O Comitê de Autistas contra a COVID-19 (CAVID) realizou uma pesquisa via questionário online de 26/05 e 21/06/2020 para entender o impacto da pandemia em pessoas autistas maiores de 12 anos. Esta pesquisa é a primeira de uma série que visa identificar demandas de autistas para gerar um manifesto que será compartilhado com o poder público.
Além de investigar aspectos no contexto da pandemia, o questionário de 16 perguntas buscou compreender o perfil das pessoas respondentes em diferentes dimensões, como mercado de trabalho, grau de instrução, acesso a atendimento médico ou psicossocial, aceitação da família e identidade de gênero.
No dia 29 de Fevereiro de 2020, ocorreu em São Paulo a edição brasileira do Dia Mundial da Arquitetura de Informação (World Information Architecture Day), ou simplesmente WIAD.
O WIAD é um evento que ocorre em mais de 60 localidades ao redor do mundo desde 2012. Este ano, contou com a organização e curadoria da Carolina Leslie e Ana Coli. A organização global era realizada pelo Instituto de Arquitetura de Informação (The Information Architecture Institute — IAI), que infelizmente encerrou suas atividades formais em setembro de 2019.
O tema desde ano foi “O elemento de Arquitetura de Informação (AI): O…
Na área de desenvolvimento, especialmente para a web, o movimento de código aberto é altamente difundido e incentivado. Software Open Source (de Código Aberto) são sistemas que disponibilizam acesso ao código fonte para que pessoas da comunidade possam contribuir, manter, corrigir, derivar e redistribuir, contanto que mantenham suas derivações como sendo open source. Um dos locais mais notáveis para encontrarmos projetos open source para contribuir é o Github.
Quem está começando na área de tecnologia ou tem envolvimento com projetos de desenvolvimento de software mesmo sem ser profissional de tecnologia pode achar que não teria como contribuir com projetos open…
Você provavelmente já deve ter se deparado nas redes sociais com postagens usando as hashtags #PraCegoVer, #Acessibilidade, #TimelineAcessível, entre outras.
Esta é uma alternativa que as pessoas encontraram para disponibilizar texto alternativo às imagens para torná-las acessíveis, já que as redes sociais mais populares como Facebook e Twitter não possuíam este recurso até pouco tempo atrás. Estas hashtags complementam a legenda da postagem indicando que, a partir daquele ponto, vem a descrição da imagem.
As redes sociais têm implementado discretamente recursos que permitem descrever…
AVISO: este texto não tem o objetivo de ser imperativo para falar que você deve fazer uma faculdade na área de TI e nem cunhar que é preciso de faculdade para ser um bom profissional na área. O artigo tem o intuito de ser elucidativo para quem pode ter dúvidas sobre fazer ou não a faculdade, onde compartilho a minha experiência e perspectiva pessoal.
Sempre que alguém pergunta em algum grupo de TI se deveria fazer ou não faculdade, atiça um rebuliço nos comentários, devido à polêmica do tema. …
Em “Como estimar o esforço de desenvolvimento de software e por que isso é tão difícil? — Parte 1”, apresentei uma pesquisa que realizei para entender os principais problemas que ocorrem no mundo do desenvolvimento com relação à estimativas.
Agora é hora de entrar na parte que me motivou a escrever esta série de posts: compartilhar a minha experiência sobre esse assunto junto com algumas dicas, algo que muitas pessoas já me pediram informalmente. Longe de ser uma técnica formal ou receita de bolo, são dicas sobre organização pessoal que podem ser aplicadas independente da abordagem que você já utiliza.
…
Chega uma nova demanda para desenvolvimento de um projeto ou funcionalidade de um produto e a pessoa responsável pela gestão do projeto/produto chega pra você e pergunta na reunião: “e aí, quanto tempo você leva para fazer isso?”.
Por mais que tenhamos experiência em desenvolvimento, estimar tempo e prazo é uma tarefa desafiadora. O que mais ouço de colegas com relação ao tema é “nossa, é muito difícil falar quanto tempo vou levar pra desenvolver algo, como você consegue fazer isso?”.
Este post faz parte da série de relatos sobre as palestras da Trilha Acessibilidade do TDC-SP 2017.
A última palestra da trilha foi do Luiz Corte Real, desenvolvedor na Elo7. O Luiz apresentou um case real de como foi trazer conceitos de acessibilidade para os times da empresa e quais os desafios enfrentados ao longo do caminho. Luiz compartilhou as seguintes lições aprendidas ao longo deste processo:
Este post faz parte da série de relatos sobre as palestras da Trilha Acessibilidade do TDC-SP 2017.
Na penúltima palestra do dia, eu e o Mauro palestramos novamente sobre um projeto que desenvolvemos juntos em 2015 envolvendo uma inspeção de usabilidade e acessibilidade da urna eletrônica brasileira. Os resultados deste trabalho foram publicados como artigo na conferência Human-Computer Interaction International (HCII), em inglês.
A urna eletrônica pode ser considerado o sistema computacional mais utilizado no Brasil em termos de números absolutos de usuários. Ela foi implantada em 1996, ou seja, há duas décadas, porém, poucas mudanças significativas de interface e…
Este post faz parte da série de relatos sobre as palestras da Trilha Acessibilidade do TDC-SP 2017.
Marcelo Anjos, analista de sistemas no Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática (SIDI), compartilhou sua experiência no desenvolvimento de diretriz de acessibilidade para dispositivos móveis junto às equipes do SIDI e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A motivação para o trabalho foi o percentual de pessoas com deficiência no Brasil e a projeção do aumento de número de idoso no Brasil até 2040, público que também necessita que as aplicações sejam mais acessíveis.
Marcelo explicou que, mesmo com dificuldades, as pessoas…
Consultora de Acessibilidade na Utilizza | Neurodivergente | Mestre em Acessibilidade Web | GAIA — Autismo