Evolução do armazenamento móvel

Ademar Júnior
6 min readApr 18, 2019

--

Evolução das tecnologias em forma de cartoon.

Bom Hoje em dia e normal você levar consigo um Pen drive com fotos, músicas e arquivos necessários no nosso dia a dia, e como termos espaço, e às vezes até de sobra, nesses dispositivos podemos simplesmente utilizar um Pen drive de 64Gb que atende com sobra a grande maioria dos usuários; e se você for um fotógrafo, editor de vídeos ou artes em 3d, um Pen drive de 128Gb ou um HD externo de… , se segura na cadeira, 3 Terabytes vão te ajudar bastante, não é mesmo ?

Mas a pergunta mais legal e, isso tudo seria possível a 10 anos atrás e a 20, 50 anos ? Como que as pessoas guardavam e trasportavam seus arquivos, textos e programas ? E o mais interessante, imagine você, sim você mesmo tentando explicar para alguém de 1971 que a foto do seu smartphone, com tamanho de mais ou menos 1.6 MB ocuparia cerca de 20 disquetes de 8 polegadas, tecnologia de ponta da época, cujo sua capacidade era de 80 KB, e ai consegue imaginar a expressão facial da pessoa ?

Agora que você esta familiarizado com o perrengue que nossos amigos do passado passavam, continue nesses artigo que vamos ter varias métricas legais para podermos ter uma pequena noção de como a tecnologia de armazenamento portátil evoluiu e nos trouxe ate aqui, onde desperdiçamos espaços com memes de passarinho.

Meme de passarinho

Fita cassete

A fita cassete, oficialmente lancada em 1963 foi vastamente utilizada para armazenamento de áudio, podia armazenar ate no máximo 180 minutos de áudio com as fitas C-180 (o que não foi muito utilizada pois estava trazia diversos problemas, como o enroscamento da fita ao cabeçote do toca fitas), a mais utilizada pelo mundo a fora foi a C-60 que armazenava 60 minutos de áudio, as fitas precursoras não tinha uma qualidade muito alta, mais com o advento de algumas tecnologias como novas camadas magnéticas o áudio melhorou tremendamente. A fita cassete foi destronada do seu longo reinado pelos CDs por volta de 1990.

Pen drives vendo os seus avos, os disquetes.

Disquete

Nosso precursor, o vovô do pendrive teve seu lançamento ao publico em 1971, o disquete de 8 polegadas foi o precursor do armazenamento e evoluiu ate 1993 com o disquete de 3 ½ polegadas EDS, e saiu de 80 KB em 1971 para incríveis 5,76 MB em 1993. A tecnologia era solida e teve um ótimo grau de evolução reconhecendo o limite dos materiais.

ZipDrive

Um intermediário entre os disquetes e os CDs fora lançado em 1994, ele possuía o tamanho e o formato de um disquete de 3 ½, mais era muito mais robusto, possui inicialmente 100 MB de armazenamento, embora isso foi maximizado para ate 750 MB, mas não popularizou como seu antecessor e posterior.

CD

O CD, mesmo com os disquetes sendo produzidos ate 1993 uma tecnologia emergente se destacou o compact disc, nosso famoso CD, com seu espaço de armazenamento muito superior ao disquete ele ganhou fama rapidamente, e com sua confiabilidade em armazenar os dados os disquetes começaram a perder espaço de mercado.

Bom logo depois do lançamento do CD e que o boom de armazenamento móvel começou, pois daqui pra frente começamos com medidas astronômicas se compararmos com os disquetes.

DVD

O DVD, lançado ao publico em 1995, 3 anos após o CD e saltamos de 700 MB para 4,7 GB no DVD de uma camada e ate 8,5 GB no DVD de duas camadas. A evolução foi astronômica, agora podíamos gravar filmes com alta qualidade de áudio e video, armazenar milhares de fotos e arquivos diversos.

Na foto a comparação de um pen drive de 128GB com 132MB de disquetes.

Pendrive

O pendrive, 3 anos após o nosso DVD entramos na era da memoria flash, com os pendrives que eram versáteis e poderíamos adicionar e remover arquivos quantas vezes quiséssemos de uma maneira bem fácil e pratica, isso não era possível com os CDs e DVDs, já com os CDs e DVDs (que era possível regravar) você ate podia fazer isso algumas vezes, mais depois de poucas regravações os dados começavam a perder a coerência, e você tinha que descartar e adquirir outra mídia. Mas nem tudo eram flores, pois os pendrives começaram com apenas 8MB de espaço para armazenamento, mais isso mudou de acordo com o tempo.

Blu-ray

O Blu-ray, se compararmos com as tecnologias que estamos discutindo, essa e a mais nova, lançado ao publico em 2002, a evolução dos discos a laser chegou ao pico, o Blu-Ray foi lançado com 25 GB de armazenamento, isso com os discos mais “convencionais” mais esse espaço podia ser maior com ate 200GB de armazenamento. Com esse armazenamento bruto poderíamos gravar filmes ainda maiores, com qualidade estupendas de imagem, e também jogos de videogames com seus 40 GB de tamanho.

Gráfico com a comparação das tecnologias supracitadas.

Gráfico com a comparação das tecnologias de armazenamento móvel.

Curiosidades

E antes de finalizarmos, vamos voltar ao pendrive nosso queridinho da lista, ele começou com seus pequenos 8MB de armazenamento, mais isso veio evoluindo e muito, hoje em dia temos pendrives de diversos tamanhos, com 8GB, 16GB, 32Gb e por ai vai, porque voltamos com o pendrive, pois este post não estaria completo sem o lançamento do monstro da Kingston em 2017 chegamos ao pendrive de 2TB, sim isso mesmo, com o advento desse tamanho colossal de armazenamento podemos gravar praticamente qualquer coisa.

Agora se segura na cadeira ai mais uma vez, porque se comparamos um pendrive de 2TB com os primeiros disquetes, acontece isso. 1 pendrive de 2TB equivale a 26.843.545,6 disquetes de 8 polegadas e se assumirmos espessura de 8 milímetros de cada um desses disquetes, eles ocupariam nada mais nada menos que uma pilha de 2,147,483 quilômetros de altura, daria para você ir a lua mais de 5 vezes. Ou dar incríveis 168,535 voltas ao redor da terra.

Meme mind blowing

E ai leitor, imaginava isso ? Tenho certeza que duvida de minha nobreza, não é mesmo ? Faca os cálculos em casa e veja por si mesmo :)

Para transformar de tera para Kilobytes basta multiplicar: 2TB * 1024 * 1024 *1024 = 2.147.483.648 KB, massa não é mesmo ?

Agora que temos o tamanho em Kilobytes, vamos dividir pelo tamanho dos disquetes (80KB), assim teremos a quantidade dos disquetes, fica assim: 2.147.483.648 / 80 = 26.843.545,6. Agora que temos o total de disquetes, vamos multiplicar pela sua altura em metros, que e de 0.008 metros (8 milímetros). 26.843.545,6 * 0.008 = 214.748.3648, Uau e a palavra, não é mesmo ? Reduzindo de metros para Km fica em 2.147.483 este e o tamanho da pilha em Quilômetros :)

Agora só terminar a baguncinha, para descobrir a quantidade de voltas na terra basta dividir pela diâmetro da terra que e 12.742 Km. Fica assim: 2.147.483 / 12.742 = 168.535 aproximadamente. e ate a lua basta fazer o mesmo só que com a distancia dela para terra que e de 384.400, mas essa eu deixo com você.

Meme de joinha.

--

--