10 dicas de maquiagem

Toda mulher em algum momento de sua vida irá usar maquiagem. Como tornar esse hábito um aliado nos cuidados da pele do rosto. Como conservar os produtos utilizados. Como removê-los adequadamente da pele

As mulheres adoram se maquiar e durante muito tempo houve uma grande crítica a este hábito. Felizmente isso se tornou algo comum e bem aceito em nosso meio. A verdade é que é possível e desejável aliar bons hábitos de cuidados com a pele do rosto à maquiagem do dia a dia.

Vamos às dicas:

1) Para um bom resultado, a pele deve estar bem hidratada e protegida dos raios solares. Há diversos produtos industrializados hoje em dia que são hidratantes, possuem antioxidantes e ainda oferecem uma boa proteção aos raios ultravioletas. Esses produtos podem ou não ter cor de base. No primeiro caso já podem ser a cobertura final da pele ou então funcionar como um “primer” para a base que será aplicada sobre eles. Em ambos os casos, a uniformização da pele é conseguida, levando a uma aparência mais saudável, ao mesmo tempo em que se hidrata e se protege a pele da face do sol.

2) A base deve ser escolhida de acordo com a qualidade da pele: peles muito oleosas se beneficiam de produtos com acabamento “matte” ou “sem brilho”. Já as peles muito secas se dão melhor com produtos de finalização luminosa, mais hidratantes e nutritivos. O brilho da base disfarça rugas finas e confere ao rosto um aspecto mais jovial. A base sem brilho é excelente para peles oleosas, pois esconde os poros muito dilatados, apesar de poder destacar alguns sulcos e linhas de expressão.

3) A cor deve ser sempre testada no próprio rosto e não nas mãos ou braços, pois há uma diferença considerável entre a tonalidade da pele do rosto e do corpo na maioria das pessoas.

4) Um produto é considerado hipoalergênico se, em sua formulação, contém substâncias que não costumam causar alergias.

5) Um produto é considerado não comedogênico se possui substâncias pouco oleosas que não costumam causar cravos e espinhas. Esses devem ser preferidos, pois a maioria dos cosméticos de boa procedência possui essas características.

6) A data de validade da sua maquiagem é outro fator que deve ser levado em consideração. Quase todos os cosméticos possuem um desenho embaixo de sua embalagem principal com um frasco e um número que indica, em meses, o tempo de duração ideal ou habitual daquele produto. Depois de um certo período de uso, a maquiagem perde suas propriedades iniciais e pode ser necessário se desfazer dela. Fique atenta a esses prazos de validade!

7) A maioria dos pinceis de melhor qualidade é de origem animal, mas existem marcas excelentes que possuem pinceis de pelos sintéticos também. A principal diferença entre eles é quanto ao tipo de produto que você pretende usar. Sombras, bases e corretivos líquidos devem ser aplicados, preferencialmente, com pinceis de cerdas sintéticas. O acabamento fica muito melhor. Por outro lado, para produtos em pó se recomenda o uso de pinceis de cerdas naturais.

8) Na hora de limpar seus pinceis, os de cerda natural, além de shampoo ou sabonete antisséptico, irão precisar de condicionador ou óleo de oliva. Já os sintéticos devem ser limpos apenas com o sabonete. Essa limpeza deve ser feita a cada 15 dias ou no mínimo mensalmente para quem utiliza os pinceis todos os dias. Há produtos próprios para limpeza ou você pode utilizar sabonetes antissépticos, como mencionamos acima. Sempre enxaguar em água corrente até sair toda a maquiagem dos pinceis, mas nunca deixe molhar a parte de dentro, para que a cola não seja eliminada e as cerdas se soltem. Os pinceis devem secar sobre uma toalha por 24 a 36 horas antes de serem utilizados novamente.

9) A maquiagem do rosto deve ser limpa antes de dormir sempre. É fundamental usar um demaquilante específico para a área dos olhos, principalmente se você utilizou máscara e lápis à prova.

10) Depois de limpar adequadamente o rosto você já pode aplicar o creme ou loção recomendada pelo seu dermatologista. Jamais aplique no rosto sujo: não vai funcionar direito e ainda há o risco de surgirem lesões que lembram espinhas. Essas são decorrentes da irritação dos poros da pele pelos componentes da maquiagem, que não foram adequadamente removidos e até por contaminação de produtos que estão sendo usados muito depois do vencimento.

Postado originalmente em http://dermatologiaesaude.com.br/10-dicas-de-maquiagem/

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.