Login único

Tatiana
3 min readNov 18, 2017

--

Com o aumento do número de sites e aplicativos que fornecem funções e informações exclusivas para usuários, as pessoas tiveram que criar logins e senhas na maioria deles para ter acesso a esses conteúdos. Seguindo esse padrão, os visitantes terminam com diversos logins e senhas diferentes que acabam por ser esquecidos ou confundidos entre si. Por esse motivo, muitas pessoas optam por utilizar os mesmos dados em contas diferentes, para favorecer a memorização; por outro lado, isso também facilita a invasão de informações da conta por terceiros, aumentando riscos para o usuário.

Alguns sites e aplicativos estão aproveitando que os visitantes já possuem contas em redes sociais para fazer o cadastro em suas páginas a partir deles, como explica o texto Login via rede social. Dessa forma, os usuários não precisam criar novas senhas e logins e, podem desfrutar desses conteúdos, sem associar uma conta a outra, apenas os seus dados de cadastro.

Essa funcionalidade facilitou a vida de quem prefere não ficar criando contas para ter acesso a sites restritos e, que tem dificuldade em memorizar essas informações. Seguindo esse padrão, muitos sites tornaram o processo de elaboração de senhas mais complexos, com letras, números e símbolos (alguns até exigem que existam letras maiúsculas e minúsculas). De mesmo modo, os sites mantêm o usuário conectado proporcionando maior comodidade para que ele faça o acesso quando quiser, sem ter que digitar a senha a cada vez. Por outro lado, essa praticidade pode fazer com que a pessoa fique mais vulnerável ao acesso de pessoas mal-intencionadas em suas contas, principalmente através de dispositivos móveis ou com a entrada de vírus em computadores e notebooks.

Esses comportamentos são consequência dos novos hábitos adquiridos pela população. É difícil encontrar pessoas que não passem a maior parte do tempo conectadas. E a tecnologia hoje em dia, faz parte de todas as profissões; umas mais, outras menos, mas todas se beneficiam de seu uso. Com tanta praticidade, se tornou necessário fazer parte desse meio. Mas quando essa participação sai do controle do usuário, se torna um vício difícil de se lidar, como explica o texto Dependência de redes sociais.

Um exemplo dessa tendência é o Gmail, um serviço gratuito de webmail criado pelo Google. Com apenas um e-mail é possível ter acesso a várias contas. Com o mesmo e-mail, o usuário pode ter acesso à uma conta no Youtube, no Drive, Google Fotos, entre outros.

Com esses procedimentos feitos diariamente, cada usuário possui pelo menos um perfil em diversas redes sociais e esse comportamento se tornou quase uma extensão para sua vida real.

--

--