motivos para sofrer
no YogaSutra de Patanjali, ele descreve os 5 sofrimentos, ou doenças, que seriam a causa de todo e qualquer sofrimento e doença, os 5 Kleshas.
Avidya, ignorância. a ignorância é nosso estado natural quando não buscamos o caminho da iluminação e é, também, a causa principal dos outros 4 kleshas. por ignorância, acreditamos na permanência, quando tudo é impermanente. confundimos dor e prazer. acreditamos ser este corpo. meu corpo, minha casa, meu trabalho. nada disso é “meu” porque o “eu” só existe no todo.
Asmita, ego. individualismo, “eu sou”, meu mundo, meu umbigo, meu qualquer coisa, a divisão entre “meu” e “não-meu”. como eu me defino? com o ego. quando digo que sou esquentada, carente, inteligente, sou tradutora, sou mãe, sou alta, sou morena: tudo o ego. e o ego adora estar no controle.
Râga, apego. nos apegamos a pessoas, lugares, coisas, julgamentos do ego, rótulos, situações. nos apegamos que consideramos bom, prazeroso, feliz. nossa ignorância e nosso ego nos fazem sempre buscar a felicidade, mas uma felicidade que está atrelada ao nosso parceiro, filho, trabalho, pais, casa. “quando eu conseguir ter X, serei feliz, poderei descansar”. essa busca, esse apego, causa sofrimento.
Dvesha, aversão. rejeitamos dores, rejeitamos o que consideramos mau, ruim, triste. quando nos damos conta de que o que buscamos por Râga não nos deixa plenos, rejeitamos outros desejos por medo da decepção. aversão a mudança, aversão a tentar algo diferente, aversão ao que o ego julga diferente.
Abhinivesha, apego à vida/medo da morte. como aceitar a morte se estou apegado a tanta coisa, evitando tantas outras, me julgando o tempo todo?
e como fugir essas 5 causas do sofrimento? autoconhecimento e meditação. Patanjali diz que a presença no agora e a prática meditativa nos livram de apego e aversão, neutralizam o ego. quando olhamos para a luz, a ignorância, que vive na sombra, não sobrevive. e, sem esses 4 kleshas, não há porque temer a morte.
