Por muitos anos eu fui bastante ativo em várias listas de discussões mas aproximadamente dois anos atrás eu me desliguei de praticamente todas elas.

Essa foi uma decisão que foi meio complicada de tomar. Por ter participado bastante e ter aprendido muito nessas listas eu estava bastante apegado e demorei um certo tempo para entender as razões pelas quais eu já não suportava mais fazer parte delas e porque várias pessoas que eu respeitava muito já tinham pulado fora.

De algumas foi até fácil sair mas tiveram algumas que eu relutei muito e tentei de todas as formas influenciar para…


Depois do Mantendo-se conectado nos EUA agora é a vez da Europa.

Ao contrário dos EUA se manter conectado na Europa é um pouco mais complicado pois normalmente a viagem não se restringe a apenas um país. Mas se esse for o seu caso você sugiro procurar uma operadora local.

Depois de algumas viagens pela Europa sem acesso mobile ou usando apenas operadoras locais resolvi pesquisar um pouco sobre as "operadoras internacionais".

Acabei descobrindo que existem diversas opções e os valores não são tão bons quanto nos EUA. …


Serra da Graciosa — Serra do Rio do Rastro — Serra do Corvo Branco

Hoje eu estava conversando com alguns amigos e dando algumas dicas baseadas em uma viagem que eu fiz para o Sul em Setembro de 2013 e resolvi tornar isso um texto público.

Inicialmente a viagem seria para a Amazônia mas tivemos um problema de logística e resolvemos ir para o Sul. Como o grupo era composto de trilheiros fizemos um roteiro onde as estradas de terra eram prioridade.

Primeiro dia: Rio — Quatro Barras
Esse primeiro dia foi bem puxado mas a ideia era andar o máximo possível sem parar para ganhar tempo.

Segundo dia: Quatro Barras — Morretes —…


Se manter conectado durante uma viagem é uma praticidade que cada vez mais eu vejo as pessoas buscando (pelas mais variadas razões). Eu procuro sempre estar conectado pois isso facilita muito o meu estilo de viajar.

Eu costumo sair do Brasil apenas com reserva de hotel para a primeira cidade e a cada dia eu vou me deslocando e usando o booking.com para pesquisar e reservar hotel para a noite seguinte. Além disso eu utilizo muito o Google Maps para descobrir como chegar nos lugares, seja a pé ou de carro. …

Marcos Tapajós

Senior software engineer at LivingSocial

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store