Eu Sou Eu, Nicurí é o Diabo

Até a algum tempo atrás, os termos “esquerda” e “direita” diziam respeito somente a modelos sociopolíticos. Não creio que este ainda seja o caso, pois está claro que estes ditos modelos avançaram muito em suas pretensões, e que agora se propõem a explicar a própria realidade como um todo, não se limitando a fazê-lo somente através do paradigma sociopolítico, mas também a partir dos pontos de vista da religião, da espiritualidade e da moral, porquanto clamam para si a responsabilidade de guiar a humanidade também nessas esferas. Assim, pode se dizer com segurança que transformaram-se em sistemas filosóficos, e que, enquanto tal, explicam a realidade e determinam como o indivíduo deve pensar e proceder em sua vida pública ou privada. …


Não percorrer o caminho único e natural que todos podemos intuir e identificar dentro de nós mesmos — única forma de viver a vida que vale a pena ser vivida — deve ser um dos maiores pecados que o indivíduo pode cometer. …


O parágrafo abaixo resume a essência do daoismo (taoismo) de forma magistral e, deve-se notar, sem a necessidade de sacerdotes, deuses, imperadores, monges, gurus, templos, cerimônias ou estátuas. A tradução que segue é minha e foi feita direto do texto original em chinês clássico.

“No início do universo não havia nada, não havia objetos nem nomes, havia apenas o Dao amorfo. Todas as coisas emanam do Dao e passam então a existir, e a isso se chama “receber a essência”; porem antes de existir, a natureza de todas as coisas é determinada de modo inconfundível, e a isso se chama “determinismo”; o Yin e o Yang se combinam e geram todas as coisas, que então formam suas próprias vidas individuais, e a isso se chama “forma”; a forma mantém a sua essência, revelando hábitos e princípios individuais, e a isso se chama “qualidade inerente”. Cultivar o espírito significa voltar à própria natureza, e a mais bela natureza é aquela idêntica ao início do universo. Estando idêntico ao início do universo o indivíduo alcança o estado de vacuidade; alcançando a vacuidade pode alcançar a mente que tudo abarca e sua fala será como a do pássaro, pois nela não existirá o julgamento. …

About

Tadzio Goldgewicht

Professor, Bacharel e Mestre pela Universidade de Shanxi, na China. Especialista em Chinês clássico e filosofia clássica chinesa. www.tadziog.com