Gírias do universo literário

Tamires Romano
Sep 4, 2018 · 7 min read

Alô, você que começou a ler há pouco tempo (ou já lê há muito), mas não tá ligado nas expressões que algumas pessoas usam quando conversam sobre livros: este artigo é pra você!

Eu estava vendo este vídeo do Victor Almeida, do Geek Freak:

Quando tive a ideia de escrever explicando algumas palavras ou expressões que quem está dentro do universo literário ou acompanha Instagram de livros, booktubers, já conhece e usa bastante.

Durante a Maratona Leia Nacional que eu organizei com quatro amigos, algumas pessoas não sabiam expressões que muitas vezes, para nós, usamos de forma tão corriqueira e acabam passando despercebidas.

A gente fica tão acostumado a falar assim, que precisa quase de uma tecla SAP pra quem não conhece o vocabulário do universo literário.

Vale acrescentar que este artigo ficará aberto para ser construído ao longo do tempo, então se você conhece alguma expressão literária que não esteja explicada aqui, me avisa que eu adiciono, ok?

Book Haul: post em blog, foto ou vídeo sobre os livros novos na estante (sejam eles comprados, trocados ou ganhados).

Booktube: canal do YouTube dedicado exclusivamente a livros. Pode ser usado como segmento da rede social ou quase como entidade, por exemplo: “o cenário do Booktube brasileiro tem mudado nos últimos anos”.

Booktuber: pessoa que tem um canal do YouTube dedicado só a falar sobre livros.

Book shelf tour: passeio pela estante de livros de alguém. Pode ser filmado ou fotografado, o intuito é mostrar como é a estante, se a pessoa tem mil catrecos pra enfeitar, Funkos, luzinhas de natal, quais livros tem, edições, coleções, etc.

Bookstagram: perfil do Instagram dedicado exclusivamente a postar sobre livros. Livros lidos, resenhas, desejados, tags literárias (esse eu explico mais lá embaixo, o artigo está em ordem alfabética).

Blurb: pequena descrição feita por outro escritor, jornal ou revista, com fins promocionais. Em geral, dá mais credibilidade ao autor do livro em questão e contribui na decisão do leitor ao se interessar pelo livro e finalmente comprar. Aparecem na capa ou na quarta capa do livro (vide foto abaixo).

Blurbs na quarta capa de “Dias de despedida” do Jeff Zentner

Crossover: encontro de duas ou mais histórias, personagens, mundos no mesmo livro. Imagina que você está lendo sobre a batalha de Hogwarts e de repente surgem Gandalf e elfos lindos para ajudar Harry a vencer Voldemort. Isso seria um crossover (sensacional, inclusive hehe). Costuma acontecer mais em filmes, só me lembro de ter visto um crossover em um livro que li recentemente e nem posso contar qual foi porque não quero estragar a surpresa de ninguém.

Filmes como “Vingadores: Guerra Infinita” e “Pantera Negra” são dois exemplos de filmes com histórias diferentes que se cruzam.

Fanfiction: uma história escrita por fã, baseada em uma história que já existe. Seja para dar um final diferente àquele livro que você não gostou, ou criar uma história secundária envolvendo os personagens que você tanto ama. Fã escrevendo história, basicamente é isso.

Jacket: capa externa removível. Livros com jacket no geral têm capas duras e menos elaboradas (ou até de uma cor só sem detalhes).

Plot twist: grande reviravolta na história. Existem muitos clichês que a gente acaba imaginando que vão acontecer e existem aqueles plot twists que pegam a gente de surpresa e fazem o livro ficar muito bom (ou muito ruim).

Quando eu estava lendo A culpa é das estrelas, empaquei em uma parte do livro e não conseguia continuar lendo. Quando finalmente peguei o livro para seguir com a leitura, percebi que tinha parado justamente antes de um dos plot twists mais tristes que já li. Não vou contar o que acontece, porque não gosto de dar nem receber spoilers (vide significado da palavra abaixo).

Ressaca literária: quando você termina de ler um livro que mexeu tanto contigo que demora um tempo até encarar uma nova história. Eu já sofri algumas vezes de ressaca literária, depois de terminar de ler todos os 7 livros de Harry Potter; depois de Passarinha (da Kathryn Erskine)… Demorei um tempo até abrir um livro novo e seguir em frente.

Geralmente acontece quando um livro ainda não acabou de viver dentro da gente e não estamos prontos para deixar aquele mundo e aqueles personagens irem embora.

Spin-off: livro cuja história ou personagens derivam de outro livro já existente. Por exemplo, no caso de filmes, “Minions” é um spin-off de “Meu malvado favorito”. “Criança amaldiçoada” é um spin-off de Harry Potter.

Existem coleções de livros que não são séries, o livro ou os livros seguintes são só spin-offs do livro ou série original e focam em outras histórias daquele mundo, ou conta a história de personagens secundários.

A foto acima do livro com jacket é um exemplo disso: “A closed and common orbit”, da Becky Chambers é um spin-off de “Uma longa viagem a um pequeno planeta hostil”, não uma continuação.

Spoiler: do verbo “spoil”, significa “estragar”. Informação que estraga a surpresa de um livro, filme ou série. Tipo: “eles morrem no final”, “essa loirinha é a princesa perdida”, “na verdade, o vilão é pai do mocinho” ou qualquer outra frase que te fará ter vontade de estrangular o pescoço do coleguinha que disse aquilo e estragou completamente a surpresa de qualquer coisa que você ainda não tenha conhecimento.

Aqui é importante fazer um adendo: falar pra alguém que lê a Bíblia que Jesus morre no final não pode ser considerado spoiler. Postar no facebook sobre o episódio de Game of Thrones que você viu há 2 dias atrás, pode. Afinal, qual a necessidade de estragar a surpresa do outro?

Procure ter bom senso nas postagens que você faz ou nas conversas com amigos com gostos em comum, pois existem pessoas (como eu) que ligam MUITO em manter a surpresa. Tem gente que nem liga e tem gente que até gosta. Sempre bom perguntar antes.

Sprint: (de leitura) traduzido como “período curto de atividade intensa”, um sprint de leitura é um momento de foco. Nada de prestar atenção na novela da tv ligada, nada de conversar com a mãe, nada de olhar o WhatsApp. Um sprint de leitura é um período de tempo determinado (você pode decidir se vão ser 15min, meia hora, ou uma hora inteira) em que você não faz mais nada a não ser ler.

Geralmente os sprints são utilizados em maratonas literárias. O organizador avisa o começo do sprint, todos fazem a leitura de forma coletiva (individualmente) e depois do término do sprint ficam online novamente para falar quantas páginas leram naquele período de tempo.

Nada te impede de fazer pequenos sprints de leitura durante o dia, mesmo sem participar de uma maratona. O médico cancelou a consulta e você já tinha saído de casa? É só sentar em um café e fazer um sprint de leitura de x minutos. O que importa é que você se esforce ao máximo para se “desligar” do mundo externo e render na leitura.

Tag literária: hashtag ou post contendo perguntas sobre livros que leu, conhece, quer, etc. Nesse item vou colocar um exemplo, pois acho que fica mais fácil de entender:

Pausa para agradecimento especial à Jaque que autorizou o uso dos prints da foto dela.

Deem uma olhada no Instagram dela, é bem legal:

TBR: “To Be Read” ou todos aqueles livros que você coloca na fila para ler um dia. Existem TBRs pequenas, para uma maratona literária, ou de determinado desafio, e existem aquelas infinitas porque você sempre compra livros novos e vai colocando na fila pra ler.

Wishlist: não é bem uma gíria literária, mas pode ser usada nesse meio também. Mais conhecida como “Lista de desejos”, livros que queremos comprar ou pode ser traduzido como “o que faz a gente gastar todo o limite do cartão de crédito comprando livros que se interessou”.

Estou lendo um livro que tem tudo a ver com este artigo e resolvi indicar: “Sou fã, e agora?” da Frini Georgakopoulos. Tem a explicação de varias gírias como essas aí em cima, tem muita coisa legal sobre livros, séries e filmes (sobre ser fã, no geral) e ainda é interativo! E bora escrever no livro sim, porque livro não é objeto sagrado.

Espero que tenha gostado deste artigo e me conte quais gírias já usava, quais aprendeu agora, quais você já tinha escutado, mas não fazia a menor ideia do que significavam. ;)

Tamires Romano

Written by

Escritora, eterna estudante, 31 carnavais, adora listas.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade