o som primordial

Howard Jones tem uma canção de que gosto muito, Hide and Seek, que diz:

There was a time when there was nothing at all
Nothing at all, just a distant hum

(houve um tempo em que não havia nada
nada mesmo, apenas um zunido distante)

Jones, budista, nessa canção se refere ao Om, o som primordial, o som do universo. o som que já existia quando nada ainda existia.

nas últimas semanas você deve ter visto o vídeo do pai que acalma o choro de seu bebê entoando o Om:

no geral, toda aula de yoga começa com um Om. o Om harmoniza as energias das pessoas e as coloca numa mesma vibração para fazerem a aula realmente juntas.

um Om é entoado antes de se iniciar qualquer mantra, para fazer nossa conexão com o Divino. Om é o corpo sonoro do Absoluto.

nos Upanishads, as escrituras sagradas do Yoga, há muitas referências ao Om. há um Upanishad todo dedicado somente a ele (Mandukya Upanishad).

“O Om é o mundo inteiro. O passado, o presente, o futuro: tudo é o mantra Om.”

o Om é composto por 3 letras, em sânscrito. a Trimutri, as 3 deidades mantenedoras do mundo. os 3 estados de consciência:

A = Brahma — vigília

U = Shiva — sono

M = Vishnu — sonho

diz-se que o Amém derivou do Aum, do Om.

na Gita, Krishna diz a Arjuna:

“Eu sou o pai deste universo, a mãe, o suporte e o avô. Sou o objeto do conhecimento, o purificador e a sílaba Om.”

e diz-se que os Rishis, os sábios videntes do antigo continente índico, ouviram esse som, Om, em meditação e assim passaram adiante o Om.

já ouviu os sons que a Nasa gravou no espaço? tem horas que o Om fica tão evidente que dá pra sentir o corpo vibrando junto.

e como entoar o Om, então? inspire fundo, mas sem tensão. e diga algo como aóm. não é um ô fechado, mas não é um ó muito aberto. algo entre um a e um ó. o som vibra no fundo do céu da boca, no palato mole. experimente alongar o ó. depois, experimente alongar o m. o m é de lábios fechados, a vibração é sentida dentro da cabeça.

mas não tem jeito certo nem errado de entoar o Om se isso é feito de coração aberto e vibrando amor.

om.