É você quem reúne os amigos?

Tales Gubes
Dec 5, 2018 · 2 min read

Todo grupo de amigos tem aquela pessoa que é a agregadora da galera. Se essa pessoa muda de cidade ou fica sem tempo livre, o grupo deixa de se encontrar. Quando a pessoa volta, “nossa, que saudade”, “uau, a galera nunca mais se encontrou”, “a gente só se vê quando você chama”.

Ser uma das pessoas que só responde aos convites é cômodo. Você não precisa pensar em agenda, local, evento, nada disso. Apenas vai.

Não há nada de errado com isso, mas o resultado é óbvio: se ninguém reassume esse papel, o grupo perde consistência e se desfaz.

Não é por nada que cursos e empregos são muito funcionais para aproximar pessoas e criar amizades: o efeito agregador já está garantido na rotina, em estar no mesmo espaço e tempo vários dias na semana durante um longo período de tempo.

Além disso, a diversidade de pessoas facilita que haja alguma agregadora de galeras por perto, extrapolando a conexão para além do curso ou trabalho.

Tem gente que passa a vida seguindo quem organiza grupos.

Tem gente que diz que “não sabe” agregar a galera.

Isso é bobagem. Basta uma frase, uma ligação, uma mensagem. Não sabe o que dizer? Tente isso: “Oi, vamos nos encontrar neste final de semana?”

A resposta pode ser “não”. Se você mora numa grande cidade, a probabilidade é que a resposta seja mais não do que sim. Tudo bem, é só chamar mais gente. A probabilidade trabalha a favor dos grandes números.

E pronto, no momento em que você tiver o segundo sim, você virou a agregadora da galera. Continue assim.


Originally published at Tales Gubes.

Written by

Um olhar não-violento para uma vida mais livre, honesta e conectada. Criador do Ninho de Escritores, da Oficina de Carinho e do Jogo pra Vida.

More From Medium

Top on Medium

Ed Yong
Mar 25 · 22 min read

27K

Top on Medium

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade