Zootopia (2016)

#Disney101: Mulan e Zootopia

Assistindo aos filmes da Disney depois de adulta

Tati Lopatiuk

--

Eis as desvantagens de ser uma nerd de péssima memória: você tem curiosidade por tudo e em pouco tempo já não lembra de mais nada. No início da adolescência consumi todos os filmes e livros que podia e foi tanto que as histórias e detalhes se perderam com o tempo. Hoje em dia, não lembro nem se vi realmente essas coisas.

Conversando com um amigo aficionado por Disney, percebi que esse problema atingia também a minha experiência com a filmografia do estúdio: a maioria dos filmes deles ou eu não tinha visto ou não lembrava. Para corrigir essa situação (é sem dúvida uma grave falha de caráter não ser versada em animação), criamos eu e ele esse projeto onde periodicamente assistimos de uma vez a dois filmes da Disney: um mais antigo e um mais novo. Meu amigo, é claro, é apenas um guia ou guru, ele já assistiu tudo. Quem está aprendendo ou reaprendendo aqui sou eu, por isso resolvi trazer para cá as minhas impressões. Escrevendo eu gravo melhor na memória e dessa vez não esqueço. Eu acho.

Mulan (1998)

Começamos nosso projeto com Mulan, um filme de desenho que também é um musical. Eu não sabia absolutamente nada da história até assistir (esse eu nunca tinha visto mesmo) e me surpreendi com o tom feminista da trama. Meu amigo falou que foi mesmo um dos primeiros filmes da Disney com esse viés. De um modo geral é sobre uma moça que se finge de homem e vai para a guerra no lugar do pai. E foi baseado em uma história real! É legal porque a Mulan tem uns questionamentos de autoestima e põe na roda valores femininos que vão além da beleza. Ela é muito valente e destemida, porém tem lá suas inseguranças, o que a torna uma personagem bastante real.

Não posso deixar de mencionar a beleza dos cenários: as paisagens são em sua maioria aquareladas e parece que você está vendo um filme que se passa dentro de uma pintura. Muito bonito mesmo.

Uma coisa muito legal desse filme também é que tem o Eddie Murphy interpretando o personagem Mushu, esse dragãozinho vermelho da foto, o grande alívio cômico da história. Sinceramente, sempre achei que os filmes da Disney eram todos fábulas sérias sobre superação e valores, não sabia que podia rir largado como ri com Mulan. De modo que gostei bastante, tem muito a carinha dos filmes antigos da Disney (meu Deus, que horror se sentir assim, o filme é de 1998, sabe?) com lição de moral, humor e encantamento.

Zootopia (2016)

Nosso filme moderno da tarde foi Zootopia, uma animação que eu ainda não tinha visto também. Este filme teria tudo para me deixar desconfortável (não gosto da ideia de humanizar bichos os vestindo com roupinhas), mas é tão fofo que tudo acaba sendo perdoado. Conta a história da coelhinha Judy Hoops que sonha em ir para a cidade grande (Zootopia) e trabalhar como policial. No entanto, é complicado um bichinho pequeno se impor como defensor da lei e aí vem o mote do filme de que você precisa ter a coragem de tentar para poder realizar seus sonhos.

É daqueles filmes infantis com vários fan services para os adultos, com piadinhas, metáforas e referências maduras que deixam os 30+ se sentindo tranquilos em estar vendo animação. É muito interessante a tecnologia despendida para criar a cidade de Zootopia, pelo o que vi nos Extras foi uma engenharia tão grande que é quase um pecado a cidade não existir de verdade.

Fiquei bastante impressionada com a quantidade de reviravoltas nas história e até com a violência de uma ou duas cenas. Os bichinhos todos transbordam fofura e carisma e eu saí de lá querendo trocar meu avatar nas redes sociais por uma foto da coelhinha Hoops — e também descobri, maravilhada, que o Jason Bateman, de quem sou muito fã, faz a voz do protagonista masculino, a raposa Nick Wilde.

Gostei muito desse filme, até mais do que gostei de Mulan. No entanto, não é uma competição, então está tudo bem. Aproveitando que minha memória é péssima, acho que Zootopia é daqueles que merecem ser vistos e revistos várias vezes, para que se perceba todos os (lindos) detalhes da trama e dos cenários. Não sei quais são os próximos que meu amigo vai trazer para o nosso projeto, mas sei que, pessoalmente, esse volta para o final da fila.

Acompanhe meu projeto com minhas impressões sobre os filmes da Disney através da tag Disney101. Ajude a levar esse texto para mais pessoas clicando nas palmas ao final da página. Obrigada!

--

--