Não sou bonita o suficiente para a sociedade. E está tudo bem

Tamires Olivieri
Sep 6, 2018 · 3 min read
Foto: Tumblr

Por Tamires Olivieri

“Ah, mas ele é muito bonito para ela”. “Ele merece coisa melhor”, “Só estão juntos porque ela deve fazer as coisas que ele gosta”. “Mas ela é muito gorda”, “Mas ela é muito magra”, “Mas ele é rico, ela é pobre. É puro interesse…

Quantas vezes já ouvimos essas e tantas outras frases absurdas? E quantas vezes já repetimos o mesmo? Muitas, né?! Antes de tudo, entendam uma coisa: As pessoas ficam juntas por motivos que vão além da estética ou questões financeiras. À princípio, as pessoas levam muito em consideração a aparência, mas depois ela perde total sentido porque adentramos no universo do outro e descobrimos coisas incríveis, e são essas coisas que nos faz permanecer ou não com elas. Compreendam e aceitem essa realidade.

Há pessoas que ainda vivem na ilusão de achar que a beleza seja algo primordial nos relacionamentos, ou que as condições financeiras do outro deva ser fator determinante na busca por relações afetivas. Acredito que uma hora essas pessoas, que ainda tem esse tipo de comportamento, irão perceber que o relacionar-se vai muito além de questões externas.

Mergulhar no mundo do outro é algo maior que corpo. Tem a ver com alma, essência. E digo mais, é mágico e surpreendente quando duas almas estão conectadas e na mesma sintonia. É como se só enxergássemos o que está do lado de dentro.

Porém, não dá para culpar 100% as pessoas por essas questões. Claro que somos responsáveis pelo que falamos e devemos nos atentar para nossas atitudes, porque muitas vezes esse comentários machucam o outro ser humano. Fomos condicionados pela sociedade patriarcal a pensarmos preconceituosamente, porém agir assim não é saudável para ninguém. Crescemos acreditando que os homens são os centrais, que devemos agradá-los e satisfazê-los. Aprendemos ainda que precisamos estar sempre belas, que não podemos ter rugas, estrias, pelos no corpo, peito caído, bunda pequena, porque é feio para uma mulher. E isso é sinal de que ela não se cuida. Essas e outras superficialidades vão se perpetuando de geração em geração. Claro que hoje já vemos um modelo contrário a essa proposta, mas ainda está engatinhando.

A sociedade replica essas ideias durante nossa vida toda, diariamente. Acontece quando a gente menos espera, de maneira passiva e quase imperceptível, já que esse pensamento está enraizado no cotidiano. Sejam com comentários, à princípio, “inocentes”, ou nos outdoors que pregam corpos milimetricamente medidos e dentro dos padrões sociais, seja no comercial que só fala de cabelo liso, ou ainda pela falta de representatividade da mulher negra que nunca aparece nos comerciais de TV.

Saiba de uma coisa: Essa sociedade não quer que sejamos verdadeiros. Sabe por que? Para poder gerar lucro financeiro para as grandes empresas que destroem a auto-estima da mulher real somente para angariar ainda mais poder. Eles querem nos transformar em marionetes para movimentar um mercado lucrativo para os grandes empresários. Tudo isso, destruindo a cada um de nós.

Mulheres: Não se sintam inferiores só porque diversos perfis do instagram mostram pessoas belíssimas, com corpos esculturais e vidas perfeitas. Muitas vezes elas nem existem. Beleza mesmo é você ser feliz e ter saúde, independentemente do seu corpo, das suas cicatrizes, das marcas da sua pele. Exalte sua beleza real e inspire pessoas a sair de suas casas e olhar para si com olhos menos julgadores. Acredite que somos seres únicos e cheios de histórias, de vida e que não devemos nos esconder só porque temos uma marca a mais no corpo. Somos seres livres para fazermos aquilo que acharmos melhor com nosso corpo e isso é maravilhoso. Mas não devemos ser escravos das ideias e vontades alheias. Ter liberdade para mudar é uma das maiores conquistas pessoais e mundiais. Aceitação é a palavra de ordem, multiplique essa ideia e conquiste o mundo ao seu redor. Não confunda beleza com estética e não se iluda pela pressão social.

Não deixe que sua liberdade real seja ofuscada por um mundo de opressão. Lembre-se, a beleza verdadeira está dentro de cada um de nós.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade