Menos roupas, mais tempo

Ando na vibe dos posts sobre roupas né? Bom, esse post vai ser um complemento do outro, por que quando compramos qualquer produto ( no caso, de vestuário) ele tem um preço muito mais alto que marcas populares ou é igual a marcas premium, já que estamos acostumados com o trabalho indigno e escravo que as pessoas que fazem essas peças tem, ou seja ao invés de comprar 3 calças meio mais ou menos, você vai comprar uma com durabilidade muito maior e acima disso ética.

” Ta, ta, mas e os meus looks? o que eu faço com 2 calças jeans e não 8 ?” — pensou alguém lendo esse post.

Bom, agora vem o conteúdo de fato ! Junto com o movimento minimalista vieram algumas estratégias para diminuir a quantidade de coisas no geral que nós possuímos, em inglês é usada a palavra “declutter” que seria mais ou menos “se livrar de tralhas” em português, várias estratégias foram criadas para ajudar nessa tarefa, como a técnica da Mari Kondo no livro “A mágica da arrumação” que ainda terá um post dedicado só a ele, ou desafios de destralhar diariamente durante um mês de acordo com o dia, ou seja no primeiro você se livra de uma coisa e no vigésimo quinto se livra de 25 coisas, pode parecer demais mas lembre-se que a maioria dessas técnicas foram criadas pensando no estilo de vida dos estados unidenses, sendo assim houve a necessidade de ser um pouco “radical”.

Depois de tudo isso vamos pro foco de hoje, técnicas e desafios relacionados a roupas. Muitas vezes temos aquela blusa que nunca serviu bem, um casaco que está muito velho mas vai que você precisa dele ou aquela calça laranja neon que você em certeza que vai fazer combinar com as suas roupas um dia e nisso lá se vão uns 25 minutos todas as manhãs que poderiam ser gastos tomando um café calmo e agradável mas na realidade acaba em você olhando pra uma pilha de roupas e pensando “não tenho nada pra vestir ;-; ”

Capsule Wardrobe | Armário cápsula

Pelo que percebo é a maior tendência nesse âmbito, basicamente consiste em ter roupas básicas e chave que combinem entre si sempre. Muitas vezes as pessoas fazem suas cápsulas por estação, já que principalmente em países do hemisfério norte as estações bem demarcadas. Não existe um limite de peças (como no próximo desafio) mas o ideal é não ter muuitas e sim boas combinações. Para se inspirar indico o Pinterest (ha ha novidade) só pesquisar capsule wardrobe, quem sabe até criar um painel com os melhores para se inspirar! No link aqui em baixo você pode baixar um planner beeem completo e legal para montar sua cápsula (infelizmente só tem em inglês :/)

http://www.un-fancy.com/wp-content/uploads/2016/06/capsuleplanner_2016.pdf

Projeto 333

A ideia do projeto é se vestir com até no máximo 33 itens de vestuário (pode ou não incluir roupas íntimas) durante 3 meses! O ideal é guardar o que “sobra” fora do seu campo de visão para te “forçar” a fazer suas combinações com os itens selecionados, ao fim do desafio vale dar aquela olhadinha no que vai e no que fica, mande para a doação e faça alguém feliz ou venda suas peças boas online e tenha uma grana extra o(〃^▽^〃)oo link abaixo tem a explicação oficial do projeto, no blog que o inventou, recomendo ler se você quiser entrar nesse desafio ( também está em inglês)

https://bemorewithless.com/project-333/

Uniformes

Eu particularmente odiava usar uniforme no colégio, até perceber que todas minhas roupas bonitas estavam sendo usadas na aula </3 triste… Bem, uniformes dentro do minimalismo segue essa ideia, um conjunto de peças para uma determinada ocasião que você já conhece e sabe que da certo! Exemplo: Uma roupa simple para ir no shopping almoçar, caso tenham te convidado em cima da hora ou você tem milhares de outras coisas para fazer e a menor de todas é a roupa do rolê então você já tem um conjunto pensado e testado para a ocasião, é só vestir e sair.

Aqui tem um vídeo explicando mais sobre o conceito de uniforme:

Eai, você já fazia alguma coisa dessas? Costuma sair correndo sem tomar café? Me conta se esse post te fez desejar uns minutinhos a mais dormindo ou em paz no banho.

Até o próximo ! ✧ ─=≡Σ((( つ•̀ω•́)つ


Originally published at tariru.wordpress.com on May 5, 2017.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.