compra e explicar como funciona o modelo de negócio dele.

Iniciei então uma das etapas mais trabalhosas da vida, que é a fase de levantamento de dados, análise competitiva, entrevistas com clientes e público-alvo, para entender qual caminho teríamos que seguir.

Normalmente, para a fase das entrevistas, eu usaria o mapa de empatia como parte do processo de exploração. Mas, pesquisando sobre outras…

Suzi Sarmento

Truly interested in how to craft meaningful experiences. Product Designer @ Pipefy

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store