Não seja um idiota

Eu sei que é difícil hoje em dia, mas não seja um idiota.


Não seja aquela pessoa que reencontra amigos -das antigas- e parte para o clichê “vamos-combinar-alguma-coisa” na intenção de tornar o ambiente mais agradável pra colocar o papo em dia. Nós sabemos que o café nunca sairá e não, o ambiente não ficará mais descontraído. Não seja um idiota, aquele cara ou aquela mulher que tira vantagem da ideia de independência, tanto eu, como você sabemos diferença do que é ser independente para fazer o que bem entendermos e o que é dar falsas esperanças utilizando-nos da desculpa de sermos independentes a fim de tentar sair pela tangente, digo, nos vitimizarmos. Aliás, não se vitimize, todos nós temos nossos traumas, todos nós sofremos e um conselho, se você não consegue se resolver consigo mesmo: procure ajuda profissional. Mas também não seja aquela pessoa que resolve tudo na terapia, o poderio intelectual que carregamos é grande (por mais que muitas vezes não pareça) e ele se torna mais evidente quando o poderio econômico é insuficiente. Também não seja um idiota que acha que dinheiro compra tudo. Mas não seja ainda mais idiota ao achar que ele não serve pra nada.

Ah falando em dinheiro, não seja o idiota que guarda tudo o que ganha, com medo de que um dia precise. E não seja ainda um completo idiota achando que tem algum direito de opinar sobre o dinheiro dos outros o que eles deveriam fazer com ele. Eu sei que é difícil. É difícil não ser idiota, não postar uma foto pros “amigos” daquela viagem ma-ra-vi-lho-sa em um resort em Bora-Bora que custa fortunas. Mas há uma linha tênue entre viajar por aprendizado e ter cem likes numa foto. E com isso, não seja idiota achando que essas duas coisas não podem ocorrer simultaneamente.

Não seja um idiota, eu sei que é difícil, não ache que só você conquista coisas. Todos tem suas conquistas e o sol não nasceu só pra você. Não seja idiota achando que falar inglês e fazer um intercâmbio é diferencial. Mas também não ache que o mercado de trabalho privado, vai te dar uma boa chance se você não tiver passado por essas etapas. Ahh e não pule etapas. Pessoas idiotas pulam etapas, e sempre se utilizam do discurso que tive-que-abrir-mão-de-muita-coisa, novamente se vitimizando, quando algo dá errado. Se algo der errado, assuma a idiotice, se você tem mais que 15 anos, culpar pai-mãe-cachorro-tio-gato-papagaio por não fazer o que você queria ter feito mas na verdade não teve coragem, é pura e intrínseca idiotice. Não seja um idiota, que tem medo de fazer o que deve, medo todos tem, a diferença do meu medo pro seu, é que eu consigo enxergar por trás disso tudo. Também não seja aquele idiota que acha que ter medo é frescura. Frescura é só a sua opinião superficial sobre algo que você não compreende completamente.

Não seja o idiota papo vazio, que não sabe conversar sobre nada além da faculdade. Mas principalmente, não seja o idiota-sabe-tudo. Você não é o único que leu aquele livro, ouviu aquela nova banda do caralho e/ou viu aquele filme cult. Pessoas sem opiniões formadas podem irritar entretanto pessoas com opinião formada pra todo o tipo de assunto são completos idiotas. É humanamente impossível sabermos tudo de tudo.

Não seja o idiota que argumenta “ele/ela está me usando”, como se você não tivesse se colocado nessa situação. Ainda mais, não seja o idiota-espertão que acha que está usando alguém. Na minha humilde opinião, você está sendo usado na mesma proporção, a diferença é o grau da idiotice em ambos os lados.

Não seja um idiota, eu sei que é difícil hoje em dia, mas não seja um idiota que acha que tem direito de definir o que é a idiotice.