Precisamos falar sobre a Teoria Kenobi [Spoiler Alert!]

No antigo universo expandido de Star Wars, que agora é denominado Legends, a General Leia e o scoundrel Han Solo têm um filho, Jacen Solo, que vai para o Lado Negro e se torna um Sith, Darth Caedus. Caedus é eventualmente morto pela sua irmã gêmea, Jaina Solo.

Me lembrei disso saindo do cinema no lançamento. Pra mim, era óbvio que a Rey seria uma Organa Solo.

Mas não é. Passados uns dois dias, essa hipótese desapareceu da minha cabeça. Embora o Kylo obviamente já conheça a Rey e ela tenha alguma importância para ele*, a indiferença que ambos Leia e Solo dispensam a ela derruba toda a teoria. Não existe nenhum sinal. Se a história seguir por este caminho, acho que não vai ficar natural, a não ser que haja uma explicação muito convincente. (*Ainda não li o novo cânon, mas aparentemente em um dos livros de TFA, o Kylo diz: ‘it IS you!’ quando a vê.)

Isso dito, caí na mesma lógica óbvia de todo mundo: ela é uma Skywalker. É uma teoria sem graça, admito, porque é justamente isso, óbvia. Ao mesmo tempo, é continuar a linhagem da saga. Não sei bem como me sentiria se a personagem fosse tão aleatória.

Agora, de verdade, não acredito que vá ser esse o desfecho. Não só porque é óbvio demais. E sim por uma coisa muito boba, mas que ficou na minha cabeça, de alguma forma: um tempo atrás, o Lucas, comentando sobre a treta com a Disney, disse que SA era pra ser um drama familiar. O que acaba dando um toque de que a Disney pode ter decidido tomar outros caminhos. Pode ser que eu só esteja especulando demais, mas encanei com isso. E aí veio um tapa.

Nos últimos dias, depois de passado o alvoroço inicial pós-lançamento, uma nova teoria se tornou popular: a de que ela seria descendente do Obi-wan Kenobi.

De primeira, eu achei desconcertante, mas sem muita razão. Achei que não sobreviveria. Mas, à medida em que a teoria vai ficando mais e mais popular, precisei dissecar um pouco mais. E gradualmente passei a aceitar melhor.

Preciso dizer, antes de mais nada, que não acredito em nenhuma das supostas pistas listadas no link acima. Acho tudo bobagem. Acredito que tudo isso tenha sido mera homenagem à primeira trilogia. ‘Ah, ela é descendente do Kenobi porque eles usam roupas parecidas’. Dude, really? Não me faça começar a dizer o quanto todo mundo do Lado da Luz se veste mal e todo mundo se veste igual porque aparentemente todo mundo saiu de um deserto e o mau gosto é um pressuposto Jedi.

Existem razões que eu acho mais interessantes, e a hipótese do sabre, listada no link, é uma delas. Outra é a seguinte:

O Kenobi morreu antes da Batalha de Yavin. A Rey nasceu 11 anos depois da Batalha de Endor, que aconteceu 4 anos depois da Batalha de Yavin. São 15 anos só aí. O que elimina a hipótese de ela ser filha.

Poderia ser neta. Ok. Mas Obi-Wan não tinha família. Fora de cogitação. O que pode ter acontecido seria um caso. Sempre achei que ele reagiu naturalmente demais ao fato da Padmé estar grávida do Luke. (Sim, eles eram próximos e era óbvio, mas um Jedi reagiria de uma outra forma, suponho.)

O que torna tudo mais complexo. Porque esse relacionamento teria gerado um/a filha/o que gerou outra filha. Essa neta poderia ter passado em branco. Até o Kylo Ren ser tentado. É bastante possível que ele tenha tido visões sobre ela e que tenha pressentido a ameaça. E a tenha caçado e abandonado em Jakku. Afinal, ele é pelo menos 10 anos mais velho do que ela, e por essa época já estaria indo para o Lado Negro.

Isso tornaria o plot bastante interessante. E, sinceramente, dá espaço para que ele acabe se apaixonando por ela, o que eu honestamente acho que vai acontecer. Porque tenho como certo que vai haver algum tipo de redenção, que ele vai para o Lado da Luz antes de morrer, como o avô, e esse seria o caminho. Além de ser o tributo perfeito a Anakin pela Disney.

[Deve haver muitos furos aí que não vi, então fiquem à vontade para apontá-los.]