8 lugares no Rio que todo amante dos livros precisa conhecer

Como boa Guia de Turismo + Louca dos Livros que sou, resolvi criar este artigo para ajudar os migos que gostam de ler a saber de lugares diferentes para visitar no Rio de Janeiro.

Fiz um Tour pelo Centro no segundo dia do ano (2018) e fiquei com vontade de listar aqui alguns dos lugares que passei com meus turistas (visitando tudo a pé!).

Além dos lugares que fomos no Centro, vou colocar também outros que considero bem legais e que valem pelo menos uma visita (e uma foto! 😂).

Dá pra gastar quase nada e fugir do circuito Cristo - Pão de Açúcar - praia - Maracanã - Lapa que basicamente resume o que os turistas fazem quando vêm ao Rio.

⚠️ Lembrando que este é um artigo em construção, irei atualizando conforme voltar aos lugares para tirar mais fotos. Caso você conheça um lugar que não está na lista e seja muito interessante para quem gosta de ler, sugestões são e serão sempre bem-vindas! 😉

1) Real Gabinete Português de Leitura

Rua Luís de Camões, 30 - Centro.

Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta-feira, das 9 às 18 horas.

httpw://www.realgabinete.com.br

Quer conhecer uma Biblioteca igualzinha à do filme “A Bela e a Fera”? Prepara-se para ficar de queixo caído com esse lugar incrível!

Aqui você vai encontrar o maior acervo de escritores portugueses fora de Portugal! Uma edição dos Lusíadas de 1572 e outras obras raras muito antigas se encontram expostas em uma vitrine.

A entrada é gratuita e você pode sentar e ficar admirando por quanto tempo quiser.

2) Livraria Leonardo Da Vinci

Av. Rio Branco, 185 (Subsolo) - Centro.

Horário de Funcionamento: Seg a Sex / 9:30 às 19:00. Sáb / 9:30 às 13:30.

http://leonardodavinci.livreiros.com.br/

Fundada em 1952, essa livraria escondida no subsolo de um prédio comercial do Centro do Rio pode nem fazer parte do seu roteiro, mas se tiver uma brecha no seu itinerário, pode dar um pulinho lá porque vale à pena!

Toda restaurada, tem um café onde você pode sentar para relaxar cercado de livros e vários projetos legais! Vários livros têm post-its engraçadinhos colados e você pode escolher um livro surpresa no “Encontro às cegas com Da Vinci”: você escolhe o livro pelas dicas e só descobre qual é depois que comprar! 🙈

3) Estátua da Clarice Lispector no Leme

A estátua fica na Mureta do Leme, no fim da praia, próxima à pedra.

4) Estátua do Carlos Drummond de Andrade em Copacabana

A estátua fica no calçadão de Copacabana, na altura do Posto 6, próxima à Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica. Dependendo do horário, tem até fila pra tirar foto. 😅

5) Estátua do Manuel Bandeira

A estátua fica na Rua Santa Luzia com a Avenida Presidente Wilson, no Centro.

6) Espaço Machado de Assis

Bisonho Viajante posando de modelo

Av. Presidente Wilson, 203 - Centro.

Horário de funcionamento:

http://www.machadodeassis.org.br

Criado em 1999, tem uma galeria de exposição com móveis que pertenceram a Machado de Assis. Partes de cartas e frases do escritor nas paredes compoem o clima do local.

7) Academia Brasileira de Letras

8) Biblioteca Nacional