2014 a 2015: um ano produzindo arte de forma focada e eficiente Pt. 1

Tamires Para
3 min readDec 30, 2015

--

Estudos, pinturas finalizadas, master studies, commissions e pinturas pessoais. Uma pequena amostra do meu 2015.

Essa é a minha primeira vez escrevendo um post sobre minha produção de arte no ano, mas como em novembro do ano passado eu decidi tomar algumas ações de forma diferente e isso gerou bons frutos para minha carreira no geral, então decidi compartilhar meu pequeno experimento.

Eu vou separar esse texto em em vários posts porque quero que as pessoas consigam acessar essas informações de forma focada, sem palavreado difícil ou pegadinhas. Dito isso, vamos ao que interessa.

Pedir ajuda de forma focada

No início, eu estive presente em fóruns de arte online e sempre pedi por “c&c”, “críticas por favor”. Só que não é assim que a banda toca. Primeiro, as pessoas tem visões artísticas e estilísticas diferentes e por causa disso você pode não ouvir o que você realmente precisa ouvir. Pedir conselhos para artistas que você admira e cujo estilo está mais próximo daquele que você quer alcançar é muito melhor. Também ajuda se essa pessoa trabalha para clientes com os quais você deseja ter contato eventualmente. Em segundo lugar, receber milhares de críticas vindo de pessoas diferentes não vai te ajudar a focar — pelo contrário, a tendência é você se dispersar tentando agradar todo mundo ao mesmo tempo. A situação ideal é conquistar uma rede de amigos artistas que você admira e com quem você possui uma amizade e por isso trocam dicas, críticas e falam sobre arte. Lindas amizades nascem assim. Essa é outra razão do porque é tão importante se esforçar para conhecer as pessoas e não ter vergonha de pedir por ajuda. No momento em que eu segui esses passos, eu consegui conselhos muito mais direcionados para o que eu queria fazer e por consequência minha arte evoluiu mais rápido tendo como objetivo se encaixar no produto do tal cliente.

Imagens ã esquerda são antes de receber feedback, as da direita são o resultado.

Filtre com carinho o feedback recebido

Uma vez que você tenha coletado todas as críticas e dicas dos seus amigos artistas, eu sugiro anotar todos eles em algum lugar e pensar em por onde começar. Se puder, escreva em tópicos de forma específica mas sucinta, com palavras-chave, de forma que suas escolhas possam ser mais simples. Eu pessoalmente sugiro começar pelo que quer que seja que você goste mais — para mim, é figura humana — de forma que você comece a acumular inércia. Para ser clara, o conceito de inércia funciona tanto para bem quanto para mal: quanto mais produtivo você for, mais fácil é produzir ainda mais; por outro lado, quanto mais se procrastina, mais difícil é começar a ser produtivo (aqui está um texto muito bom sobre o assunto). Dessa maneira, qualquer tarefa que você foque se tornará parte da sua rotina.

Algumas anotações do último portfólio review que tive a sorte de ter.

Ser uma pessoa organizada também ajuda muito a combater a procrastinação. Eu particularmente uso tudo quanto é tipo de tecnologia a meu favor para que eu possa alcançar meus objetivos mais rápido. Por exemplo, eu tenho um documento do Google Docs com uma lista de tópicos de estudo baseados no feedback que eu recebi esse ano, junto com recursos que eu uso para estudar: websites, vídeos, eBooks, posts de blogs que eu sigo… Ao fazer isso, nas horas de estudo você focará em estudar ao invés de perder tempo pensando no que estudar. A sua cabeça precisa estar no objetivo, no estudo, e nesses momentos é crucial concentração e foco.

Mais virá na parte dois! Fiquem ligados!

WebsiteInstagramFacebook Page TwitterTumblr

--

--