Thiago Rondon é um dos diretores do IT&E. Foto: Conferência Web.br.

No dia 24 de agosto de 2020, Thiago Rondon, fundador e codiretor do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e CEO do AppCívico, foi convidado pelo Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ocupar o cargo inédito de “Coordenador Digital de Combate à Desinformação”.

Durante três meses, Thiago coordenará uma equipe de servidores da área de Tecnologia e Comunicação com a missão de proteger a credibilidade e a integridade da Justiça Eleitoral e do Processo Eleitoral.

Para fazer frente a esse grande desafio e fortalecer um ambiente mais ágil e colaborativo no âmbito da Justiça Eleitoral nas…


Uma pessoa com máscara está na frente de um laptop, com as mãos no teclado, em um ambiente escuro.

Por Ariel Kogan, Marcio Vasconcelos e Thiago Rondon*

Com a pandemia causada pela Covid-19, tal como muitas outras organizações, nós, do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), precisamos inovar e redesenhar várias das nossas ações. Acreditamos que é importante compartilhar como tem sido esse processo ao longo das últimas semanas.

Desde 2018, o nosso foco tem sido o combate à desinformação, desde o lançamento da Pesquisa pesquisa “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia” e o White Paper “Recomendações Sistêmicas para Combater a Desinformação nas Eleições do Brasil”

A partir desse trabalho, desenvolvemos, em parceria com o MCCE e com a…


Diversas imagens de homens e mulheres em seus respectivos retângulos e em formato de mosaico em ambiente do Google Meet.
Mosaico com visão geral dos participantes e debatedores do Democracia Digital — Edição Sergipe. Imagem: Reprodução.

No dia 14/05, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), em parceria com a Agência Lupa, realizaram o segundo talk show online e gratuito da série de encontros que serão realizados ao longo deste ano pelo programa Democracia Digital. O primeiro aconteceu no dia 11/05, com representantes do TRE-BA e da OAB-BA.

A edição contou com a presença de especialistas, representantes do TRE-SE e da OAB-SE e mediação da âncora da CBN Petria Chaves. …


Diversas imagens de homens e mulheres em seus respectivos retângulos e em formato de mosaico em ambiente do Google Meet.
Mosaico com visão geral dos participantes e debatedores do programa Democracia Digital — Edição Bahia. Imagem: Reprodução.

Em meio à pandemia, no dia 11/05, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), em parceria com a Agência Lupa, realizaram o primeiro talk show online e gratuito da série de encontros que serão realizados ao longo deste ano pelo programa Democracia Digital.

A edição contou com a presença de especialistas, representantes do TRE-BA e da OAB-BA e mediação da âncora da CBN Petria Chaves. Realizado via plataforma Google Meet, houve bastante interação dos mais de setenta participantes com os debatedores em tempo real no chat.

O objetivo da série de talk…


Equipe do Programa Democracia Digital em Porto Velho (RO). Foto: Programa Democracia Digital.

Há dois anos, nós, Ariel Kogan, Marcio Vasconcelos e Thiago Rondon, decidimos criar o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E). Tem sido uma bela experiência com bons resultados e gostaríamos de compartilhar algumas ações e aprendizados.

Entre os destaques, fizemos umas das principais pesquisas no Brasil e na América Latina sobre Desinformação e Tecnologia em contexto eleitoral e um White Paper — produto dessa pesquisa. Em 2019, como um dos grandes focos do nosso trabalho, iniciamos o Programa Democracia Digital.

Tivemos oportunidade de apresentar este trabalho para diversos atores, como a justiça eleitoral, grandes plataformas de tecnologia, agências de notícias, workshops…


Especialistas durante o debate “Prototipar soluções web contra o linchamento virtual” em São Paulo. Da esquerda para a direita: Petria Chaves, jornalista; Diego Escosteguy, diretor-geral e fundador do Vortex Media; Rodrigo Esteves de Lima-Lopes, professor UNICAMP, e Thiago Rondon, codiretor do IT&E e fundador do AppCívico. Imagem: Reprodução vídeo.

O ódio no ambiente virtual tem impactado muito as nossas relações e também a maneira que nós nos informamos. Esse tema traz algumas reflexões e preocupações, como: “Quais são as consequências no mundo físico desse processo de desinformação acelerado pela tecnologia? Diversos linchamentos virtuais já viraram linchamentos físicos. De que forma isso pode ser amplificado na rede? O que poderia ser feito para evitar ou diminuir o impacto?”.

Para Ariel Kogan, codiretor do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), a sociedade pode alertar, se preocupar e, principalmente, construir propostas e planos de emergência para lidar com essa nova realidade.

Em busca…


Construir uma grande articulação e mobilização nacional para combater a desinformação é o grande objetivo do programa Democracia Digital — Eleições 2020. A ideia é alcançar Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos para conscientizar, educar e combater os processos de desinformação em massa nas eleições municipais de 2020.

A atuação do Democracia Digital — Eleições 2020 será nas capitais dos 26 estados e também no Distrito Federal. A primeira atividade da iniciativa aconteceu em agosto deste ano em Porto Velho (RO). …


O programa Democracia Digital — Eleições 2020 continua suas atividades de capacitação em defesa de informações de qualidade no período eleitoral e agora chegou a vez do estado do Pará na região Norte. A proposta é construir uma grande articulação e mobilização entre Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos para conscientizar, educar e combater os processos de desinformação em massa nas eleições municipais de 2020.

A segunda edição do Democracia Digital acontecerá na sexta-feira, dia 20 de setembro, na sede da OAB-PA…


Diretor do IT&E participa de Mesa Global da Fundação BMW

Ariel Kogan, codiretor do IT&E, durante sua participação no encontro BMW Foundation Global Table “Building the Code for Resilient Societies” em Marselha na França. Foto: Marc Beckmann / BMW Foundation Herbert Quandt.

Entre os dias 13 e 16 de junho, Ariel Kogan, um dos diretores do IT&E, participou do BMW Foundation Global Table “Building the Code for Resilient Societies” (“Construindo o Código para Sociedades Resilientes”, tradução livre), em Marselha — França.

A Mesa Global da Fundação BMW teve o objetivo de criar um espaço para os líderes se reunirem e refletirem sobre seus respectivos papéis na formação da digitalização, sem reproduzir estruturas elitistas e a serviço de todos, para uma sociedade mais resiliente.

“É muito valioso poder trocar ideias e conhecimentos com…


Ellen Aquino, pesquisadora do IT&E, no palco do Festival Path. Descrição da imagem: Ellen Aquino está em pé, falando ao microfone, em cima de um palco. Ao fundo, há um banner com o texto: “UOL TAB apresenta Festival Path 2019”. Ao lado, há um telão com o “Mapa do Sistema de Propaganda Eleitoral na Internet nas Eleições de 2018 no Brasil”.

No sábado (1º de junho), estivemos no Festival Path, em São Paulo (SP), para apresentar a palestra “O poder da internet no voto”. O evento é um festival de inovação e criatividade que promove encontros inspiradores entre a comunidade criativa.

Ellen Aquino, pesquisadora do IT&E, apresentou um panorama que contextualizou cenários da atualidade. Alguns assuntos que ela abordou: a desmaterialização e imaterialidade, ciberguerras, guerras híbridas, o poder das multidões ativas na internet. Além disso, falou como os fenômenos da desinformação e o radicalismo estão presentes em nossa relação com a tecnologia.

A partir desse contexto, ela apresentou o Mapa do…

Instituto Tecnologia & Equidade

Alcançar a equidade com o uso ético da tecnologia

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store