Pesquisadora aponta caminhos para combater a desinformação na era da internet

Instituto Tecnologia & Equidade
2 min readJun 7, 2019

--

Ellen Aquino, pesquisadora do IT&E, no palco do Festival Path. Descrição da imagem: Ellen Aquino está em pé, falando ao microfone, em cima de um palco. Ao fundo, há um banner com o texto: “UOL TAB apresenta Festival Path 2019”. Ao lado, há um telão com o “Mapa do Sistema de Propaganda Eleitoral na Internet nas Eleições de 2018 no Brasil”.

No sábado (1º de junho), estivemos no Festival Path, em São Paulo (SP), para apresentar a palestra “O poder da internet no voto”. O evento é um festival de inovação e criatividade que promove encontros inspiradores entre a comunidade criativa.

Ellen Aquino, pesquisadora do IT&E, apresentou um panorama que contextualizou cenários da atualidade. Alguns assuntos que ela abordou: a desmaterialização e imaterialidade, ciberguerras, guerras híbridas, o poder das multidões ativas na internet. Além disso, falou como os fenômenos da desinformação e o radicalismo estão presentes em nossa relação com a tecnologia.

A partir desse contexto, ela apresentou o Mapa do Sistema da Propaganda Eleitoral da Internet no Brasil, realizado pelo IT&E, como demonstração do ecossistema presente na internet que se constrói como status quo das relações que podem interagir com nossa formação e compartilhamento de informações que constroem nossas intenções de voto. A pesquisadora ainda apresentou uma prévia do novo mapa que está sendo desenvolvido pelo Instituto Tecnologia e Equidade, considerando o período pós-eleições.

“O voto é a maior ferramenta de participação popular dentro de um processo democrático. Em um mundo moderno e tecnológico, a tomada de decisão do sufrágio tem ganhado um ecossistema imaterial permeado de fenômenos que potencializam os usos das redes sociais para participação pública, e para a informação”, diz.

Segundo Ellen, vivemos um momento onde se constrói uma inteligência coletiva conectada. “Entender como esse ecossistema se cria, se transforma, se reconfigura, e o que o afeta é importante para que venhamos garantir que a tecnologia se torne ferramenta de participação pública por meio de um diálogo de ética, equidade e democracia”, destaca.

Após a palestra, Ellen ainda participou do TabTalk ao lado de Lígia Gonçalves, CEO da Brain Squad, na busca de construir um diálogo sobre como o ser humano toma as decisões da vida pessoal, política e econômica.

Descrição de imagem: Ellen Aquino está em pé, falando ao microfone, no palco para um público de dezenas de pessoas em uma sala. Ao fundo, há dois telões que mostram materiais do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E). Foto: Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) / Elza Maria Albuquerque.

--

--