BRAZILIAN POLITICAL TATTOOS

TAIOM Silva
Oct 3, 2018 · 3 min read

Apesar do título em inglês, esse trabalho fala ao público nacional. As imagens relacionadas e seus diferentes usos já são por si mesmas o objetivo do trabalho. Este texto não pretende justificar a existência nem embasar teoricamente o que já foi feito, apenas registrar a trajetória até então.

A referência clara e direta são as tatuagens de cadeia russa e famosa publicação: a enciclopédia Russian Criminal Tattoos. Lançada em três volumes em 2003, tive contato com a coleção em 2009 enquanto pesquisava para meu TCC na UnB. O trabalho da época é o Tatuagem Urbana x Pixação Humana e foi onde estudei iconografias ligadas as tatuagens carcerárias, tendo as russas como um dos recortes de pesquisa. Estes livros são baseados nos desenhos e descrições de Danzig Baldaev, agente penitenciário que catalogou as tatuagens in loco durante os 52 anos que serviu a antiga União Soviética. Nas fotografias e imagens copiadas diretamente dos corpos dos detentos nota-se um forte caráter político, codificado em uma rica e extensa iconografia. Muitas vezes aparecem referências a lideres de estado e quase sempre a representação é em relação de ódio e revolta.

ESTADO | ordem e progresso. 2013.

Durante os protestos de Junho de 2013, movido pelo mesmo sentimento de indignação que lotou as ruas do país, comecei a fazer desenhos de cunho politico inspirados na estética e simbologia das tatuagens carcerárias russas. Já no decorrer do Golpe de 2016, segui o trabalho com com mais algumas figurinhas detestáveis da política brasileira e desta vez me disponibilizando para tatuar gratuitamente os desenhos em quem o quisesse e quantas vezes fossem necessário. Foram feitas 11 tatuagens, algumas fotos e gravados depoimentos de alguns dos que tiveram o corpo tatuado com estes símbolos.

TRAÍRA | 2016. foto 2018

As vésperas das eleições de 2018, dou continuidade ao trabalho publicando novos desenhos que assim como os já existentes estão inteiramente disponíveis, são de livre circulação e podem ser usados em camisetas, cartazes, panfletos, tatuagens ou o que mais quiserem, desde que sem fins lucrativos e nenhum trato comercial.

LIXO | 2013.
GRANDE ACORDO | 2018
ELE NÃO | 2018
BÍBLIA, BOI e BALA | 2018
TRAÍRA | 2016.

interessados em tatuar comigo algum destes desenhos, favor entrar em contato diretamente pelo email vctestudio@gmail.com.

TAIOM Silva

Written by

Tatuador e Artista Visual.