A unica certeza é a morte.
Um texto sobre relacionamentos abusivos.
“Mas Gabriel o que tem a ver a certeza da morte com relacionamentos abusivos?”
Calma, chegaremos lá e você verá a ligação.
Toda vez que falamos de relacionamento abusivo pensamos em uma coisa: relacionamentos amorosos. Não é errado vir justamente isso a cabeça, TODOS já passamos por um relacionamento abusivo e a maioria durante a adolescência onde na maioria das vezes romantizamos comportamentos como possessão, ciume, perseguição, loucuras de amor e etc.
Mas, por falarmos tanto que relacionamento abusivo tem essa ligação quase que unica e exclusivamente com relacionamentos amorosos, esquecemos que existem amizades abusivas, familiares abusivos, chefes abusivos, ex parceiros abusivos e, a maioria desses, insistimos em ignorar por que atribuímos outros nomes, menos o de abusador.
Tenha em mente que esse texto é sobre abusos psicológicos, abusos físicos são algo mais sério e identificamos na hora que está acontecendo pois né, físico.
Quero começar falando de um dos que talvez seja o maior tabu em questão de abusos: familiares abusivos.
Nós temos um negócio, uma cultura, um comportamento de endeusarmos nossos pais, colocarmos em um posto onde temos que beber cada palavra e nunca falar nada pois eles estão certos, querem o melhor para nós e por isso temos que tratá-los assim.
ERRADO.
Sim nossos pais tem na cabeça deles que o que fazem por nós é o ápice do sacrifício, quando na verdade não é mais que a obrigação deles. Por obrigação digo que, até os 18 anos, eles tem que nos prover com o básico para sobrevivência, está na lei, se seu pai te coloca na rua para trabalhar aos 13 por que na sua idade ele capinava quintais pra levantar um dinheiro, bom, problema dele.
Mas creio que você não tem menos que 18, talvez não, então já passou por isso e sabemos que os pais tentam moldar em nós o que eles não tiveram, a faculdade que não fizeram, a casa que demoraram para ter, o carro do ano que não conseguiram. Eles colocaram em nós expectativas altas que eles não superaram e acharam que tínhamos a obrigação de superar.
Quem nunca ouviu um “tem que fazer medicina/engenharia/direito” ou “presta concurso publico”? E o pior, quanta gente não faz isso? Quanta gente não foi na noção de mercado que nossos pais tiveram a 20 ou 30 anos atrás?
Me lembro de um concurso em que minha mãe ficou indignada por que ter passado em +/- 600° lugar sendo que ela, quando prestou, passou entre os 10 primeiros. Na época dela foram 100 pessoas e mais de 50 vagas, pra mim foram 16000 pessoas e 3 vagas, era um absurdo e eu me senti extremamente mal por não ter conseguido.
Você não é seus pais, você não tem que viver sua vida da forma que eles acham correto que você viva, você não pode e nem deve moldar o seu ser da forma que eles acham correto, um dia eles morrem e você fica aqui um reflexo dos fracassos que eles tiveram. Você vai refletir uma imagem que eles já estão refletindo dos pais deles.
Então não se cobre tanto, vá atrás do que você quer, não deixe que seus pais controlem sua vida, saiba expor sua ideias, saiba fazer essa troca de informações, expor seus pontos e o que você quer. Eles não são donos de você, eles não devem decidir por você, eles não devem te cobrar por algo que eles querem, mas sim você deve um respeito a eles pois provavelmente muito do que tem foi com o suor deles no dia a dia, porém tirando isso você não se deve deixar levar pelo que eles querem.
Saiba reconhecer esse tipo de abuso na sua família, não só pai e mãe, mas tios, primos, irmãos, pessoas que querem decidir quem você deve ser.
Falando um pouco sobre carreira, precisamos saber identificar abusos no ambiente de trabalho, não só de chefes, mas de outros colegas com o mesmo posto ou superior.
O abuso pode ser diferente entre superiores e colegas, mas falando primeiro sobre superiores, não sei como é em outras áreas, acho que cada área tem a sua particularidade quanto o que te torna um bom profissional. em T.I. essa particularidade é a quantidade de horas extras que você faz e como aplica o seu tempo em casa, sim, até o tempo em casa deve ser reservado pra estudos e trabalho, se não muitos te consideram um mal profissional (cultura que estamos mudando aos poucos).
Tendo em vista que cada área tem o seu problema cultural você deve saber como identificar quando teu chefe te empurra pra isso, quando ele te cobra baseado em uma ideia toda antiquada. Então se está te colocando para trabalhar excessivamente por que isso vai te trazer um crescimento, ou só por que assim é menos trabalho para ele. Se brinca com seu psicológico de modo sutil falando que vai ter que contratar outra pessoa já que você está devagar. Se te ignora, ignora suas ideias. Se desconta a raiva em você, cuidado, provavelmente você está sofrendo abusos, está ferrando com seu psicológico e não está fazendo nada sobre isso.
Quanto a colegas o abuso é mais descarado, temos algo sobre ter medo de chefes e simplesmente abaixamos a cabeça, já entre colegas isso não acontece, quando um é abusivo ele se sente no direito de te tratar mal, de te fazer de burro, de te queimar pra todos, se sentem no direito disso. Se não te ouvem, não te deixam falaram ou te tratam como uma pessoa estupida, cuidado.
Isso te adoece, te estressa, esses problemas no trabalho chegam a ser os piores pois passamos cerca de 8 horas por dia nisso, pensando nisso, foram o caminho de ida e volta até conseguirmos desligar totalmente. Isso te trás problemas que você poderá não se curar tão fácil, você não merece passar por essas coisas por causa de emprego, esse emprego provavelmente não vai ser o ultimo da sua vida, não é o único, não é o certo e se conversando nada muda, então você precisa se mudar.
Não existe uma certeza quanto a emprego, a unica certeza é que você não merece passar por isso por mais difíceis que estejam as coisas, por mais que precise de dinheiro. Não da pra se dar ao luxo de pedir demissão a qualquer hora de qualquer lugar, mas se planeje, nenhum dinheiro paga uma boa saúde física e mental.
Passando agora para as amizades, aaaaaaa as amizades, essas tem um poder incrível de se tornar tóxicas por que também são extremamente romantizadas.
Nós temos muitos problemas quando o assunto é amizade, tratamos como um vinculo que é pra ser eterno onde a pessoa tem um certo poder sobre o seu ser, sobre suas decisões e sempre com conselhos importantíssimos e que parecem ser feitos para você, afinal seus amigos te conhecem tão bem.
ERRADO.
É errado pensar que vamos levar amigos pelo resto da vida e sendo assim devemos fazer tudo por eles, devem sair o tempo todo que eles chamarem, devemos tomar todos os conselhos como o certo, como se estivéssemos acabado de sair de um intensivão de terapia.
Amigos podem sim ser abusivos, amigos podem sim querem o melhor pra eles te guiando por outro caminho, amigos podem ser muito falsos, amigos podem te impor regras que eles mesmos não cumprem, amigos podem ter algo na cabeça deles e fazerem você se sentir mal por isso.
Por exemplo aquilo de “amigos antes de namoro”, como eles podem colocar com tanta certeza que eles vão estar la por mais tempo que a pessoa que você namora? Quem são eles pra te privarem de uma felicidade pelo egoismo de que você tem que colocar amigos em primeiro lugar por que alguém, em alguma época disse que é isso que tem que ser feito. Qual garantia eles te dão de qualquer coisa? O quão péssimo é fazer você se sentir mal por que eles querem que você se sinta?
Não caia em amigos abusivos, tome cuidado com quem te rodeia, tome cuidado com aquele seu melhor amigo(a) que diz querer apenas o seu bem. Seu amigo de verdade vai saber que você precisa do seu espaço, da sua vida, da sua felicidade e que isso independe dele. Ele não deve pensar que tem poder sobre isso.
Quanto a relacionamentos românticos, bom, isso daria todo um novo e complexo texto. Vou me limitar a não falar deles por enquanto e, caso alguém queira, estou a disposição para conversar sobre.
Então saiba identificar abusos, saiba ver quando algo te faz mal, saiba identificar que se te deixa pra baixo pode não ser sua culpa, mas estão te falando que é. Saiba dar um fim nisso, respire fundo, crie coragem, pule fora disso, o seu bem estar, sua saúde, seu psicológico valem MUITO mais do que qualquer familiar, que qualquer amigo, que qualquer emprego.
É muito péssimo pensar assim, mas pode ser que amanhã mesmo nenhum deles estejam mais aqui, e o que te sobre? Uma cabeça fodida por pessoas que fingiam ou achavam estar querendo seu melhor quando na verdade queriam o melhor no ponto de vista delas, ignorando o seu.
Então tenha uma unica certeza e quebre qualquer dependência de outra pessoa, elas não são certeza na sua vida, e se por um acaso sejam uma certeza temporária, que seja por que você assim quis, seja por que você assim permitiu.