Este é o tanino5. Vamos falar de vinho?

Temos uma proposta diferente de conteúdo, e isto é o que estamos aprontando.

Da esq. p/dir.: Alberto La Salvia, Rodrigo Barradas Krammes, Rafael Spuldar, Gustavo Faraon e Rapha Coutinho

E aí, tudo bem? :)

Este é o tanino5, uma proposta diferente de conteúdo sobre vinho no Brasil.

O tanino5 é o projeto de cinco amigos com sede–e não só de vinho. Eles se uniram pelo desejo de ler, ver e assistir a um tipo de conteúdo que seja abrangente, saboroso, preciso na informação e descontraído, sem a cara elitista e excludente que é muitas vezes associada à bebida.

Nossa ideia é falar sobre todo tipo de vinho: todas as uvas, todos os preços, todos os cortes e todos os estilos do mundo todo.

Vamos ficar de olho nos châteaux de Bordeaux e nos produtores que não chegam — nem chegaram, nem nunca chegarão — ao Brasil, sem esquecer dos artesanais brasileiros e daqueles portugueses “baratex”, fáceis de encontrar no mercadinho da esquina.

Queremos cheirar, bochechar, sacudir taças, procurar aromas escondidos e descrever o que tomamos. Afinal de contas, o vinho é uma bebida que, muitas vezes, surpreende e sacaneia o bebedor — e isso não é ruim, pelo contrário. A vontade de sacar o que está na taça só aumenta.

Mas não somos donos de um superolfato, ou inventores de gostos vetados às línguas dos outros mortais. Vamos direto ao ponto, confiando nos nossos paladares e dando a melhor informação possível.

Acima de tudo, vamos beber nos divertindo.

O que está na taça é o que importa — e se divertir bebendo, claro.

Além disso, pretendemos falar sobre todo tipo de bar e restaurante, seja um estrelado pelo guia Michelin, seja um boteco perto da sua casa que, por qualquer motivo, mereça um comentário.

Vamos publicar reportagens, resenhas, relatos pessoais, viagens intelectuais, debates e polêmicas. Vídeos, áudios, fotos e textos estão no nosso caminho. Não existe formato proibido para o tanino5.

Em suma, a proposta do tanino5 é tratar de vinho com propriedade e sem nariz empinado, com informação e sem preconceito, de maneira amigável, direta e bem-humorada.

É importante lembrar que o “5” do tanino5 não é por acaso. Somos cinco amigos, e cinco vozes diferentes. Cada um tem seu estilo, seu olhar, seus gostos e suas neuras. Vamos debater, discutir e nos xingar. No fim, vamos abrir umas garrafas para selar a paz.

O tanino5 é feito por:

· Alberto La Salvia
· Gustavo Faraon
· Rafael Spuldar
· Rapha Coutinho
· Rodrigo Barradas Krammes

Clique nos nossos nomes e veja o que estamos aprontando por aí.

Aproveite para receber a nossa newsletter e seguir o tanino5 nas redes sociais. Queremos saber o que você pensa. Por enquanto, estamos aqui:

· Facebook
· Instagram
· Twitter

Bem, é isso. Esperamos que você goste. A nossa história está só começando.

Agora, vamos beber?