imagem: Pixabay

Como dividir o apartamento e não acabar perdendo dinheiro

Nunca dividi apartamento com ninguém, nem mesmo na época da faculdade, mas, tenho amigos que dividiram. Os motivos para dar um passo como este, são vários, desde estar cursando faculdade em outra cidade a querer mais liberdade ou até mesmo um novo trabalho.

Para aqueles que estão pensando em enfrentar essa jornada vai aí algumas dicas para não se prejudicarem financeiramente e por consequência acabar colhendo algumas inimizadas.

Primeiro de tudo você deve se planejar financeiramente e não menos importante fazer a seguinte pergunta: Eu realmente estou disposto a aguentar os hábitos e costumes da ou das pessoas que irão dividir o APT. comigo?

Pois bem, feito isso, vamos ao que interessa!

ESCOLHA DO LOCAL

Escolha um local mais próximo possível da faculdade ou do trabalho, pois será muito mais econômico, principalmente quando se referir ao deslocamento. Caso a região seja valorizada coloque tudo na ponta do lápis, analise o restante das futuras despesas e na hora de dividir com os colegas pode sair bem mais em conta que locais mais baratos só que mais distantes.

DIVIDINDO AS COMPRAS E AS CONTAS

Produtos básicos como arroz, feijão, carne, óleo, produtos de limpeza e higiene devem ser comprados e divididos por igual. No caso de produtos supérfluos como chocolate, sorvete, doces entre outros, devem ser comprados individualmente, ou seja, cada um compra o seu e paga o seu. Para facilitar e não causar confusão, organize a geladeira com nomes nas prateleiras para ficar mais fácil saber o que é comum de todos e o que é individual.

ORGANIZAÇÃO DO APT./FAXINA

Faça uma reunião e verifique a aptidão de cada um, divida quem lava o banheiro, quem limpa a cozinha, quem lava a louça e assim por diante. Essas tarefas devem ser feitas diariamente para que o APT. esteja sempre limpo e organizado. Um lugar bem gerido e organizado evita o descontentamento de algum membro do grupo ou até mesmo a saida precoce de um ou mais membros causando o aumento de despesas.

E você, já dividiu apartamento com alguém? Divida conosco sua experiência!