Quero me tornar uma pessoa desenvolvedora, e agora?

Thainam Zorzal (Taru)
5 min readJan 28, 2022

--

An opened notebook with some programming code in the screen.

Esse é o meu primeiro artigo e pensei em muitas coisas técnicas nas quais eu poderia escrever sobre, porém, vivemos em uma época em que a oferta de vagas de TI (não somente de dev) vem aumentando em um nível fortíssimo e a tendência é crescer cada vez mais, devido a evolução da tecnologia.

Esse fator somado ao grande índice de desemprego em nosso país, faz com que muitas pessoas pensem em virar desenvolvedoras de software (juntamente com aquelas que já possuem o desejo de ser tornarem uma).

Segundo um estudo publicado pela Brasscom, 797 mil novas oportunidades de trabalho surgirão entre 2021 e 2025, isso gera uma média de 159 mil novas oportunidades por ano:

Demanda de 797 mil novos talentos em 5 anos.

Como iniciar minha carreira de pessoa desenvolvedora?

Bom, já no começo nós temos um grande debate sobre fazer faculdade vs fazer cursos específicos. Esse debate é bem complexo pois depende muito do ponto de partida de cada pessoa, porém, vou dar a minha opinião sobre os dois:

A Faculdade

Se você está com tempo para aprender e não precisa começar a trabalhar com urgência, eu iniciaria sim, uma faculdade. Eu sei que você não vai sair uma pessoa desenvolvedora pronta de lá, nenhum de nós saímos. Porém, a faculdade fornece uma base teórica muito forte e te mostra um leque de conceitos que você poderia nem imaginar que existiam caso aprendesse a programar em algum curso muito específico de programação. Claro que existirão coisas que você irá aprender mas não necessariamente utilizará ao longo de sua carreira, mas nós nunca sabemos o dia de amanhã, certo?!

A faculdade também te dá uma chance muito grande de entrar em um estágio, o que vai começar a lhe introduzir de verdade no mundo da programação, sendo supervisionado e sem ter nem mesmo a responsabilidade de uma pessoa desenvolvedora júnior.
Quando conseguir o primeiro emprego, certamente irá compreender temas que serão debatidos nas cerimônias da equipe (por mais que não os conheça com profundidade).

Ah, mas hoje existe o Google, a qualquer momento posso buscar e aprender sobre aquele tema…

Sim, é verdade, o Google é uma ferramenta incrível, porém, você sabe o que pesquisar até precisar fazê-lo? Você terá alguém para lhe dizer que é bom que você saiba sobre diagrama UML? Quando se deparar com algum gráfico BPMN, saberá interpretá-lo? Ou até mesmo saberá o que mais essa sigla significa, no meio de tantas outras? E levantamento de requisitos?

Note que não citei temas mais técnicos de programação como SOLID, TDD, DDD, Design Patterns, Clean Architecture e etc, que são temas da programação em que você vai esbarrar neles com faculdade ou não. O intuito aqui é abordar teorias que não são específicas da programação mas que certamente lhe enriquecerão como profissional.

Concluindo, esses são alguns pontos os quais eu acredito que vale a pena iniciar por uma faculdade. Lembrando mais uma vez que isso se aplica para quem tem tempo, dinheiro (caso faça alguma particular) e não está desesperado para encontrar um emprego pois tem uma família para cuidar.

Qual curso você me indicaria para fazer na faculdade?

Aqui vai uma lista de algumas formações nessa área:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Sistemas de Informação
  • Ciência da Computação
  • Engenharia de Software

O Curso Específico

Os cursos específicos de programação, em minha opinião, são mais indicados às pessoas que têm urgência para entrar no mercado de trabalho ou que não possuem dinheiro para investir em uma faculdade (apesar de existirem as gratuitas). Porém, ele é complementar à faculdade, não significa que ao se formar em uma, você não precise fazer um curso específico para se aprofundar, afinal, conhecimento nunca é demais, não é mesmo?!

Hoje em dia nós temos inúmeras empresas que disponibilizam cursos e imersões nas mais diferentes áreas, inclusive na programação.

Empresas como Udemy, Alura, Rocketseat, School of Net e outras diversas oferecem cursos gratuitos e pagos (dependendo da empresa) para você aprender a programar. Isso é super bacana certo? Sim!

Eu mesmo já fiz muitos cursos da Udemy e indico bastante. Os cursos focados na linguagem te dão uma base prática, que a faculdade não lhe proporciona (por ser menos aprofundada).

O primeiro curso que você deve fazer independentemente da área que for atuar como pessoa desenvolvedora, é Lógica de Programação. Esse curso lhe dará o primeiro contato com o pensamento lógico, portanto é essencial.

Beleza, decidi por onde começar, e aí?

Bom, neste ponto é importante saber que a programação se divide, em termos gerais, em:

  • Front-end >> Referente à interface gráfica do projeto, onde o usuário irá interagir diretamente, seja app, site ou algum software de computador.
  • Back-end >> Referente a toda estrutura por trás do projeto, onde o usuário não "enxerga". Por exemplo, ao clicar no botão "Entrar" no Facebook, toda uma lógica é executada por trás para que o login aconteça.
  • Full-stack >> Esse é o perfil de quem trabalha tanto com front-end quanto back-end.

Então, pesquise mais afundo no youtube sobre esses três temas e descubra o que mais combina com o seu perfil/gosto.

O próximo passo é definir qual linguagem você gostaria de aprender (no próprio YouTube você encontra facilmente as linguagens dessas áreas) e iniciar os estudos!

Conclusão

Nem faculdade e nem os cursos vão lhe deixar pronto para o mercado de trabalho, assim como em outras áreas, você só aprende na própria experiência. E também essa área exige muito estudo e atualização, pois novas tecnologias/técnicas surgem todos os dias. Logo, quase todas as pessoas devs aprendem a ser autodidata.

Eu sei que hoje em dia poucas empresas perguntam se as pessoas candidatas possuem formação de 3º grau completo, mas eu ainda acredito que é muito importante ter uma e depois complementar com alguns cursos. Claro, lembrando sempre da realidade em que cada pessoa está inserida. E mesmo se você fizer cursos específicos e começar a trabalhar, programe-se para um dia fazer uma faculdade.

Após finalizar meu 2º grau, eu fiz Técnico em Informática pelo IFES (2 anos) e foi ali que descobri a programação (meu sonho era trabalhar com montagem e manutenção de computadores). Lá eu aprendi MUITO, até porque o ensino do IFES é sensacional e muito rígido (e bem prático por ser técnico). Depois, me graduei em Gestão da Tecnologia da Informação pela faculdade Novo Milênio (um curso tecnólogo onde teve duração de 2 anos e meio).

Os dois foram muito importantes para mim e me deram bases teóricas que carrego/aplico até hoje. Se eu tivesse apenas feito alguns cursos focados na linguagem, acredito que teria um déficit bem grande em determinados assuntos. E sim, eu tinha tempo para aprender, pois meus pais me sustentavam e eu não tinha necessidade de começar logo. Meu primeiro emprego foi após o IFES, aos 19 anos, em 2010.

Portanto, espero ter dado os meus 2 centavos de contribuição para você que está pensando em entrar na carreira dev. Torço para que atinja seus objetivos e aumente nossa comunidade! =)

--

--

Thainam Zorzal (Taru)

Programador há mais de 10 anos, apaixonado por tecnologias, motociclismo e música. A cada dia me desconstruindo um pouquinho. #SRN