Gráfico Autistas contra a Covid-19, recorte sobre planos de saúde e acesso a atendimento médico/psicossocial.
Gráfico Autistas contra a Covid-19, recorte sobre planos de saúde e acesso a atendimento médico/psicossocial.
Em um fundo roxo, na parte superior, há o logo do Comitê Autistas contra a Covid-19: ele apresenta o símbolo do infinito (colorido em azul, verde, amarelo e vermelho) na diagonal e, do lado direito dele, o nome do comitê. Na parte inferior do gráfico, separado por uma linha branca e também em fundo roxo, é apresentado o texto Recorte sobre planos de saúde e acesso a atendimento médico/psicossocial.

Neste recorte, foram analisadas as diferenças de perfil e acesso a atendimentos médicos entre as pessoas autistas que possuem ou não plano de saúde.

O Comitê de Autistas contra a COVID-19 (CAVID) realizou uma pesquisa via questionário online de 26/05 e 21/06/2020 para entender o impacto da pandemia em pessoas autistas maiores de 12 anos. Esta pesquisa é a primeira de uma série que visa identificar demandas de autistas para gerar um manifesto que será compartilhado com o poder público.

Além de investigar aspectos no contexto da pandemia, o questionário de 16 perguntas buscou compreender o perfil das pessoas respondentes em diferentes dimensões, como mercado de trabalho, grau de instrução, acesso a atendimento médico ou psicossocial, aceitação da família e identidade de gênero.

Dada…


A Arquitetura de Informação não parou no tempo. Em meio a chatbots, interfaces conversacionais e inteligência artificial, o WIAD mostrou como ela ainda constitui a base das soluções que construímos.

Participantes, palestrantes e organização do WIAD sentados no auditório da NuBank. Há mais de 200 pessoas.
Participantes, palestrantes e organização do WIAD sentados no auditório da NuBank. Há mais de 200 pessoas.
Crédito da foto: Robson Leandro da Silva

No dia 29 de Fevereiro de 2020, ocorreu em São Paulo a edição brasileira do Dia Mundial da Arquitetura de Informação (World Information Architecture Day), ou simplesmente WIAD.

O WIAD é um evento que ocorre em mais de 60 localidades ao redor do mundo desde 2012. Este ano, contou com a organização e curadoria da Carolina Leslie e Ana Coli. A organização global era realizada pelo Instituto de Arquitetura de Informação (The Information Architecture Institute — IAI), que infelizmente encerrou suas atividades formais em setembro de 2019.

O tema desde ano foi “O elemento de Arquitetura de Informação (AI): O…


Open source é muito mais sobre colaboração do que sobre código

Image for post
Image for post
Ilustração de um time de pessoas composto de cinco homens e duas mulheres. Algumas pessoas estão vibrando com os braços levantados e duas pessoas estão batendo as mãos em comemoração. Créditos da Imagem: Freepik.

Na área de desenvolvimento, especialmente para a web, o movimento de código aberto é altamente difundido e incentivado. Software Open Source (de Código Aberto) são sistemas que disponibilizam acesso ao código fonte para que pessoas da comunidade possam contribuir, manter, corrigir, derivar e redistribuir, contanto que mantenham suas derivações como sendo open source. Um dos locais mais notáveis para encontrarmos projetos open source para contribuir é o Github.

Quem está começando na área de tecnologia ou tem envolvimento com projetos de desenvolvimento de software mesmo sem ser profissional de tecnologia pode achar que não teria como contribuir com projetos open…


Saiba com inserir texto ALT no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn

Garota sentada de joelhos no chão, olhando para a tela de um notebook. Um balão de pensamento está ao redor dela.
Garota sentada de joelhos no chão, olhando para a tela de um notebook. Um balão de pensamento está ao redor dela.
Garota sentada de joelhos no chão, usando um notebook e olhando para a tela. Um balão de pensamento está ao redor dela com vários ícones, como música, e-mail, localização, carrinho de compras, entre outros. Fonte da imagem: https://www.freepik.com/free-vector/social-media-background-in-flat-style_1714710.htm

Você provavelmente já deve ter se deparado nas redes sociais com postagens usando as hashtags #PraCegoVer, #Acessibilidade, #TimelineAcessível, entre outras.

Esta é uma alternativa que as pessoas encontraram para disponibilizar texto alternativo às imagens para torná-las acessíveis, já que as redes sociais mais populares como Facebook e Twitter não possuíam este recurso até pouco tempo atrás. Estas hashtags complementam a legenda da postagem indicando que, a partir daquele ponto, vem a descrição da imagem.

Exemplo de postagem minha com a hashtag #pracegover, feita em Maio de 2015. Postagem original: https://www.facebook.com/talitapagani/posts/10207393549543421

As redes sociais têm implementado discretamente recursos que permitem descrever…


Image for post
Image for post
Faculdade “atrapalha” os estudos na área técnica? A gente não aprende nada? O que pode ser tirado de bom em fazer um curso superior? Será que a faculdade é igual à escola mostrada no clipe Another Brick in the Wall do Pink Floyd?

AVISO: este texto não tem o objetivo de ser imperativo para falar que você deve fazer uma faculdade na área de TI e nem cunhar que é preciso de faculdade para ser um bom profissional na área. O artigo tem o intuito de ser elucidativo para quem pode ter dúvidas sobre fazer ou não a faculdade, onde compartilho a minha experiência e perspectiva pessoal.

Sempre que alguém pergunta em algum grupo de TI se deveria fazer ou não faculdade, atiça um rebuliço nos comentários, devido à polêmica do tema. …


Em “Como estimar o esforço de desenvolvimento de software e por que isso é tão difícil? — Parte 1”, apresentei uma pesquisa que realizei para entender os principais problemas que ocorrem no mundo do desenvolvimento com relação à estimativas.

Agora é hora de entrar na parte que me motivou a escrever esta série de posts: compartilhar a minha experiência sobre esse assunto junto com algumas dicas, algo que muitas pessoas já me pediram informalmente. Longe de ser uma técnica formal ou receita de bolo, são dicas sobre organização pessoal que podem ser aplicadas independente da abordagem que você já utiliza.


Chega uma nova demanda para desenvolvimento de um projeto ou funcionalidade de um produto e a pessoa responsável pela gestão do projeto/produto chega pra você e pergunta na reunião: “e aí, quanto tempo você leva para fazer isso?”.

Por mais que tenhamos experiência em desenvolvimento, estimar tempo e prazo é uma tarefa desafiadora. O que mais ouço de colegas com relação ao tema é “nossa, é muito difícil falar quanto tempo vou levar pra desenvolver algo, como você consegue fazer isso?”.

Este tweet do Marcelo me representa. Descrição: contém um GIF de uma menina pequena com as mãos levantadas e…


Relato da palestra de Luiz Corte Real na Trilha Acessibilidade do The Developer’s Conference São Paulo.

Image for post
Image for post
Luiz Corte Real, sorrindo, falando sobre sua experiência na Elo7. Crédito da foto: The Developer’s Conference.

Este post faz parte da série de relatos sobre as palestras da Trilha Acessibilidade do TDC-SP 2017.

A última palestra da trilha foi do Luiz Corte Real, desenvolvedor na Elo7. O Luiz apresentou um case real de como foi trazer conceitos de acessibilidade para os times da empresa e quais os desafios enfrentados ao longo do caminho. Luiz compartilhou as seguintes lições aprendidas ao longo deste processo:

  1. Acessibilidade é muito mais difícil do que parece, porque é algo que se aprende mais na prática do que na teoria;
  2. Acessibilidade não é apenas para quem tem deficiência visual, testar acessibilidade vai…


Relato da palestra de Talita Pagani e Mauro Pichiliani na Trilha Acessibilidade do The Developer’s Conference São Paulo.

Image for post
Image for post
Vista do fundo da sala mostrando a plateia assistindo à palestra, a intérprete Kátia do lado esquerdo do painel à frente da sala e Talita e Mauro à direita. Crédito da foto: The Developer’s Conference.

Este post faz parte da série de relatos sobre as palestras da Trilha Acessibilidade do TDC-SP 2017.

Na penúltima palestra do dia, eu e o Mauro palestramos novamente sobre um projeto que desenvolvemos juntos em 2015 envolvendo uma inspeção de usabilidade e acessibilidade da urna eletrônica brasileira. Os resultados deste trabalho foram publicados como artigo na conferência Human-Computer Interaction International (HCII), em inglês.

A urna eletrônica pode ser considerado o sistema computacional mais utilizado no Brasil em termos de números absolutos de usuários. Ela foi implantada em 1996, ou seja, há duas décadas, porém, poucas mudanças significativas de interface e…


Relato da palestra de Marcelo dos Anjos na Trilha Acessibilidade do The Developer’s Conference São Paulo.

Este post faz parte da série de relatos sobre as palestras da Trilha Acessibilidade do TDC-SP 2017.

Marcelo Anjos, analista de sistemas no Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática (SIDI), compartilhou sua experiência no desenvolvimento de diretriz de acessibilidade para dispositivos móveis junto às equipes do SIDI e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A motivação para o trabalho foi o percentual de pessoas com deficiência no Brasil e a projeção do aumento de número de idoso no Brasil até 2040, público que também necessita que as aplicações sejam mais acessíveis.

Marcelo explicou que, mesmo com dificuldades, as pessoas…

Talita Pagani

Consultora de Acessibilidade na Utilizza | Neurodivergente | Mestre em Acessibilidade Web | GAIA — Autismo

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store