Image for post
Image for post

Normalmente quando falo de cordas, sempre recebo comentários e e-mails do tipo: “Não consigo encontrar a corda X” ou “a corda Y está muito cara”, bom, neste post vou falar sobre as cordas que, do meu ponto de vista, tem o melhor custo x benefício para nós brasileiros. Não vou falar das cordas top de linha, o foco serão cordas baratas que tem um desempenho bom e podem ser encontradas no Brasil.

Image for post
Image for post

1 — Pro’s Pro Blackout 1.24

Excelente corda, sendo a mais equilibrada da lista, com bom spin, controle e feel. Gosto também do conforto que essa corda proporciona, sendo acima da média para um poliéster. Peca um pouco na durabilidade (mas pelo custo acaba valendo a pena). Essa corda, nas primeiras horas, tem um desempenho semelhante as cordas mais caras. É a minha escolha para treinos, quem usa realmente se impressiona. …


Image for post
Image for post
Lucas Pouille. Fonte: Thomas Niedermuller/Getty Images

Olá pessoal, hoje apresento o review de uma raquete da linha Textreme da Prince. Como de costume, vamos iniciar pelos pontos fortes e fracos desta raquete:

Configuração utilizada no teste:

Corda: Volkl Cyclone 1.20 48 Lbs
Grip: Leather Grip Solinco
Overgrip: Yonex Super Grap
Antivibrador: Sem antivibrador

Trocas de bola:

A Prince Textreme Tour 100P se comporta muito bem nas trocas de bola, sendo muito sólida. Você pode partir para golpes agressivos mais planos ou buscar um giro extra proveniente do spin, sendo assim, a raquete entrega o que você propor a ela. O peso é médio e o swingheight não é elevado, portanto, a raquete é ágil, mais do que a maioria das raquetes cabeça 100″ que tive a chance de testar. …


Image for post
Image for post
Stanilas Wawrinka. Fonte: Arthur Kapetanakis/usopen.org

Voltando a uma das séries que eu mais gosto, vou falar de um golpe que é cultuado por muitos, o backhand de uma mão, ou em inglês, one hand backhand (1hbh).

Depois de falar do excelente slice do Tommy Haas, neste texto falarei do melhor backhand de uma mão do circuíto da ATP. Após um período onde muitos “especialistas” terem decretado o fim do 1hbh no estilo de jogo moderno, alguns jogadores conseguiram adaptar este golpe ao nível de jogo atual. …


Image for post
Image for post
Fonte: woodtennisrackets.com

Olá pessoal, dentre os e-mails que recebo diariamente, uma pergunta se destaca: Quais são as raquetes que aliam performance e conforto? Devo dizer que não é fácil aliar essas duas características. Neste ano testei algumas raquete que conseguem entregar um desempenho elevado, e mesmo assim, propiciar conforto. Ainda, devo ressaltar que cada raquete é recomendada para um tipo/estilo de jogador. Portanto, não adianta querer comprar a raquete X porque uma pessoa usa, e não ser o equipamento que casa com o seu jogo. …


Image for post
Image for post

No início de 2017 o site stringforum.net fez a sua tradicional pesquisa das melhores cordas do ano, dentre os itens temos as melhores cordas para spin (poliésters). São elas:

Image for post
Image for post
Fonte: stringforum.net

Tenho a sorte de ter jogado com todas as cinco primeiras cordas da lista, e concordo que são boas para imprimir giro na bola, mas não nesta ordem, portanto, resolvi criar esse artigo e colocar as minhas observações.

Image for post
Image for post

1 — Solinco Tour Bite

Excelente corda, nível profissional, muito utilizada no circuíto da ATP e WTA, principalmente entre os jogadores mais jovens. Para mim é a melhor corda na relação spin e controle que já utilizei. É a corda que gosto de utilizar em torneios, pena que a tensão cai muito rapidamente, ela é fantástica para um ou dois jogos apenas, depois o desempenho cai pronunciadamente. …


Image for post
Image for post
Garbiñe Muguruza. Fonte: Julian Finney/Getty Images

Olá pessoal, hoje apresento o review de uma das raquetes mais vendidas da história, a Babolat Pure Drive. Como de costume, vamos iniciar pelos pontos fortes e fracos desta raquete:

Image for post
Image for post

Configuração utilizada no teste:

Corda: Solinco Hyper G 1.25 54 Lbs
Grip: Original da raquete
Overgrip: Yonex Super Grap
Antivibrador: Sem antivibrador

Trocas de bola:

Bom, essa é uma raquete feita e pensada para ser utilizada da linha de base, nas trocas de bola ela é excelente. Tendo potência e spin de sobra, uma diferença dela para a Aeropro Drive é a sua manuseabilidade, permitindo pequenos ajustes, facilitando muito o seu uso. Em relação a versão anterior, de 2012, senti mais controle, estabilidade e conforto. …


Image for post
Image for post
Fonte: tennis-warehouse.com

Olá pessoal, trago para vocês o review de uma das raquetes mais utilizadas por juniores, a Wilson Blade 98 18×20, versão 2015. A seguir os pontos fortes e fracos desta raquete:

Image for post
Image for post

Configuração utilizada no teste:

Corda: Yonex Poly Tour Pro 1.25
Grip: Original da raquete / Leather Grip Pacific
Overgrip: Yonex Super Grap
Antivibrador: Sem antivibrador

Trocas de bola:

A raquete é muito estável, entrega bastante controle e tem um sweetspot excelente! Senti um pouco de falta de spin, mas o controle compensa, passando uma confiança absurda para o jogador imprimir um estilo de jogo mais agressivo. Nas trocas de bola da linha de base achei a Blade 98 18×20 excelente, é sem dúvida uma raquete recomendada para jogadores de swing rápido e agressivo, não é uma raquete para jogadores que apenas passam as bolas, ela foi feita para atacar. O efeito de spin é médio para baixo, mas com a técnica adequada ele pode ser imprimido com naturalidade. …


Image for post
Image for post
Roger Federer. Fonte: AFP Photo/AL BELLO

Inicialmente, devo dizer: Eu não uso antivibrador. Meu primeiro professor, um jogador fantástico com um excelente backhand de uma mão e um toque refinado uma vez me disse: “Se você quer sentir a bola, tem que ouvir as cordas, elas falam com você, boa batida, péssimo voleio, bom saque”. Eu acreditei nele, e até hoje, sempre que tento utilizar retiro após alguns games.

A partir deste ponto, posso falar exatamente o que são os antivibradores, são peças de borracha ou silicone que pesam entre 2 a 6 gramas e que ficam alocados abaixo da primeira corda horizontal. As raquetes pesam normalmente entre 300 e 350 g (encordoadas), então como acreditar que uma peça de aproximadamente 4g (1% do peso da raquete) pode eliminar as vibrações nocivas da raquete. …


Image for post
Image for post
Fonte: Jill Rose, em Pixabay

No início de 2017 o site stringforum.net fez a sua tradicional pesquisa das melhores cordas do ano!

Nessa pesquisa, 181 membros registrados votaram e escolheram as melhores cordas do ano de 2016. Neste ano, vemos a ascenção da Solinco Hyper G (grande campeã) e da WeissCANNON Ultra Cable, duas cordas que privilegiam o spin. Ainda, observa-se que a diferença entre a campeã e a vice ( Solinco Tour Bite) foi de apenas 3 votos, ou seja, as duas cordas estão praticamente empatadas.

Sendo assim, os melhores cordas de poliésteres de 2016 são:

Image for post
Image for post
Fonte: stringforum.net

Já entre os multifilamentos a Tecnifibre X-One Biphase mantém o reinado, repetindo a vitória dos anos anteriores. No segundo lugar a WeissCANNON Explosiv! toma a posição, e no terceiro lugar aparece outra corda da Tecnifibre, a NRG2. Na sequência, a lista dos melhores multifilamentos de 2016. …


Image for post
Image for post
Naomi Osaka. Fonte: Issei Kato/Reuters

Hoje apresento o review de uma das raquetes mais recomendadas do momento, a Yonex Ezone DR 100. Como de costume, vamos iniciar pelos pontos fortes e fracos desta raquete:

Image for post
Image for post

Configuração utilizada no teste:

Corda: Solinco Tour Bite 1.25 52 Lbs
Grip: Original da raquete
Overgrip: Yonex Super Grap
Antivibrador: Sem antivibrador

Trocas de bola:

Inicialmente, a raquete é estável, gera um bastante e tem um sweetspot enorme! A partir da linha de base ela é fantástica, principalmente nos golpes com spin, além disso os golpes chapados não são difíceis de se executar. Portanto, é fácil mesclar entre bolas retas e com spin, sendo uma excelente raquete para uma ampla gama de jogadores. …

About

T. Tamagusko

PhD student in Transportation Systems. Enthusiast of ML, programming, and active mobility. Amateur tennis player. linkedin.com/in/tamagusko

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store