Liberdade pode ser um problema

Tales Gubes
Jan 9, 2019 · 1 min read

Há oito anos, trabalho como autônomo e preciso definir por conta própria meus horários, prazos e metas. Como escritor, a página em branco no início de um texto é a experiência máxima de liberdade e, para muita gente, de frustração e bloqueio.

Se posso fazer qualquer coisa a qualquer momento, seja na rotina, seja no trabalho, também posso não fazer coisa alguma. E muitas vezes é o que acontece.

Vejo isso com escritores o tempo inteiro. É como se a possibilidade de escrever a partir de qualquer ideia ou qualquer estilo se amontoasse de forma paralisante.

Vejo isso o tempo inteiro também com pessoas que trabalham de forma autônoma, especialmente aquelas que acabaram de sair de rotinas convencionais com hora marcada e chefe cobrando resultados.

Então liberdade é algo ruim? Não, apenas pouco eficaz para alcançarmos resultados. Se o que quero é alcançar resultados, restringir a liberdade aqui e ali me parece ser a forma mais poderosa de fazê-lo.

De novo, vejo isso o tempo inteiro com escritores: não consegue escrever? Escreva sobre um elefante azul numa tarde ensolarada. Pronto, nascem textos infinitos.

De novo, vejo isso o tempo inteiro com autônomos: precisa produzir melhor? Separe um horário para cumprir algumas rotinas, escrita, exercício, alimentação, estudos… E as coisas começam a se encaixar.

Para mim, essa é a maior ironia da liberdade: o melhor modo de aproveitá-la é restringi-la.


Originally published at Tales Gubes.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store