Está tudo “Cátionado”.

Tabelou com Quem
4 min readJun 22, 2020

Existe o Euro, o dólar e em tempos estivemos o escudo.

No futebol existe uma medida que valoriza os jogadores. Os Cátios. Os Cátios são uma medida que define a idade de um jogador. Todos os jogadores representados por Cátio Baldé, parecem ser Cátionados.

Esta semana o antigo jogador da Seleção Nacional Toni, deu uma entrevista.

Falava de muitas coisas, mas uma delas dizia:

“Como é que o FC Porto o descobriu na Guiné-Bissau?
Foi através do empresário Cátio Baldé. Ele já tinha alguns jogadores em Portugal, como o Samuel e o Forbs, e viu-me a jogar naquilo que se chamava Campeonato do Defeso. Gostou do meu futebol, falou com os meus tios — as pessoas que me criaram — e levou-me para Portugal.”

Cátio Baldé, tem ligações com Portugal desde 1991. E isto despertou a nossa atenção. Porque uma ligação tão longa ajudava a explicar muitas coisas estranhas que se passam e passaram no nosso país em termos de atletas.

As idades dos jogadores Guineenses é um tema que ninguém quer discutir e na verdade é praticamente um não tema. Porque não se consegue explicar se são mais velhos ou mais novos.

Então, decidimos utilizar a “Big Data” para nos ajudar a explicar algumas coisas.

A métrica é simples: Fomos procurar todos os jogadores que representaram as seleções Nacionais de vários escalões vindos da Guiné ou que em algum momento houve dúvida em relação à sua idade de 1991 a 2010.

Queríamos perceber qual a idade em que deixaram campeonatos competitivos e com que idade terminaram mesmo a carreira.

Se todos eles terminaram a carreira cedo ou muito cedo, isso só quer dizer uma coisa: A Federação tem utilizado jogadores mais velhos para equilibrar as contas.

Encontrámos 11 atletas que reuniam todas estas condições. 7 da Guiné, 2 de Angola e 2 de Cabo Verde. Atletas que participaram em tudo o que era competições Europeias e Mundiais pelos escalões Sub 16 a Sub 21. Até Jogos Olímpicos.

Podemos dizer que todos eles acabaram a carreira cedo, saltaram fora cedo de clubes e campeonatos de alto rendimento.

“Os números não mentem. A política, a poesia, as promessas…tudo mentiras. Os números são o mais perto que chegamos da escrita de Deus.”

Quase todos estes atletas, sairam da alta competição no auge da sua carreira, na fase madura, na fase onde estão na plenitude das suas capacidades. Os 25/26/27/28 anos.

Ninguém faz perguntas?

Este artigo começou a falar de um empresário muito conhecido chamado Cátio Baldé. Destes 11 jogadores, apenas sabemos que 1 é do Cátio Baldé: Toni. Desconfiamos de mais 2, tendo em conta o ano que chegaram e para o clube que vieram: Petit e Ednilson.

Ednilson tem até um Europeu Sub16 em 1996 muito curioso.

Em 1996, esta foi a convocatória. Vejam a idade de Ednilson neste torneio. Como podem ver, ele e o Petit era fenómenos para a sua idade.

Ednilson apenas jogou 3 jogos. Quartos de final, Meias finais e a final. Com a sua entrada no torneio, com apenas 13 anos, Portugal marcou 9 golos e sofreu apenas 1.

Sabem quem marcou o golo que deu o título a Portugal?

Petit!!!! Quem?

A final foi disputada contra a França, onde a equipa gaulesa não tinha qualquer atleta fenómeno de 13 anos.

Sabem quantos jogadores de 13 anos estavam nas 16 equipas que disputaram esse Euro Sub16?

1, o Ednilson.

Mas na altura estava tudo tranquilo. Ednilson terminou a sua carreira na alta competição aos 26 anos, no auge das suas capacidades. Terminou mesmo a carreira aos 29.

Depois de procurarmos por mais jogadores de Cátio Baldé nessa década de 1990, descobrimos mais 1, com carreira curta.

Lay, que chegou para os juniores do Sporting e que acabou a carreira aos 26 anos.

Além destes jogadores de Cátio Baldé na década de 90, temos ainda em competição o craque Bruma, onde as suspeitas das idades são mais que muitas. Edgar Ié e Agostinho Cá.

Veremos daqui a 10 anos…

Dia 1 de Julho 2020

Record parece responder a algo por nós…

Está tudo “Cátionado”.

--

--

Tabelou com Quem

O futebol vive de tabelas. Curtas, rápidas, inteligentes, únicas, dinâmicas, obscuras e em muitos casos ilegais.