Sign in

Product Designer @ Nubank

Uma reflexão para designers sobre os aspectos humanos dos números.

Foto de uma parede em uma esquina com letreiros constando os números que identificam o local.
Foto de uma parede em uma esquina com letreiros constando os números que identificam o local.
Photo by Takehiro Tomiyama on Unsplash

Por que designers deveriam pensar sobre números?

Há muito tempo a matemática ajuda a humanidade a entender a vida com mais clareza e precisão. Hoje, nós designers, podemos compreender os comportamentos de usuários e aspectos de negócio para tomar decisões com o maior assertividade graças a existência dos números.

Naturalmente, designers buscam respostas claras e qualitativas no seu dia a dia. Buscamos entender quais são os problemas dos clientes, se as interfaces são claras, e como o usuário vai interagir com nossos produtos.

Na maioria das vezes não existe “O usuário” ou “O cliente”. Geralmente fazemos produtos para uma massa de pessoas…


Conheça a estrutura do time de Design da Conta Azul

Fui convidada para ser uma das representantes do time de design da Conta Azul junto com o João Paulo Villar (UX lead) e Victor Zanini (UX maneger) para contar como foi estruturado o nosso time, além dos desafios e oportunidades que temos no dia a dia.

Assista o vídeo no youtube no canal da Mergo User Experience.


Um bate papo descontraído sobre análise de dados, conceitos básicos de estatística e como essa ciência impacta no dia a dia de pessoas que trabalham com produtos digitais.

Participaram desta conversa Vanessa Rolim, líder técnica e cientista de dados, Ludmila Rocha, ux writer e eu, product designer na Conta Azul.

Veja o vídeo no canal do youtube da Conta Azul:

Publicamos algumas dicas de leituras, cursos e referências no site de design da Conta Azul.


Reflexões sobre o livro “Como mentir com estatísticas”, de Darrell Huff

Acitação acima foi dita por Benjamin Disraeli, político e ex-Primeiro Ministro britânico, muito antes dos computadores e o frenesi por big data existirem. Como designer atuando no ramo de tecnologia, sempre tive uma forte motivação em conhecer a fundo os métodos de obtenção e análise de dados para evitar viéses nos projetos que participo. A partir desse desejo, busquei diferentes referências e cheguei ao livro "Como mentir com estatísticas", do autor Darrell Huff. E aí… minha cabeça explodiu! 🤯

O livro que…


~~ O ultimo arquivo bem organizado que você viu… até aprender essas dicas. ~~

Este post é uma espécie de contribuição/continuação da série da Mayra Vendramim sobre como manter um Workflow saudável, abordando técnicas, teorias e dicas de como manter seu arquivo .sketch lindamente organizado. Não deixe de ler. ;)

Todos nós gostamos de encontrar os arquivos que trabalhamos muito bem organizados, nomeadinhos e bem agrupados mas, o que acontece na prática é que por pressa, e demandas “super urgentes” alguns designers abrem mão da organização pela praticidade e eficiência.

Depois de um tempo ouvindo uma certa reclamação dos meus pares, percebi que precisava tomar uma atitude e f̷a̷z̷e̷r̷ u̷m̷ p̷a̷c̷t̷o̷ c̷o̷m̷ d̷i̷a̷b̷o̷ manter…

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store