Resiliência

A vida nada mais é

Que um paradoxo inconstante

E como todo bom paradoxo

É hipócrita e frustrante

Boa e ruim

São momentos assim

Que nos levam adiante

Ah, chega..

De que adianta todo o esforço? Pra que, afinal, nos matamos todo dia pra encaixar no que impuseram pra nós? Tem que ter outro jeito, não é possível.. Se você veio esperando um discurso motivacional ou frases de incentivo, você tá no texto errado.

Será que eu posso ser duas coisas então? Uma que se encaixe e outra que encaixe em mim. Não, porque não dá. Tudo que se encaixa exige nosso tempo, paciência e saúde mental e física. Então como fazer outra coisa simultaneamente? Você pode, é claro, tentar mesmo assim e forçar sua CPU ao máximo.

Mas no fim o que importa não é que eu seja feliz? Ah não? Desculpa achei que fosse.. Eu tenho mesmo que passar o resto da vida morrendo internamente por causa de um modelo absurdo que impuseram a nós e a maioria simplesmente aceitou. Não se iludam, crianças, a escola é uma bosta mas a vida é igual, se não pior, e não vai acabar.

Você ter que brigar com meio mundo pra defender o que te faz feliz é inaceitável. E além disso, se conseguir ir pelo caminho que queria e ele for injusto e abusivo, você não tem o direito de reclamar, porque afinal “Você escolheu isso”. Eu escolhi fazer o que eu amo, não escolhi me submeter à tortura psicológica, física e financeira. Tudo por um pedaço estúpido de papel dizendo que eu sou quase capaz de trabalhar.

Mas é né, somos obrigados a aceitar calados, engolir o veneno sem fazer cara feia. E voltamos a fingir que tudo está bem, seguir nossa vidinha sorrindo com o que dá, e chorando quando dá. Porque é o que sempre fazemos. Um dia estamos desmoronando, no outro nos erguemos. E assim vai ser, daqui até o dia em que não voltarmos mais a nos erguer.